quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Pesquisa Ibope Tem Erro Grosseiro

Relatório não bate com registro feito no TSE

De duas uma: ou a pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira (20) pela TV Anahnguera que mostra Iris Rezende com 16 pontos de frente sobre Vanderlan Cardoso tem um erro grosseiro ou é uma fraude descarada.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo GO-09624/2016. No site da Corte Eleitoral, está documentado que a pesquisa foi registrada no dia 12 de outubro e deveria ser divulgada no dia 18 de outubro.
Entretanto, a TV Anhanguera e o jornal O Popular noticiam que a pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro. Ou seja, trata-se de outra pesquisa que não a registrada no TSE sob protocolo 09624/2016. Sua divulgação e, no mínimo, ilegal.
Até então nestas eleições tem-se creditado as discrepâncias dos npumeros do Ibope a erros metodológicos. Mas agora a suspeita e de fraude.
Na véspera do primeiro turno, o Ibope apontava em votos válidos Iris com 45% das intenções do eleitorado, contra 27% de Vanderlan. Abertas as urnas, Iris teve 40,47% e Vanderlan, 31,84%. Com uma margem de erro de 4 pontos, o Ibope errou para mais para Iris além da margem de erro e errou para menos no caso de Vanderlan também além da margem de erro.
Mas já não se acredita mais em erro, e sim em manipulação da grossa.

Nenhum comentário: