segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Incêndio Queima 35 Mil Hectares do Parque Nacional dos Veadeiros em Goiás



O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso, interior de Goiás, desde a última terça-feira (17/10), continua sem controle. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as chamas já consumiram aproximadamente 35 mil hectares do Parque.

Ao todo, mais de 200 pessoas estão envolvidas na operação de combate às chamas. Brigadistas do ICMBio e do Ibama, bombeiros do estado do Goiás e do DF e voluntários de municípios próximos ao parque lutam para extinguir o fogo. Do DF, são 20 homens especializados em combates a incêndios. Aviões-tanque, helicópteros e turbo sopradores também estão sendo utilizados na ação.


“Nesse momento, um dos focos atinge um ponto turístico conhecido como Jardim de Maytreia, uma das áreas mais bonitas da Chapada dos Veadeiros”, conta Fernando Tatagiba, chefe do Parque Nacional. "Está tudo queimando e a gente ainda não tem previsão de quando vamos conseguir apagar o fogo”, completa.

Para Fernando, não há dúvidas de que se trata de um incêndio criminoso. “Alguém colocou fogo na vegetação dos dois lados da rodovia GO-118 e no interior de um aceiro, uma área desmatada que serve justamente como medida de prevenção de incêndios. Certamente se trata de uma pessoa que conhece a região e a nossa dinâmica de combate às chamas”, relata. As condições climáticas dificultam ainda mais a batalha.  “O vento sopra no sentido leste-oeste e joga o fogo justamente na direção do Parque. O período de seca e o acúmulo de combustível na vegetação também não ajudam.”

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está fechado até segunda ordem. As chamas também atravessaram a rodovia GO-239, que liga Alto Paraíso a São Jorge. Os motoristas que passarem próximo ao local devem manter atenção redobrada. 

Nenhum comentário: