quinta-feira, 15 de março de 2012

Aumento de Descobertas de Cometas em Rotas de Colisão Assusta

Apenas três meses depois do cometa Lovejoy  fazer um mergulho aparentemente desafiando a morte através do sol, outro andarilho gelado  acaba de ser descoberto e está em rota de colisão com o sol e o impacto pode ter acorrido no dia 14 de Março. O mergulho do cometa Swan segue logo após ao do cometa Lovejoy 
A descoberta de cometas em rotas de colisão com sol está se tornando uma rotina. O que preocupa é que estes cometas estão sendo descobertos quase sempre quando estão na iminência de colisão, como por exemplo o cometa  Swan, que foi descoberto em 08 de março por caçadores de cometas vasculhando imagens tomadas pelo Observatório Solar e Heliosférico nave espacial (SOHO) operada pela NASA e a Agência Espacial Europeia.
Se acredita ser os restos de um cometa gigante que se quebraram vários séculos atrás. Este pode ser outro fator de preocupação, pois, se assim for, outros cometas ou pedaços deste grande cometa, podem estar a caminho e só iremos saber se a terra está na rota de colisão apenas com alguns meses ou semanas antes da colisão, como é o caso de Swan. O que o cientistas dizem é que no momento não existe nenhum cometa conhecido em rota de colisão com a terra, "Conhecido" não, mas não esta descartada a hipótese de a qualquer momento descobrir um novo cometa e o medo é que desta feita a rota de colisão não seja o sol e sim a terra!

Nenhum comentário: