terça-feira, 8 de agosto de 2017

TaxiGO - Segplan publica edital para substituir parte da frota por aplicativo

A Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), por meio do Núcleo de Suprimentos, Logística e Frotas (NUSLF), publicou nesta terça-feira (8/8) o edital de licitação para contratar transporte via aplicativo no serviço público, o TáxiGO. O pregão eletrônico será realizado do dia 22 de agosto, às 9h, pelo site do ComprasNet. A previsão é que a licitação esteja concluída até o final de outubro, quando as secretarias poderão adotar o sistema.

O TaxiGO é um projeto-piloto que visa a substituição de parte da frota locada por serviços prestados por aplicativos como Uber, 99 Taxi, de cooperativas de taxistas ou similares. O projeto promete facilitar, modernizar e baratear as custas do transporte individual realizado por servidores públicos a serviço do Estado. Viabilizada pela centralização da gestão e operação do serviço pela Segplan, favorece, ainda, a redução de gastos públicos.

A previsão é de uma economia de 30% nos custos, advindos da redução de gastos com locação e combustível, do aproveitamento de servidores que hoje atuam como motoristas em outras funções e logística. O aplicativo funciona mediante chamada por aplicativo de celular ou outros canais de atendimento, o que também elimina o tempo em que a frota locada fica ociosa e se controla com mais eficiência a utilização de veículos em serviço.

Opção pela modernidade

Atualmente os deslocamentos dos servidores são realizados com veículos locados (com e sem motoristas e com e sem fornecimento de combustível); veículos próprios com todos os contratos vinculados à sua utilização (fornecimento de combustível, contratos de seguros, manutenção, higienização e limpeza, etc.), o que culmina em um substancial esforço na gestão de todos esses contratos. 

Com o Taxi-GO, o Governo de Goiás projeta uma alternativa moderna sobre a mobilidade de servidores da gestão pública, com eficiência operacional e economia.

Nenhum comentário: