domingo, 19 de março de 2017

Super Bactéria Mata Dois Recém-Nascidos no Hospital Materno Infantil em Goiânia

A direção do Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, confirmou que dois recém-nascidos morreram após serem infectados pela superbactéria Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC). Segundo comunicado da instituição, ambos estavam internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), que foi isolada na última sexta-feira (17) e não está recebendo novos pacientes. Não foram informadas as datas dos óbitos.


A nota do HMI destacou ainda que investiga a situação de outros quatro recém-nascidos onde há a suspeita de infecção. Dois deles estão internados na Ucin e outros dois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital.

Transmitida em ambiente hospitalar, a KPC pode causar infecções sanguíneas, urinárias e generalizada, além de pneumonia. Os sintomas são febre, dor no corpo e dor na bexiga.

A situação é monitorada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HMI. A Vigilância Sanitária também acompanha os trabalhos. Segundo a superintendente de vigilância em saúde do estado de Goiás, Maria Cecília Martins Brito, todos os procedimentos necessários foram tomados.

"Assim que souberam da infecção, essa comissão tomou as providências e nós começamos a verificar as medidas que deveriam ser tomadas".

Segundo informou  a assessoria de imprensa do HMI a previsão é que a Ucin permaneça isolada até quarta-feira (22).

Do G1

Nenhum comentário: