domingo, 19 de março de 2017

Aparecidense Lidera o Campeonato Goiano

O 2º Turno da 1ª Fase do Goianão 2017 está concluído. A 5ª e última Rodada teve dois jogos ontem, sábado, dia 18 de março, sendo encerrada neste domingo, dia 19 de março, com as demais três partidas.
Os resultados: Iporá 2x1 Rio Verde e Vila Nova 0x1 Aparecidense ontem, e Crac 0x3 Atlético, Goiás 1x1 Anápolis e Itumbiara 0x0 Goianésia, hoje.
A rodada registra uma marca histórica e inédita nos 74 anos de história do Goianão. A Aparecidense assume a liderança da competição, saindo da lanterna à liderança em seis rodadas, fato sem precedentes nestas quase sete décadas e meia da competição.

O quarteto da faixa de classificação à Fase Semifinal continua inalterado pela 5ª rodada seguida, porém a Aparecidense é a nova líder, com o Goiás caindo para segundo, o Atlético subindo para terceiro e o Vila Nova caindo para quarto, o que implica dizer que em relação à rodada anterior, os hipotéticos confrontos semifinais não foram modificados, mas agora são provenientes de posições que foram alteradas, Aparecidense (1º) x Vila Nova (4º) e Goiás (2º) x Atlético (3º) ao passo que antes era Goiás (1º) x Atlético (4º) e Aparecidense (2º) x Vila Nova (3º).
A faixa do rebaixamento por sua vez foi alterada por completo, deixando-a Itumbiara e Anápolis em detrimento de Crac e Rio Verde, este voltando à mesma após seis rodadas de ausência e ‘assumindo’ a lanterna do Campeonato pela 1ª vez. È a terceira rodada seguida em que a faixa do rebaixamento é modificada.
Agora vem o 3º e último Turno da 1ª Fase, quando teremos apenas em jogos de ida, os confrontos dentro dos respectivos grupos A e B.
São cinco rodadas de quatro partidas cada, sendo que em cada uma delas, acontece a folga de dois times, um de cada grupo, portanto quatro jogos para cada equipe, dois como mandante e outros dois como mandado.
Esses 20 jogos irão definir as cinco aspirações que estão em jogo na competição nesta 1ª Fase.
- classificação à Fase Semifinal: Aparecidense, Goiás, Atlético e Vila Nova tem tudo para sacramentar a condição de semifinalistas.
- fuga do rebaixamento: exceção feita ao quarteto da faixa de classificação à Fase Semifinal, os demais seis times continuam ameaçados, sendo a vantagem de quatro pontos adquirida pelo Goianésia em relação às duas equipes da faixa do rebaixamento, bem considerável.
- confrontos semifinais: completamente indefinidos, inclusive, mantido o atual quarteto da faixa de classificação à Fase Semifinal, quaisquer dois dos seis confrontos possíveis pode acontecer.

- vagas para a Copa do Brasil/2018: praticamente a única dúvida é saber se a Aparecidense vai efetivamente conquistá-la, que fatalmente iria gerar uma quarta vaga goiana, uma vez que dentre Goiás, Atlético e Vila Nova, o que perder vaga para o time de Aparecida de Goiânia, a ganharia através das 10 vagas destinadas ao ranking da CBF.

- vagas para o Brasileiro da Série D/2018: uma das três vagas já é da Aparecidense enquanto os demais seis times postulantes ainda lutam pelas outras duas vagas.

Nenhum comentário: