sábado, 27 de maio de 2017

Luxemburgo no Sport

Vanderlei Luxemburgo deve ser anunciado como novo técnico do Sport. Técnico extremamente vencedor, Pentacampeão brasileiro, Luxemburgo passou por boa parte dos grandes clubes do Brasil e chegou a comandar o Real Madrid-ESP e a Seleção Brasileira. O último trabalho foi no Tianjin Quanjian, da China, em 2016. No Brasil, o clube mais recente foi o Cruzeiro, que dirigiu em 19 jogos na temporada 2015.

Como repórter tive a oportunidade de conviver e acompanhar o trabalho de Luxemburgo ao longo de sua carreira em vários clubes e na seleção brasileira. Considero Vanderlei um amigo, sendo amigo evito de fazer criticas públicas ao que considero equivocado no seu trabalho. Se tiver que fazer prefiro fazê-las pessoalmente com objetivo de ajudar. No entanto,  como amigo tenho a obrigação de não fechar os olhos para aquilo que possa estar errado

Cleuber Carlos e Luxemburgo  -
9 de outubro de 1999 Amsterdam - Holanda
Sempre disse que o trabalho do Vanderlei é muito bom, o que precisa melhorar é seu relacionamento com a imprensa e neste ponto Vanderlei sempre teve dificuldade por conta de seu temperamento. Aos 65 anos, Vanderlei precisa renovar sua equipe de trabalho para reoxigenação sua carreira. Isso não é fácil,  quando a vida toda você cria laços de afetividade e gratidão as pessoas que te acompanham,  mais nas horas difíceis do que nas comemorações. 

Extremamente competitivo e com espirito de vencedor sempre que ele é contratado por um clube,  esse clube,  contrata em busca de resultados imediatos e porque já errou no planejamento. Vanderlei sabe que consertar o que começou errado geralmente não dá certo. O ideal é planejar, preparar, treinar e depois executar, mas essa realidade está longe do futebol brasileiro.

Aos 65 anos, Vanderlei vai aceitar mais um desafio de provar que ainda pode ser um técnico vencedor e como amigo,  sinceramente não sei se isso é uma boa, pois mais uma vez vai ter que trocar o pneu com o carro em movimento.

Nenhum comentário: