sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Após Quase 1 Ano, MPF Apresenta Denúncia Contra os Responsáveis da Tragédia de Mariana

A tragédia de Mariana está completando quase 1 ano. O acidente que aconteceu no dia 5 de novembro de 2015 provocou a devastação do Distrito de Bento Rodrigues e um desastre ambiental sem precedentes que atingiu Minas Gerais e Espírito Santo, matando 19 pessoas.

Ontem o Ministério Público Federal de Minas Gerais denunciou 22 pessoas e 4 empresas como responsáveis pelo rompimento da Barragem de Fundão.

São 2 denúncias - uma por crime ambiental e outra por crimes do Código Penal. Os denunciados responderão pelos crimes de Homicídio, Lesão Corporal Grave, Inundação e Desmoronamento, Poluição Qualificada e Crimes Contra a Fauna e a Flora.

As empresas denunciadas são a Samarco, Vale, BHP Biliton e a VOGBR. A empresa VOGBR e o seu responsável o engenheiro Samuel Santana Paes Loures estão sendo acusados pelo fato de terem emitido laudo ambiental falso que atestava que a barragem era segura. 


Segundo os procuradores federais José Adércio Sampaio e Eduardo Santos Oliveira "A ganância desmedida das empresas por lucro foi o que levou aos homicídios". De acordo com eles já haviam sido identificados problemas estruturais na barragem de Fundão nos anos de 2009, 2011 e 2012. 



Entre as pessoas físicas denunciadas estão o Presidente da Samarco à época Ricardo Vescovi, 11 integrantes do Conselho de Administração da Samarco além de 5 representantes da Vale e da BHP Biliton, empresas controladoras da Samarco.

Nenhum comentário: