quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Em Brasília, prefeito busca recursos junto ao Ministério da Integração Nacional



Objetivo é minimizar transtornos causados pelas chuvas na cidade, como 
os recentes estragos no Retiro do Bosque; além de secretários, 
Gustavo Mendanha também estava acompanhado por Maguito Vilela

É uma soma de fatores: a iniciativa do prefeito Gustavo Mendanha em buscar saídas estratégicas para as demandas de Aparecida de Goiânia; a disposição de parlamentares goianos em auxiliá-lo abrindo portas de ministérios e em outros órgãos do governo federal; a articulação do ex-prefeito Maguito Vilela, com ótimo trânsito em Brasília (DF); e os projetos consistentes e bem embasados que demandam financiamento externo que são elaborados – e devidamente acompanhados – por técnicos como os da Secretaria Municipal de Projetos e Captação de Recursos.  
O fato é que, em menos de um mês e meio de mandato, Gustavo voltou a Brasília pela quarta vez (veja histórico) nesta terça-feira (14) para audiências nos ministérios da Integração Nacional, Ciência, Tecnologia e Inovação e na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Além de Maguito, também o acompanhavam os secretários Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos) e Mário Vilela (Infraestrutura). 

No primeiro ministério, Gustavo foi recebido pelo ministro Helder Barbalho, e por lá também se encontrou com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow. O prefeito valeu-se de transtornos recentes causados pelas chuvas no município – alagamento de casas, destruição de ruas e aumento de erosões, entre outros – para pedir apoio mais ostensivo por parte do governo federal. 
Discutiram então projetos de macrodrenagem do solo de Aparecida e canalização de córregos e a possibilidade de a União liberar recursos para reconstrução de bueiros e pontes da ordem de R$ 12 milhões. “Vamos agora, em no máximo dez dias, preparar os projetos para o ministério”, explicou Gustavo, após o término da audiência, ciente também de que os trâmites burocráticos incluirão reuniões com representantes da Secretaria de Infraestrutura Hídrica, que integra o Ministério da Integração Nacional. “Todos se mostraram sensíveis às nossas demandas”, acrescentou.
O prefeito também reforçou, junto ao ministro Helder Barbalho e ao titular da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil que assinou, na última segunda-feira (13), decreto de estado de emergência em algumas áreas de Aparecida. A expedição deste documento é imprescindível para que o governo federal reconheça a necessidade de amparar o município, sobretudo com recursos que serão investidos em obras que minimizem ou até cessem os problemas causados pelas chuvas. 



Na tarde desta terça-feira ainda estava prevista a ida do prefeito ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde se encontraria com o ministro Gilberto Kassab. 




Histórico
Foram três viagens à Capital Federal somente no mês de janeiro. Do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio de Sousa Pinheiro, o prefeito Gustavo Mendanha recebeu sinal verde para viabilizar novos projetos de escolas de ensino fundamental. Do titular da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Antônio Carlos Nantes de Oliveira, teve a garantia de que representantes do órgão estariam em Aparecida para orientá-los a captar recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) – a reunião, inclusive, ocorreu no último dia 7.



No Ministério da Saúde, no dia 26 de janeiro, Gustavo e o secretário de Saúde, Edgar Tollini, ouviram do ministro Ricardo Barros que haverá apoio do governo federal para conclusão e aparelhamento do novo Hospital Municipal – 98% das obras estão concluídas. O prefeito apresentou ainda ao ministro detalhes da obra do Centro de Especialidades e Diagnósticos.

Nenhum comentário: