sexta-feira, 11 de abril de 2014

A Pedido do PMDB, PTN e PRTB, Justiça Censura Matéria no Portal da Rádio 730 de Goiânia


Advogado Kowalsky , Samuel Belchior e
Francisco Gedda (Fotos: Reprodução)
Atendendo pedido do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido Nacional Trabalhista (PTN) e Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e do advogado Kolwasky do Carmo Costa Ribeiro, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, em ação assinada pelo juiz, Luciano Mtanios Hanna determina que o Portal 730 retire do ar matéria jornalística onde o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Egetop), Jayme Ríncon, diz que a população aprova a gestão do atual governo de Goiás.

Com o título “Presidente da Agetop diz que avaliação do governo estadual pela população já é positiva”, a matéria foi publicada no dia 13 de fevereiro, quando Ríncon concedeu entrevista, ao vivo, à Rádio e Portal 730 e avaliou o desempenho da gestão do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).


Justiça atende pedido de partidos políticos e determina retirada de matéria jornalística do Portal 730
Os representantes da ação alegam que no dia 13 de fevereiro, o presidente da Agetop, Jayme Ríncon, em horário de trabalho, concedeu entrevista sobre política, no horário em que deveria estar trabalhando, ao Portal e Rádio 730 AM, que resultou na seguinte matéria “Presidente da Agetop diz que avaliação do governo estadual pela população já é positiva”.



O advogado e os partidos que fizeram a denúncia ainda ressaltaram que o presidente da Agetop teria, naquela data, feito propaganda do governo e divulgado pesquisa sem registro.

“Nós temos feito, como o mesmo intuito, pesquisas mensais em todo o Estado, e a curva, ela é ascendente, e felizmente nós não tivemos um salto muito grande de 10,15 por cento, porque isso você poderia ser fruto de uma ação específica e momentânea. O crescimento, ele vêm entre 3, 4 por cento desde julho do ano passado. Então hoje nós já temos a aprovação positiva em relação ao governo quando você coloca aprova/desaprova está dando 57 a 49. Quer dizer, já rompemos a barreira dos 50 por cento”, disse Ríncon.

Na decisão, o magistrado determina que o “Portal 730 retire a matéria jornalística que dá vazão à pesquisa eleitoral sem registro na afirmação do representado, Jayme Eduardo Ríncon. E ainda que os mesmos se abstenham da prática de divulgação de pesquisa eleitoral sem registro”
A decisão é executável independente de seu trânsito em julgado. Caso seja descumprida cada um dos representados e o Portal 730 terão que pagar multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais)


Presidente do PRTB questiona as afirmações de Ríncon 
Procurado pela reportagem do Portal 730, o presidente regional do PTRB, Denes Pereira, disse que a Ação não é contra o veículo de comunicação e sim contra o presidente da Agetop. Sobre as afirmações de Jayme Ríncon, o presidente do partido disse que “ele não tem como provar o que disse à Rádio e Portal 730”,explicou.

O deputado e presidente estadual do PTN, Francisco Gedda, não soube precisar se autorizou o advogado a mover Ação em nome de seu partido. “Eu não sei se autorizei isso aí. É muito coisa no dia a dia, preciso vê melhor e amanhã a gente conversa”. Gedda ainda reconhece que o tipo de representação feita precisa do aval dos partidos mencionados. “Isso é uma coisa séria que precisa, inclusive, de autorização pro escrito. Não estou lembrado se autorizei ou não isso”, destacou.

Fonte: Portal da Rádio 730

Nenhum comentário: