domingo, 22 de abril de 2012

O Verdadeiro Campeonato Pernambucano



Por Daniel Freire



O Campeonato Pernambucano já teve vinte e duas rodadas valendo absolutamente nada. Uma mera vantagem de dois empates ou dois resultados iguais. Basta jogar mal uma partida e tudo vai para o Brejo.

Porém o verdadeiro Campeonato começa na tarde deste domingo com duas partidas emocionante. Isso por que infelizmente o futebol local está nivelado por baixo, e não por cima como era o esperado.

A eliminação precoce das equipes pernambucanas para times de divisões inferiores provocaram um certo marasmo na torcida.

A verdade é tão límpida como água saindo de uma fonte mineral que o torneio tem inicio agora, que as três vagas para o Nordestão 2013 sairá dos três melhores semifinalistas. Isso mesmo, esqueça a enxurrada de partidas, que apenas contribuíram para lesões e para os dirigentes da FPF e torça para que sua equipe faça uma boa pontuação no Mata-Mata ou então adeus torneio regional, pois de nada vale sua diferença de pontos na fase 1.

O Troféu já foi apresentado e é homenagem referente aos 40 anos da Globo Nordeste, um disco, inclusive exótico. O Troféu de artilheiro também é uma homenagem, só que ao ex-presidente Carlos Alberto. Falecido há pouco.

Enfim, dois jogos, quatro torcidas e ao final, apenas um Campeão…


O Favorito - O Sport Recife chega forte para as disputa do título em 2012, o favorito. Após uma temporada tenebrosa em 2011,
onde a equipe se classificou na última rodada em quarto lugar, no maior sufoco e graças à incompetência da equipe caruaruense, O Central. Geninho era o treinador que iniciou os trabalhos e Hélio dos Anjos chegou tentando Motivar o elenco. Contudo a equipe perdeu o tão buscado Hexa-Campeonato.



Hoje não, a equipe terminou na liderança, com 12 pontos de diferença para o rival, Náutico, com quem disputará uma das semifinais. A equipe manteve uma base e impôs uma nova filosofia de trabalho, através de seu Superintendente, Cícero de Souza, jogadores da região, que tiveram algum destaque e com contratos longos.

O Treinador é Mazola, responsável por um acesso heróico à elite do futebol nacional. Contudo a equipe oscila muito e parte da torcida mostra-se temerosa quanto ao futuro do trabalho. A falta de padrão de jogo e as diversas mudanças de peças contribuíram para esta insatisfação por parte da massa rubro-negra.

O Ponto forte da equipe está na experiência e qualidade do elenco. Atletas como Marquinhos Paraná, Rivaldo, Marcelinho Paraíba, Hamilton, Moacir e Magrão podem ser decisivos nessa reta final.

Arma - Marcelinho Paraíba, que voltou a jogar bem e marcar muitos gols, inclusive alguns em belas cobranças de faltas. É o vice-artilheiro com 12 gols (junto com Dênis Marques), 1 a menos que Joelson do Porto, que tem 13 e não joga mais.

Clássicos - Outro ponto positivo é que a equipe não perdeu um clássico sequer na atual temporada. Foram quatro partidas, sendo três vitórias e um empate; Empate este justamente contra o Timbu, nos Aflitos. Em relação ao Salgueiro a equipe não a venceu na temporada, pois empatou na Ilha e perdeu no Sertão por 2×0.

Ponto Fraco - O calo da equipe é visível e foi o responsável direto pela eliminação no torneio Nacional. A defesa. Levou uma média superior a 1 gol por partida e vem sendo bastante criticada. Atrelado a lentidão da equipe na hora de atacar. Esses dois pontos podem ser explorados pelos adversários que visão o título.


Bem na fita - O Santa Cruz começou o campeonato de 2012 carregando o título inacreditável de 2011. Em uma temporada
surpreendente, onde além de levantar o Caneco estadual, quase conquistou o primeiro título nacional de sua história (4 divisão), conseguiu o acesso e fez bonito na Copa do Brasil.



No estadual conseguiu três vitórias seguidas frente o Sport, pelo mesmo placar de 2×0, tirando o sonho de hexa da torcida. A equipe estava encaixada e era osso duro de roer.

Na temporada de 2012 a equipe esteve ameaçada de não se classificar entre as quatro, o seu treinador chegou a ficar perto de uma saída do clube, principalmente após ser eliminado em pleno Arruda, por 3×2 do Penãrol, uma equipe semi-amadora do Amazonas, na Copa do Brasil.

Contudo após essa derrota a equipe emplacou uma seqüência de oito vitórias seguidas, chegando a entrar no G-4 e terminar na vice-liderança, levando a vantagem de dois resultados iguais frente o Salgueiro.

O Treinador é Zé Teodoro, mantido da temporada passada teve um período meio paradoxal. Mudou a filosofia de trabalho, de jovens da base, para recuperação de velhos talentos e de renome nacional. Vários do rival rubro-negro que conquistaram a CB de 2008. No início foi duro, deu uma de professor Pardal, mais resolveu voltar a escalar novamente alguns jovens e a equipe encaixou.

O Ponto Forte - O encaixe da equipe e a dupla de atacantes que vem sendo diferencial na atual temporada. Dênis Marques e Geílson. Fora o conhecimento que o treinador tem de seu elenco.

Arma - O Atacante Dênis Marques, que estava sem jogar a um ano e meio. No começo entrou tímido mais virou o matador da equipe, ocupando a vaga de Gilberto, aberto após sua saída. O Jogador já é vice-líder e vem com fome de gol. O Atacante é rodado e está confiante no título.

Clássicos - A equipe tem um retrospecto não tão positivo. Uma vitória, um empate e duas derrotas (para o Sport). Contudo acredita na boa fase da equipe para superar os rivais. Em relação ao seu adversário (Salgueiro) uma vitória para cada lado, pelo mesmo placar. 2×0.

Ponto Fraco - Bolas alçadas na área vêm sendo o calo da equipe durante toda a temporada. As duas derrotas para o Sport e na derrota para o Carcará o caminho foi por ali. Leandro Cardoso que foi um xerife em 2011, após a proposta de fora, esqueceu seu futebol e não é nem metade do que apresentou ano passado.


A Nova Força do Interior - Coube ao Salgueiro a representatividade do interior nas finais do estadual de 2012. A equipe
sertaneja mostra-se nos últimos anos bastante arrumada e em pleno crescimento. Vem conquistando a cada ano o título de quarta força de Pernambuco. Temporada anterior chegou a ter um início fabuloso na Série B, contudo cometeu um erro crasso, entupiu a equipe de jogador de empresário e acabou rebaixada (claro que ter atuado fora de seu estádio também contribuiu). Contudo deu a volta por cima e fez a torcida feliz após manter-se invicta jogando em seu estádio novo, chegando às finais. Teve a chance da vantagem do segundo lugar, mais vacilou e terminou em terceiro na fase 1.



O Treinador é Neco, que tem o elenco em suas mãos. Responsável pelo acesso a série B, terminou sendo demitido pelos resultados ruins. Contudo retornou a equipe perto do final do ano e rearmou a equipe e o psicológico do grupo. É o principal responsável pela boa campanha do carcará e provou que a equipe é capaz de chegar a um título inédito.

O Ponto Forte - O conjunto da equipe. Das quatro é a mais entrosada, arrumada e a mais perigosa jogando em seus domínios; Também sabe jogar fora, pois contra os três outros finalistas, perdeu apenas uma partida, justamente para o Santa Cruz, no Arruda. A equipe manteve uma base sólida quem vem dando bons frutos.

Arma - O Salgueirão, com capacidade para 10 mil espectadores. A equipe terminou a fase 1 invicta, com 9 vitórias e apenas dois empates. A torcida promete lotar e o calor escaldante do sertão irá ferver o caldeirão. Fora o faro de gols de Fabrício Ceará, as faltas de Elvis e a experiência do cabeludo Clebson.

Clássicos - O Salgueiro tem o melhor retrospecto contra os demais semifinalistas. Venceu três, empatou duas e perdeu apenas uma partida, contra o Santa. Conseguiu segurar o Sport na Ilha em um 0×0 e conseguiu derrubar o Tabu dos Aflitos por 1×0.

Ponto Fraco - Consiste na falta de tradição e de títulos. A equipe é a grande esperança do interior a conseguir enfim um título estadual, contudo a falta de tradição pode pesar contra. A equipe deu uma caída na reta final e isso pode atrapalhar. A quem diga que a equipe deu uma diminuída na competição por ter se classificado antecipadamente, mais precisa mostrar agora que não treme em decisões.


Em busca da reabilitação - A equipe Timbu iniciou a competição como uma das favoritas e a que apresentava o melhor futebol
das equipes do G-4. Manteve uma base vitoriosa da Série B. Apresentava-se entrosada, com boa posse de bola e de boas triangulações, reforçou-se com um dos destaques de 2011, o Cascata, deu certo com o volante Souza e o Atacante Rogério vivia a sua melhor fase da carreira. Contudo uma série de contusões forma minando o grupo, que foi perdendo a confiança e caindo de produção. Até culminar com a queda do paizão, responsável pelo acesso, Waldemar Lemos. Que saiu chateado com a direção. Pois tinha pedido seis reforços, não sendo atendido em nenhum.


Foi comandado na reta final pelo interino Leví Gomes e apresentou seu novo treinador as vésperas do jogo decisivo.

O Treinador é o polêmico Alexandre Galo. Que já esteve a frente do Alvirrubro e chegou a perder uma final praticamente ganha, após substituições infelizes. Entretanto é um grande conhecedor de futebol, teve bons trabalhos e quase levou à equipe a série A. Não chegou devido à falta de pagamento do salário dos jogadores que culminaram com o quase rebaixamento da equipe. Ele chega para tentar arrumar a casa.

O Ponto Forte - O Trio de volantes da equipe, formado por Derley, Eli Carlos e Souza, vinham muito bem até as contusões. Fora o grande paredão Gideão e o velocista Siloé podem reativar a equipe timbu.

Arma - A volta do homem das bolas paradas, o Volante Souza, recuperado de contusão é o maior reforço para esta reta final. Após sua saída a equipe mergulhou numa crise técnica tremenda.

Clássicos - A equipe não venceu um clássico sequer. Chega à reta final com o pior retrospecto das quatro equipes. Foram dois empates e duas derrotas; Vale lembrar que contra o Salgueiro perdeu a invencibilidade do Aflitos e empatou no sertão.

Ponto Fraco - O elenco. Após perder peças importantes a equipe não teve reposição à altura. A equipe vem de uma crise sem tamanho. Venceu o Central na última derrota é verdade, mais vinha de sete jogos sem vencer e quatro em derrotas seguidas. A vitória na Copa do Brasil por 2×1 não classificou a equipe, mais deu um pouco mais de confiança. Contudo a equipe chega como a mais fraca dos quatro. A chegada de Galo pode mudar o psicológico do grupo, servindo de motivação extra. Pelo menos é o que a direção espera.

A ARBITRAGEM - O ponto polêmico das finais se dá justamente na Arbitragem. Enquanto que o Sport defendia árbitros de fora, Santa Cruz e Náutico e Salgueiro preferiam árbitros locais. O Curioso é que o Alvirrubro fez sete representações contra a arbitragem local. O Santa Cruz também á criticou bastante. Entretanto a FPF manteve o quadro local no apito das semifinais. O Ponto negativo é que o sorteio foi esdruxulo e até certo ponto absurdo. Os dois sorteados estiveram sempre na Geladeira e desagradou a Sport e Salgueiro. Náutico não gostou muito mais não reclamou, enquanto o Santa aprovou.

Caso algum deles errem a culpa é da federação que não teve o bom senso na escolha dos mesmos. Uma pena.

Torcidas Organizadas - O Lado negativo do torneio vem sendo as arruaças promovidas por alguns pseudos-torcedores que a cada dia afasta o cidadão de bem dos estádios. Na última rodada até óbito tivemos, o que fez o Ministério público sugerir o veto das quatro organizadas dos finalistas. A FPF por sua vez cometeu um erro que pode ser grave. Vetando apenas duas, (Inferno Coral e Jovem do Sport) deixando livre a Fanáutico. Uma pena.
confiram os jogos da semi-finais:


HOJE: Náutico X Sport “Gallo ou Mazolla, qual o melhor azeite?”


Jogadores prometendo apresentar um bom futebol neste Domingo. O último clássico nos aflitos foi um 0×0 de dar calo na vista…



FICHA DO JOGO:
NÁUTICO X SPORT




Local: Aflitos. Horário: 16h.
Árbitro: Ricardo Tavares.
Assistentes: Pedro Wanderley e Clóvis Amaral.
Assistentes adicionais: Giorgio Wilton e Anderson Freitas.
Ingressos: R$ 25 (arq. lateral e estudante), R$ 50 (arq. frontal), R$ 60 (cadeira para sócio) e R$ 100 (cadeira para não sócio).



Náutico: Gideão; Marquinho, Marlon, Ronaldo Alves e Jefferson; Elicarlos, Derley, Souza e Ramon; Siloé e Rodrigo Tiuí (Dori). Técnico: Alexandre Gallo.

Sport: Magrão; Bruno Aguiar, Tobi e Edcarlos; Moacir, Hamilton, Marquinhos Paraná, Marcelinho Paraíba e Renê; Jheimy e Jael. Técnico: Mazola Júnior.


HOJE: Salgueiro X Santa Cruz “A cobra coral esperando pra ver a força do Carcará”


Tricolor do arruda pronto para espantar a ZEBRA do interior



FICHA DO JOGO:
SALGUEIRO X SANTA CRUZ


Local: Cornélio Barros, em Salgueiro. Horário: 16h.
Árbitro: Nielson Nogueira.
Assistentes: Elan Vieira e Charles Rosas.
Assistentes Adicionais: Erique Rocha e Enéias Leite.


Salgueiro: Luciano; Marcos Tamandaré, Alemão, Luiz Eduardo e Peri; Josa, Pio, Vitor Caicó e Clebson; Fabrício Ceará e Elvis. Técnico: Neco.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Diogo, Willians, Leandro e Renatinho; Memo, Pedra, Chicão e Luciano Henrique; Geilson e Dênis Marques. Técnico: Zé Teodoro.

Fonte: Bolasemfreio

Nenhum comentário: