segunda-feira, 25 de julho de 2016

Marconi entrega título de cidadania ao funcionário mais antigo do Palácio Conde dos Arcos e  recebe Tarzan de Castro para lançamento de livro

O governador Marconi Perillo participou da entrega de Título de Cidadania Vilaboense ao diretor do Palácio Conde dos Arcos, José Filho, na tarde desta segunda-feira, 25, em solenidade no próprio Palácio. Mais tarde, participou também do lançamento do livro “Vida, lutas e sonhos”, do escritor e militante político Tarzan de Castro.

Marconi disse que é um título justo e parabenizou a Câmara Municipal de Goiás pelo gesto: "José Filho é o guardião desse Palácio. Acho que demorou muito para José Filho receber esse título. Ele sabe de cada detalhe e informação da história do Conde dos Arcos. Nós o consideramos da nossa família, afinal são quase 20 anos de convivência", reconheceu.

José Filho nascido em Bandeirante (MT) cuida do Palácio há 40 anos. Emocionado, ele agradeceu pela homenagem e ressaltou a honra que é trabalhar no museu. A honraria é proporcionada pelo legislativo municipal que tem no seu comando a presidente, vereadora Eliane de Bastos. E a propositura do título a José Filho foi do vereador Jorcelino Santos (Celino).

A prefeita Selma Bastos falou sobre a forma competente e amorosa que José Filho cuida do Palácio: "Essa homenagem é uma representação de como nos sentimos honrados e gratos por tê-lo agora como verdadeiramente um cidadão de Goiás”. 

Participaram da homenagem, os secretários Sérgio Cardoso (Articulação Política), Raquel Teixeira (Seduce) e o superintendente executivo de Cultura, Nasr Chaul.

Livro de Tarzan - Na sequência da agenda, o governador e a primeira-dama, Valéria Perillo, abriram os jardins do Palácio Conde dos Arcos para o lançamento do livro biográfico do escritor Tarzan de Castro “Vida, Lutas e sonhos”. A obra é um balanço de suas múltiplas aventuras políticas no Brasil, na China, no Uruguai no Chile, na França e na antiga União Soviética.

"A história de Tarzan é a história de um grande brasileiro. Quando votei pela primeira vez, votei em Tarzan para deputado estadual exatamente por conhecer sua luta. Estou emocionado em recebê-lo aqui. Fico feliz por este momento que demonstra mais uma vez o caráter democrático de Tarzan", afirmou Marconi.

Tarzan ressaltou em seu discurso sua relação com a cidade de Goiás durante sua juventude.  Aos 78 anos (completa em junho), avalia que chegou o tempo de contar tudo — inclusive sua vida sexual, com guerrilheiras, não-guerrilheiras e até uma freira bela e pudica. Há espaço para histórias bem-humoradas. A obra foi escrita com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás.

Presidente da Associação Goiana de Imprensa, Valterli Guedes, disse que Marconi tem feito um trabalho diferenciado pela cultura de Goiás: "Hoje o nosso Estado conta com um governador que tem preocupação e cuidado com a cultura". Estiveram presentes, no lançamento, personalidades do meio cultural e intelectual da cidade e do Estado.

Nenhum comentário: