sábado, 24 de setembro de 2016

Em Conferência no Canadá, Marconi Critica Ações Populistas e Defende Diálogo e Transparência

Na Escola Nacional de Administração Pública do Québec, governador afirma que "ações de cunho populista, em detrimento de gestões eficientes, foram responsáveis por tornar a América Latina, nos últimos anos, ainda mais subdesenvolvida”


Montreal (Canadá), 23 de setembro de 2016 – Em conferência para acadêmicos e professores dos cursos de mestrado e doutorado da Escola Nacional de Administração Pública do Québec, em Montreal (Canadá), o governador Marconi Perillo afirmou na noite desta quinta-feira (22/9) que "ações de cunho populista, em detrimento de gestões eficientes, foram responsáveis por tornar a América Latina, nos últimos anos, ainda mais subdesenvolvida”.

Marconi afirmou que a solução para as consequências do aprofundamento dos problemas econômicos e das desigualdades resultantes do modelo populista que predominou na América Latina na última década passa pelo aprofundamento do diálogo com os cidadãos e pela ampliação das políticas de transparência pública. O governador criticou duramente o ciclo de gestões que efetivamente não se preocuparam com a “boa governança”, representada pela elevação dos ganhos sociais e a redução das desigualdades.

Na visão de Marconi, a opção pela estratégia populista afastou o Brasil no rol de nações detentoras de serviços públicos eficientes. Marconi se disse convencido de que o Brasil está preparado para trilhar um novo caminho, a partir da tomada de consciência da população, dos avanços das redes sociais e a influência positiva da internet, sem contar as conquistas proporcionadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Para isso, afirmou o governador aos acadêmicos e professores dos cursos de mestrado e doutorado da Escola Nacional de Administração Pública do Québec, é necessária a coparticipação de todos, pois só assim será possível fazer a América Latina, em especial a América do Sul, avançar no campo econômico-social. Na palestra, ele citou experiências positivas como a gestão da Saúde de Goiás por Organizações Sociais (OSs): “Saúde pública tem jeito. Em Goiás, nossos indicadores melhoraram”.

A conferência na Escola Nacional de Administração Pública do Québec foi aberta pelo ex-secretário estadual de Saúde Fernando Cupertino, que integra a comitiva do governador nas missões oficiais ao Canadá e aos Estados Unidos.

Outro tema abordado por Marconi na conferência foi a questão dos índices de violência no Brasil. Citando dados estatísticos oficiais, ele disse que “a grande incidência de mortes hoje no País está relacionada a jovens, com idade até 28 anos”. Defendeu investimentos na área de Segurança Pública, com a criação de um Fundo Constitucional, a ampliação de programas de inclusão social e “significativos avanços na Educação”.

A conferência do governador despertou a atenção dos alunos da tradicional Escola Nacional de Administração Pública de Québec, especialmente daqueles que desenvolvem estudos socioeconômicos sobre a América Latina e Caribe. A palestra foi traduzida em tempo real nas duas línguas oficiais do Canada – francês e inglês. Após sua exposição inicial, o governador se prontificou e respondeu diversas perguntas dos estudantes.

Nenhum comentário: