quarta-feira, 22 de março de 2017

Sem Reforma da Previdência o Brasil Vai Quebrar Igual a Grécia

Porque sou favorável à Reforma da Previdência? 

A reforma da previdência social é necessária para que se continue a ter 00 evidência social. Sem a reforma, continuando do jeito que está, em curto espaço de tempo, não haverá dinheiro para se pagar todos os benifeciarios. Com a previdência quebrada os trabalhadores terão direito mas não vão receber. Sem a reforma os juros sobem e o Brasil perde definitivamente a credibilidade no mercado financeiro internacional porque vai sinalizar que estará caminhando para o abismo, igual a Grécia. 

O Estado não consegue se financiar mais. Nem vou falar sobre investimentos, pois se tornou raridade. Só com o próprio custeio, serviço da dívida e rombo previdenciário, o caixa da União fica negativo em mais de R$ 150 bilhões por ano. Como imprimir dinheiro gera inflação — e isso aprendemos finalmente — a solução é o aumento do endividamento público. E quanto mais o governo se endivida, mais cresce o risco em lhe emprestar dinheiro. Ato contínuo, quanto mais o risco aumenta, maiores ficam os juros. Maiores os juros…. Pois essa é a espiral que faz o mais pobre perder poder aquisitivo e o mais rico acumular mais riqueza. Juros altos são a gasolina da fogueira da desigualdade.

Sem a reforma da previdência a conta não fecha,  com mais gente se aposentando do que gente entrando no mercado de trabalho. O Brasil já foi um país dos jovens e hoje os idosos são maioria. Seguro desemprego, SUS e várias outras assistências sociais dependem de uma previdência social equilibrada. 


Em resumo, sem a reforma da previdência não haverá previdência. Simples assim.

Nenhum comentário: