domingo, 20 de maio de 2012

Internacional 2 x 0 Coritiba: Damião e Dagoberto Fazem a Diferença


O Internacional estreou com o pé direito no Brasileirão 2012. Jogando em casa, o Colorado venceu o Coritiba por 2 a 0 na tarde deste domingo (20/05). Os gols foram marcados por Leandro Damião e Dagoberto.
Primeiro tempo de golaços
Sem Sandro Silva, Kléber e D´Alessandro, recuperando-se de lesão, o Inter começou com Fabrício na lateral, Elton e Dátolo no meio-campo. O primeiro tempo colorado foi de mais posse de bola e proposta ofensiva, enquanto o Coritiba permaneceu atrás, buscando o contra-ataque, mesmo depois dos gols do Inter. O Inter chegou ao 2 a 0 com dois golaços marcados pelos atacantes Damião e Dagoberto.


A primeira chegada forte do Inter surgiu aos 4min. Damião recebeu na área, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Dagoberto, que não alcançou por pouco. Na sobra, Elton chutou na zaga e a bola foi pra escanteio.

Damião abre o placar
O gol de abertura da partida surgiu em uma jogada individual do centroavante Leandro Damião. Aos 9min, recebeu na intermediária, ganhou de um zagueiro na raça, deu uma meia-lua no segundo zagueiro, entrou na área e acertou um chutaço no ângulo. E assim Damião marcou o seu primeiro gol no Brasileirão 2012.


O Coritiba respondeu com contra-ataque em alta velocidade aos 14min, quando Renan Oliveira recebeu na entrada da área e concluiu de pé direito, perdendo grande chance.
O Inter tinha mais posse de bola, explorando a movimentação do trio Dátolo, Dagoberto e Oscar, mas tinha dificuldades de furar o bloqueio defensivo do time paranaense, que se fechava com muitos jogadores do meio para trás. Dessa forma, a equipe não conseguia entrar na área.


Dagoberto marcou o segundo gol da partida

Mais uma pintura de gol

Apesar da dificuldade em penetrar na área, o Inter insistia no toque de bola e na movimentação. E deu certo aos 37 min em mais um lindo gol. Dátolo e Dagoberto começaram uma tabela fora da área, até que Dagoberto achou Damião dentro da área. O centroavante protegeu a bola de costas para o gol e rolou na medida para o próprio Dagoberto, que entrou em velocidade e chutou rasteiro no canto. Um belo gol coletivo e a vantagem ampliada no Beira-Rio.

Aos 39min, Everton Costa recebeu livre na área e marcou o gol, mas o juiz anulou por impedimento corretamente. Foi o último lance importante da primeira etapa. E assim o Inter foi para o vestiário aplaudido pela torcida no Gigante.
Mudanças paranaenses no vestiário

Com a desvantagem, o time paranaense fez duas mudanças no intervalo e projetou o time para frente. Saíram William e Anderson Aquino e entraram Sérgio Manoel e Everton Ribeiro. Com as modificações, o Coritiba se lançou para o ataque, mas foi o Inter que quase ampliou em várias oportunidades na segunda etapa, aproveitando-se dos esaços concedidos para o conrta-ataque.



Colorado de Nei somou os primeiros 3 pontos no Brasileirão

Inter cria chances
Aos 7min, Oscar tocou em Damião, que ganhou na velocidade e na raça de Demerson, chegou antes do goleiro, e desviou de carrinho. A bola passou pelo goleiro e saiu ao lado do gol por pouco.


Em dois contra-ataques, aos 14min e aos 16min, o Inter quase ampliou. No primeiro, Dátolo avançou pelo meio e tocou em Oscar. O meia chutou forte e rasteiro ao lado do gol, de fora da área. Em seguoda, Dagoberto recebeu de Oscar e concluiu da entrada da área para defesa de Vanderlei.
Aos 19min, Lincoln entrou a dribles na área e bateu de pé esquerdo para boa defesa de Muriel para escanteio. Foi a única intervenção importante do goleiro colorado em toda a partida. Se conseguir descontar, o Coritiba foi ainda mais pra frente aos 23min, quando colocou o centroavante Marcel no lugar do meia Renan Oliveira. No Inter, João Paulo entrou na vaga de Dátolo, seis minutos mais tarde.
Quase o terceiro

O Inter criava oportunidades e por pouco não ampliava. Aos 32min, Dagoberto, de boa atuação, deu lindo passe para Elton, que entrou na área, driblou o goleiro, mas ficou um pouco sem ângulo. Tentou ainda a conclusão, mas a bola foi pra fora. Aos 38min, João Paulo cobrou escanteio com muito veneno e quase marcou um gol olímpico, não fosse a boa defesa de Vanderlei. Um minuto depois, Oscar deu lindo passe para Damião, na área, o centroavante girou e acertou uma bomba no travessão.

No final, João Paulo ainda teve de ser substituído por Bolatti, depois de receber entrada forte. Nada que impedisse a primeira vitória colorada no campeonato.
Vozes coloradas

"A nossa mentalidade é fazer de cada jogo uma final", enalteceu Muriel.
"Temos que ter o mesmo espírito e a mesma união sempre. É espírito de quem quer ser campeão", disse Nei.  
"Vencer em casa é fundamental. Tomara continuar com essa atitude", projetou Guiñazu.
"Começamos com o pé direito. Jogar em casa tem que vencer sempre", afirmou Oscar.
"A equipe jogou muito bem, teve posse de bola, fez dois gols e teve tranquilidade para jogar no segundo tempo", analisou Moledo.
"A equipe está de parabéns pelo que fez", festejou Dagoberto.

Ficha técnica:
Internacional (2)

Muriel; Nei, Índio, Rodrigo Moledo e Fabrício; Elton, Guiñazu, Oscar e Dátolo (João Paulo, Bolatti); Dagoberto (Marcos Aurélio) e Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Coritiba (0)
Vanderlei; Gil, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; William (Sérgio Manoel), Júnior Urso, Renan Oliveira e Lincoln; Everton Costa e Anderson Aquino (Everton Ribeiro). Técnico: Marcelo Oliveira.
Gols: Damião (I), aos 9min do primeiro tempo, Dagoberto (I), aos 37min do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Dátolo, Leandro Damião, Dagoberto, Oscar (I), Lucas Mendes, Emerson, Lincoln (C).
Público: 22.039.
Local: Beira-Rio, Porto Alegre
Árbitro: Pablo dos Santos Alves, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires e Jose Maciel Linhares (trio do Espírito Santo). 

Fonte: Site do Internacional

Nenhum comentário: