domingo, 19 de novembro de 2017

Noruega Corta US$ 900 Bilhões Anuais de Investimento no Setor de Petróleo

O Brasil está na contra-mão da história ao colocar todas as suas fichas na Petrobras. O petróleo está em decadência em todo o planeta e no futuro vai perder todo o seu valor. Carros elétricos e energia solar já estão inseridos no mercado e em pouco tempo vão substituir os combustíveis fosseis, fazendo com que as empresas de petróleo que hoje ainda são gigantes simplesmente virem pó.

A Noruega decidiu se antecipar a essa mudança de mercado. Dono do maior fundo soberano do mundo (que reúne todas as receitas de petróleo e gás do país), o governo norueguês fez uma das mais radicais mudanças neste patrimônio das últimas décadas, ao reduzir US$ 900 bilhões anuais do capital do fundo que é investido na indústria petrolífera nacional. Além disso, a medida prevê que entre 60% e 70% desse dinheiro seja investido em ativos na bolsa -- movimento considerada de risco por especialistas. A mudança, contudo, ainda precisa ser aprovada pelo parlamento do país, já que o fundo nacional é dono de 1,3% de todas as empresas listadas -- e, por essa razão, deixou o mercado financeiro temeroso.

O aumento do investimento em ativos, contudo, viria à custa da compra de títulos, já que o fundo de petróleo, que ainda tem previsão de investimento de um século ou mais, tenta aumentar sua receita. O debate sobre o quanto o governo deveria gastar do fundo se intensificou, já que o fundo tem tido um rápido crescimento" 

A proposta do governo vai apoiar uma gerência responsável e contínua dos recursos de petróleo e gás, que são consideráveis. A Noruega teve sorte, mas a riqueza vinda do petróleo também tem sido administrada bem", disse a primeira-ministra Erna Solberg. 

O governo norueguês pretende reduzir a parte do fundo direcionada à capital do país, Oslo e do próprio orçamento. Segundo uma lei de 2001, o governo pode utilizar até 4% do fundo por ano, como retorno de investimentos. Com a aprovação da medida, essa quantia também seria reduzida para 3%.

Nenhum comentário: