quarta-feira, 19 de abril de 2017

Polícia Goiana Desarticula Quadrilha de Roubo de Gado e Cavalos

Uma quadrilha que praticava furtos, roubos de gado e cavalos no Estado de Goiás foi desarticulada por policiais do Grupo de Repressão a Crimes Rurais e de Divisas (GRCRD).  A quadrilha comandada por um cigano que reside na cidade de Trindade vinha atuando a um bom tempo, se especializou em golpes na compra de gados e cavalos por leilões. De acordo com investigações  comandadas pelo delegado Dr. Alzemiro José  dos Santos,  a quadrilha utilizava de nomes e documentos falsos para arrematar os animais, pagava a primeira parcela e quando o animais eram entregues, a quadrilha desaparecia com os animais.

A quadrilha caiu após comprar um lote de cavalos, através de um leilão virtual, de um importante empresário de Belo Horizonte. Após pagar a primeira parcela, os animais foram entregues em uma fazenda na cidade de Santo Antônio de Goiás. Assim que os animais foram entregues, o suposto comprador desapareceu. Quando o proprietário mandou resgatar os animais,  teve uma supresa: segundo o caseiro onde os animais foram desembarcados, um homem ofereceu a ele dinheiro para desembarcar os animais e assim que  foram desembarcados,  25 minutos depois,  um outro caminhão embarcou os animais com destino ignorado.

No entanto, o caminhão que transportou os animais de Belo Horizonte para Santo Antônio,  tinha uma câmera que filmou todo o trajeto,  no momento da entrega,  flagou o estelionatário em uma saveiro,  indicando o caminho onde os animais deveriam ser desembarcados. O empresário mineiro registrou ocorrência em Minas Gerais e a Polícia mineira solicitou apoio da policia goiana para localizar os criminosos e os animais.

De posse das imagens,  policiais do Grupo de Repressão a Crimes Rurais e de Divisas (GRCRD) iniciaram as investigações. A placa do carro do estelionatário levaram os policiais até a cidade de Itaberaí, onde um despachante confessou que praticava a irregularidade de registrar os carros comprados pela quadrilha no endereço do seu despachante. Com imagens das gravações  os policiais identificaram uma pessoa que já estava sendo investigada por outros crimes de roubos de gados e estelionatos contra fazendeiros.

Diligências foram realizadas em Goianira e Trindade,  os estelionatários foram localizados, identificados e passaram a ser monitorados, pois era preciso localizar os animais furtados para materialização do crime e resgate dos animais.

Com apoio de policiais da Rotam, foi montado um cerco quando a quadrilha estava reunida em uma residência em Trindade, em um conhecido e perigoso reduto cigano. A operação obteve sucesso, mas encontrou resistência inicial dos criminosos. No entanto,  diante do forte aparato policial montado, com policia civil e militar agindo em conjunto, os bandidos se renderam. 

Os bandidos confessaram os crimes e indicaram onde os animais estavam.
Os animais foram resgatados e devolvidos ao seu proprietário em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: