quinta-feira, 26 de maio de 2016

Rio Verde: Policiais Civis e Militares Coordenam Operação Que Desbaratou Quadrilha de Tráfico de Drogas


As polícias Civil e Militar, em mais uma clara demonstração de parceria, esforço conjunto e trabalho integrado, realizaram a “Operação Carthago”, em Rio Verde, no Sudoeste do Estado. Desde a última terça-feira (24), cumpriram 40 mandados de busca e apreensão. Duas pessoas foram detidas em função de mandados de prisão que haviam sido expedidos pelo Poder Judiciário; outras 12 foram autuadas em flagrante por envolvimento com tráfico de drogas e roubos.

As forças de segurança do Estado não têm dado trégua no combate à criminalidade. Seja na Capital ou no interior, as ações preventivas, ostensivas e investigativas têm se intensificado gradativamente.


A operação em Rio Verde foi desencadeado após levantamento do Serviço de Inteligência das polícias que detectou pontos de venda de drogas na cidade. Em sete das residências vistoriadas pelos policiais, foi apreendido cerca de R$ 7 mil em espécie, dois carros roubados, vários celulares, munições, câmeras de segurança e um revólver calibre 38 (que havia sido furtado em uma agência dos Correios de Teresópolis), além de drogas como cocaína, ecstasy (580 comprimidos), maconha e crack (200 papelotes prontos para comercialização), somando, ao final, mais de seis quilos de entorpecentes.


A operação contou com 67 policiais militares e 40 agentes da polícia civil lotados na cidade e em municípios da região. Leandro Ferreira Castro e Douglas Oliveira Roseno foram presos em cumprimento de mandados de prisão expedidos pela Justiça; são acusados de roubo. As outras 12 pessoas, incluindo cinco mulheres, foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, receptação e tráfico de drogas.


Titular da 8ª Delegacia Regional de Polícia em Rio Verde, Taísa Antonello fez a associação dos resultados da “Operação Carthago” com a redução de crimes na cidade e região: “Com a prisão de traficantes, verificaremos a diminuição nos crimes patrimoniais”.


Ações constantes
O comandante do 8º CRPM, tenente-coronel Aylon José de Oliveira Júnior, explicou que ações deste porte são realizadas costumeiramente em Rio Verde. “São várias operações aqui na cidade que não têm dia e hora para terminar”. Duas delas tiveram início, por parte da Polícia Militar, já nesta quarta-feira (25), e são intituladas “Duas Rodas” e “Saturação”: estão sendo feitas abordagens em bares e restaurantes de Rio Verde, além da verificação de motociclistas em blitze.


“Já estávamos investigando essas pessoas que praticavam atos criminosos há cerca de 30 dias (sobre a operação Carthago). Foi um trabalho muito importante realizado por meio de parceria entre as polícias Civil e Militar. Durante todo o processo, estávamos trocando informações e isso foi fundamental”, enfatiza o tenente-coronel. Que acrescentou: “A junção de forças é uma das diretrizes da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária. É algo extremamente positivo e que nos ajuda muito no combate ao crime. E essas ações terão continuidade. Nosso foco é avançar sobre a criminalidade, garantindo uma sociedade cada vez mais segura para a população”.


Rio Verde, lembra o comandante, é um dos vários municípios da Região Sudoeste do Estado que foi alvo da “Operação Tolerância Zero”, que reúne, frequentemente, policias civis e militares, além de homens de forças especializadas destas duas corporações.


Jataí
Em Jataí, distante 310 quilômetros da Capital e 90 quilômetros de Rio Verde, a Polícia Militar prendeu cinco pessoas nesta terça-feira (24), todos integrantes de uma organização criminosa suspeitos de um furto a uma concessionária de Rio Verde, na noite de segunda-feira (23). O grupo levou cinco carros - quatro deles já recuperados pela PM.


De acordo com o capitão Antônio Francisco Martins Filho, do 15º Batalhão de Polícia Militar em Jataí, a polícia chegou até os suspeitos após investigações sobre outro roubo de veículos. Na casa de um deles foram apreendidos dois tabletes de drogas e uma pistola calibre 380. O suspeito confessou o roubo à concessionária e levou os militares até uma fazenda onde havia escondido dois dos veículos Renault Duster.


Outra equipe da PM prendeu quatro suspeitos de terem participado deste crime, e com eles foram recuperados outros dois veículos, Renault Oroch e um Renault Fluence, também escondidos em uma fazenda da região. Em depoimento, um dos presos informou que o quinto carro roubado foi levado para Goiânia - a polícia prossegue com as investigações para localizá-lo.


Esta operação em Jataí foi coordenada pelo 15º BPM, que tem como comandante o major Carlos Ailton de Oliveira. O grupo foi preso em flagrante e serão indiciados por formação de quadrilha, furto, tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

Nenhum comentário: