segunda-feira, 30 de abril de 2012

Todas as Decisões dos Campenatos Estaduais 2012


Por Daniel Freire
Foto: Gazeta Esportiva

O Blog fez um Tour pelos estaduais, com um grande resumão com os 10 mais tradicionais Campeonatos Estaduais (Paulista, Carioca, Mineiro, Gaúcho, Catarinense, Paranaense, Goiano, Baiano, Pernambucano e Cearense) além de incluido neste post o Paraense. Claro que existem outros inúmeros torneios que estão em fase final no Brasil, e para o torcedor o melhor é o que o time dele esteja. Por isso em breve estaremos informando as demais finais formadas.
Enfim, dando continuidade sobre o resumão, hoje tivemos a definição dos 9 dos 10 citados pelo Blog.
Ontem quatro equipes já tinham se garantido na decisão de seus estados, o Vitória-BA, o Atlético-MG, o Atlético-GO e o Fortaleza. Fora mais quatro que já haviam se garantido nas finais em seus primeiros turnos, como o Fluminense no Rio, Caxias no Rigo Grande do Sul e Atlético-PR. A exceção se dá ao Curitiba, que conseguiu vencer o 2º Turno antecipadamente e também chegou a final. Inclusive Foi a primeira final conhecida dos estaduais citados pelo Blog.
Outra curiosidade deste domingão decisivo, onde tivemos várias finais formadas, foi o grande número de gols. O placar de 3×1 apareceu em alguns clássicos. Emoção nos quatro cantos do Brasil, Seja no Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. A classificação menos empolgante aconteceu em Recife. A maior goleada no centro-oeste, a mais emocionante, na Bahia. A melhor virada em São Paulo. A mais inesperada em Santa Catarina. A de maior destaque no Clássico San-São. A maior rivalidade (Rio grande do sul).
Clássicos decisivos
Hoje mais 11 equipes se juntaram aos 8 acima. Santos, que com 3 gols de Neymar venceu o clássico paulista por 3×1 e lutará pelo tri; O Guarani em virada empolgante eliminou a rival Ponte Preta também por 3×1, com Medina saindo do banco para ser o cara do jogo, marcando 2 gols. O Guarani disputa título inédito (Paulistão);
No Rio de Janeiro, com show do Uruguaio Louco Abreu, a equipe Botafoguense eliminou a Vascaina no returno também pelo placar 3×1. Inclusive um resultado idêntico ao das duas semi-finais Paulistas. Agora a disputa do título será entre Botafogo e Fluminense, que aguardava de camarote.
No Gauchão em um jogo com muita briga, mandinga (Banco do Grêmio cheio de sal grosso) e atraso da equipe Gremista, expulsão de Wanderley e Vitória suada por 2×1 do Colorado. Fabrício aos 31 minutos do segundo tempo marcou o gol da classificação. Agora o Internacional enfrenta o Caxias na final.
No Mineiro mais um jogo para ninguém por defeito. Após escapar da degola na Série A, parece que o futuro do treinador Mancine no Cruzeiro parece complicado após ser eliminado hoje (domingo – 29) no Mineiro. O America-MG jogou novamente melhor e venceu a equipe Celeste por 2×1. Teve invasão de torcedor, provocações da torcida do Coelho e tudo que um típico clássico tem. Agora a equipe comandada pelo Pernambucano Givanildo Oliveira decide o caneco contra o Galo (classificado sábado 28).
Em Pernambuco o jogo menos emocionante de todos, justamente em um dos clássicos mais antigos do Brasil. Uma partida amarrada e com poucas oportunidades de gol, as equipes de Sport e Náutico não saíram do 0×0. A equipe alvirrubra bem que tentou, foi melhor em campo mas suas limitações técnicas não possibilitaram que o timbu avançasse. Bom para o Sport que podia inclusive até perder por um gol de diferença que se classificaria. Agora o Leão irá tentar seu 40º Título estadual. A partida transcorreu na paz, sem brigas, bem diferente do que previa o dirigente alvirrubro, que declarou que a partida não terminaria bem, devido a grande polêmica com a arbitragem local. Nesta segunda (30) sairá o adversário rubro-negro da grande final, no jogo de volta entre Santa Cruz e Salgueiro. O Santa precisa reverter a vantagem do Carcará. Vitória simples garante os corais na finalíssima.
Em Goiânia, o Goiás que jogava na vantagem por ter melhor campanha na fase classificatória voltou a vencer o rival Vila Nova, alias goleou por 3×0. Confirmando o favoritismo. Os gols foram de Ricardo Goulart (6′ 2T), (Amaral 21′ 2T) e (Rafael Toloi 31′ 2T). Todos na etapa complementar. Agora a equipe se junta ao Atlético-GO que deu a maior goleada entre todos os semi-finalistas.  Pulverizou o Crac por 8×0. Afinal deu a lógica, Dragão x Periquito.
Em Santa Catarina, o Figueirense, campeão do turno e returno, chegou a final numa partida emocionante frente o Joinville, por 3×1. Detalhe no gol do Joinville, que o Arbitro marcou o pênalti, o bandeira anulou, e o arbitro resolveu chamar a responsabilidade e voltou a marcar a penalidade. Mais o Figueira, que jogava pelo empate, ainda conseguiu marcar mais dois no finalzinho do jogo, com dois gols de Aloísio (aos 38 e 45 minutos).
Placares Revertidos
Já na outra partida da semi-final do Catarinense, o Avaí, mesmo jogando fora de casa, conseguiu uma virada emocionante frente o atual campeão do estado, o Chapecoense. Esquerdinha abriu o placar para a equipe de Chapecó aos 42 do primeiro tempo. Com gols de Leonardo (contra aos 31′) e Patric, aos 36 do segundo tempo garantiram o alvi-azulino na final.
Outra equipe que conseguiu reverter a vantagem do adversário saiu na Bahia, em jogo emocionante, pois o gol da classificação da equipe favorita, o tricolor de aço, saiu aos 45 minutos do segundo tempo. O salvador da pátria foi Rafael Donato. Para o Vitória da Conquista resta o consolo de ter caído de pé. A torcida que lotou o Pituaçu foi ao delírio, êxtase total. E como Baiano gota de uma folia, a festa foi grande. A Dupla Ba-Vi inclusive decidiram mais de 30 vezes o título estadual.
Favorito atropela
No Cearense, o Fortaleza já classificado esperava o vencedor da partida entre Ceará e Tiradentes, e o Vovô confirmou seu favoritismo. Mesmo podendo perder por 2×0, devido a melhor campanha da fase de classificação, o alvi-negro cearense aplicou uma sonora goleada por 4×0, com gols de Régis (1′ 1T), (Apodi 36′ 1T), (Mota 37′ 1T) e (Mota 14′ 2T). Ou seja, na etapa complementar já estava tudo sacramentado. Enfim, deu a lógica e os favoritos do estado decidem o campeonato.
Em Busca da reafirmação Nacional
Já no Paraense, o Cametá, campeão do primeiro turno aguardava seu adversário que sairia justamente na partida entre o tradicional Remo e o Águia. Jogo duro, mais a equipe que apresentou o melhor futebol do estado enfim chegou a finalíssima em jogo duríssimo. O Herói da partida foi Fábio Oliveira, que aos 32′ 2T sacramentou a classificação do Leão Azul por 2×0. O Remo que detém uma grande torcida, juntamente com o Paysandu, procuram se reerguer urgentemente no cenário Nacional. Ambas equipes tradicionais do Pará já fizeram bonito na elite do futebol nacional, contudo diretores amadores provocaram uma crise sem precedentes no estado. As partidas finais aconteceram no Estádio Mangueirão, nos dias 6 e 13 de maio.

Confiram as Finais por estado:1º) São Paulo – Santos x Guarani
2º) Rio de Janeiro – Fluminense x Botafogo
3º) Rio Grande do Sul – Caxias x Internacional
4º) Minas Gerais – Atlético-MG x América/MG
5º) Paraná – Atlético-PR x Coritiba
6º) Pernambuco – Sport x Santa Cruz ou Salgueiro7º) Bahia – Vitória x Bahia
8º) Goiás – Atlético-GO x Goiás
9º) Santa Catarina – Avaí x Figueirense
10º) Ceará – Ceará x Fortaleza
11º) Remo x Cametá

Nenhum comentário: