segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fórmula 1: Bruno Senna Pontuou Pela 2ª Vez Seguida e Massa Transformou a Ferrari em FIAT 147no GP da China


Nico Rosberg vence primeira  da carreira


Nico Rosberg liderou a prova de ponta a ponta / Mark Ralston/AFPNico Rosberg liderou a prova de ponta a pontaMark Ralston/AFP


O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, venceu a primeira corrida de Fórmula 1 de sua carreira na madrugada deste domingo. Roseberg que havia conquistado a pole position também pela primeira vez neste sábado, liderou o circuito de Xangai de ponta a ponta.

O britânico Jenson Button, da McLaren, teve chances de estragar a festa do alemão, mas teve problemas na parada nos boxes e ficou em segundo lugar. Lewis Hamilton, companheiro de equipe de Button, completou o pódio e assumiu a liderança do Mundial.

Entre os brasileiros, o melhor colocado foi Bruno Senna, da Willians, que ficou com a sétima posição e pontuou pela segunda vez consecutiva. Senna largou na 14ª posição e largou na 14ª posição e cruzou a linha de chegada à frente Pastor Maldonado, seu companheiro na Willians.

Já Felipe Massa, da Ferrari, o GP da China não teve resultado satisfatório. Massa fechou a prova na 13ª posição e não pontuou pela terceira vez consecutiva. O brasileiro usou a estratégia de fazer apenas duas paradas, mas ficou preso atrás de Paul di Resta ao colocar pneus macios para tentar entrar na zona de pontuação nas últimas 14 voltas.

A prova

Rosberg fez uma grande largada e estabeleceu diferenças de tempo importantes em relação a seus adversários. A vitória do alemão foi também a primeira na escuderia Mercedes,  que, ao longo de sua história, só conquistou Grandes Prêmios pelas mãos do argentino Juan Manuel Fangio (8) e do britânico Stirling Moss (1).

"Foi um final de semana perfeito. É incrível, não esperava por isso. Tudo isso é muito especial para mim. Minha primeira 'pole' e minha primeira vitória no mesmo fim de semana com esta equipe com que trabalho há mais de dois anos", declarou Rosberg, visivelmente feliz e satisfeito.

"É um sentimento de incredibilidade, estou ao mesmo tempo muito feliz e muito cansado", acrescentou.
Os dois McLaren de Button e Hamilton e os dois Red Bull do australiano Mark Webber e do bicampeão do mundo (2010, 2011), o alemão Sebastian Vettel, cruzaram a linha de chegada depois do piloto alemão.

Já Fernando Alonso, da Ferrari, acabou em nono lugar, na mesma posição em que largou, somando apenas dois pontos.
Button, campeão do mundo em 2009, explicou o problema que sofreu na última troca de pneus e reconheceu que, mesmo que não tivesse ocorrido, não acredita que conseguiria a vitória, já que Rosberg "foi muito rápido".
"Houve umas batalhas muito boas. Parei [nos boxes] e tive um problema na parte traseira, ficando parado uns dez segundo. Mas, no geral, aproveitei muito", assinalou.

Vettel, que no sábado foi eliminado na segunda rodada de classificação (Q2) e largou em 11º, perdeu posições na largada, mas depois conseguiu alcançar o 'top-5'.

Com estes resultados, Lewis Hamilton é o novo líder do mundial, com 45 pontos, dois a mais que Button, em segundo, e oito na frente de Alonso, na frente de Webber (4º) e Vettel (5º).

Alonso mostrou-se insatisfeito com sua posição final na prova e lamentou não ter acertado com a estratégia.
"Sabíamos que ia ser uma corrida diferente, com muitas variantes, e estratégia tinha que ser perfeita. Na Malásia, foi, mas aqui as coisas não saíram bem", lamentou-se.

A grande decepção do GP foi o alemão Michael Schumacher, que largou na primeira fila, mas se viu obrigado a abandonar na volta 13, depois de voltar à pista sem que seu mecânicos tivessem terminado de apertar as porcas de um de seus pneus.

Veja a classificação do GP da China:

1 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) 
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) 
5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 
7 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) 
8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 
9 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) 
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 
13 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) 
14 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
16 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) 
17 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari)
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) 
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth)
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth)
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth)
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) 
23 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault)

Não terminou a prova
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 43 voltas

Nenhum comentário: