quinta-feira, 20 de julho de 2017

"As mudanças que Marconi fez na gestão em Goiás são brilhantes, que fazem o futuro mudar", Diz Vicente Falconi

  O fundador e membro do Conselho da Falconi Consultores de Resultado, Vicente Falconi, considerado um dos maiores especialistas do País em gestão, afirmou nesta quinta-feira (20/7) em Goiânia, durante palestra para secretários, superintendentes, executivos e gestores da administração estadual, que as mudanças feitas pelo governador Marconi Perillo na gestão do Estado são "brilhantes" e comprovam que é possível melhorar a administração pública. "As mudanças feitas pelo Governo de Goiás, sob a liderança do governador Marconi Perillo, na gestão pública são brilhantes, que fazem o futuro mudar, e mostram que é possível promover a mudança para melhorar a gestão", disse, após elogiar a escolha dos diretores das escolas por eleição direta da comunidade.

  "Nossa experiência na Falconi mostra que as melhores escolas são aquelas que têm os melhores diretores, não importa que elas sejam públicas ou particulares. Temos ótimas escolas públicas, melhores que as particulares, porque elas têm ótimos diretores", disse Falconi. Presente à palestra, o governador Marconi Perillo detalhou para o especialista a transição da escolha dos diretores para o método de eleição direta, a partir de 1999 – até então, os diretores eram indicados politicamente.

  O modelo de gestão adotado pelo governo Marconi Perillo em várias áreas como na educação, com a escolha de diretores das escolas através de eleição; na saúde, com a profissionalização da administração dos hospitais, e na escolha de gerentes da administração direta, autárquica e fundacional pelo método meritocrático, foi elogiado pelo professor Vicente Falconi, fundador e membro do Conselho da Falconi Consultores de Resultado.

  Ele participou em Goiânia de um talk show com a alta administração do Estado, tendo na plateia o próprio governador Marconi Perillo, o vice-governador José Eliton e demais secretários de Estado, sobre Qualidade e eficiência na gestão pública, realizado no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, foi o mediador do bate-papo.

  O professor Falconi destacou a metodologia progressista e reformista do Governo de Goiás. Disse que “é um ato de coragem do governador Marconi adotar a escolha de diretores de escolas e dos gerentes dos órgãos através de eleição direta e pelo próprio mérito. É através destes sistemas que surgem os verdadeiros líderes e bons gestores públicos que farão a diferença nas administrações pública e privada hoje e no futuro”, enfatizou.

  Lembrou que a gestão eficiente, que passa pelos crivos de liderança, conhecimento e método de trabalho, pode mudar, para melhorar, a administração pública. Vicente Falconi comanda uma empresa que tem mais de 700 consultores atuando no Brasil e no exterior. Ele conta que várias empresas privadas têm melhorado em muito a sua gestão, colocando as pessoas certas nos lugares certos. “Mudanças são difíceis, porém fundamentais. São elas que fazem o futuro mudar e apresentar perspectivas de melhorias”, arrematou.

Nenhum comentário: