sexta-feira, 4 de julho de 2014

Ensinando Futebol Para Jornalistas e Torcedores

Felipão acerta em colocar Paulinho como titular na seleção. Ele corrige o erro de ter tirado Paulinho. 

O problema do Brasil não é Paulinho, mas sim a maneira que Felipão está colocando o Brasil para jogar. Hulk e Oscar não podem ficar marcado laterais adversários. Daniel Alves e Marcelo estão sem função. Com Hulk e Oscar marcando os laterais, o meio fica enfraquecido e os laterais brasileiros perdem a função em campo. 

Vão fazer o que se Hulk vem até a defesa marcando o lateral? Nenhum seleção vai jogar com três atacantes contra o Brasil para justificar que um atacante tenha que acompanhar o lateral adversário. Se Hulk acompanha o lateral, o que vai fazer Daniel Alves? Marcar um atacante? Thiago Silva, David Luiz e Marcelo ficam sem função se ele fizer isso, pois todas as seleção tem no máximo dois atacantes e o Brasil ficaria com 4 jogadores para marca dois.

O Brasil perde poder de marcação na saída de bola adversária e poder de criação com Hulk e Oscar jogando abertos e marcando os laterais. Com Hulk e Oscar abertos,   Neymar que vira presa fácil de ser marcado porque não tem a seu lado ninguém para dividir a atenção e chamar a marcação adversária.

 Para corrigir esse problema Felipão tem que colocar Daniel Alves e Marcelo para marcarem os laterais adversários. lateral batendo com lateral. Pela qualidade deles, devem levar vantagem sobre seus oponentes e empurrar os laterais adversários para defesa.

Hulk e Oscar com isso podem fechar pelo meio, ajudando Neymar que terá  mais liberdade para se aproximar de Fred.

Fred com isso deixará de ser boi de piranhas e pode render mais. O Brasil passaria a ter mais posse de bola e poder de marcar sobre pressão a saída de bola adversária. 

Fernadinho fica como primeiro volante e Paulinho o segundo. Os dois vão se revezar na coberturas dos laterais e nas subidas ao ataque.

Isso é o básico do futebol, mas que infelizmente nosso técnico não sabe fazer. 

Como sempre digo, 90% dos jornalistas não sabe nada sobre futebol e 99% dos torcedores sabem menos ainda, mais 100% de jornalistas e torcedores acham que sabem tudo. 

Entenderam?

Nenhum comentário: