quarta-feira, 4 de maio de 2016

Comando de Operações de Divisa (COD) Apreende Mais de 30 Toneladas de Drogas


Em quatro anos, divisão da PM que atua na área limítrofe do Estado fez apreensões recordes de drogas e desarticulou quadrilhas que atuavam no tráfico internacional de entorpecentes


Desde que foi instalado em abril de 2012, o Comando de Operações de Divisa (COD) da Polícia Militar - ligado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) - desenvolveu importantes ações no combate a crimes como tráfico de armas e de drogas, roubo de cargas, roubos a instituições bancárias e contrabando, entre outros.

Em quatro anos de existência, de acordo com estatísticas divulgadas pela PM, o COD apresentou números expressivos em relação a quantidades de operações realizadas, com saldo positivo nas ações preventivas e repressivas de combate à criminalidade nas regiões das divisas goianas.


Somados, os números contabilizados até a primeira quinzena de abril demonstram que a corporação realizou mais de 150 mil abordagens que resultaram na apreensão de 31,2 toneladas de drogas e na recuperação de 70 veículos roubados. No período, o comando fronteiriço recapturou 94 foragidos da Justiça, apreendeu 108 armas de fogo e prendeu 714 pessoas.


A quase totalidade da droga foi apreendida na região Sul do Estado, nos municípios de Aporé, Cachoeira Alta, Caçu, Chapadão do Céu, Itajá, Itarumã, Itumbiara e Rio Verde.



Ocorrências
O relatório, que fecha os dados dos quatro anos de existência do COD, registra número recorde de 597 ocorrências de diversas naturezas na área de atuação do COD. Entre elas, a apreensão de valor superior a R$ 10 milhões em mercadorias contrabandeadas. Os policiais apreenderam o total de 6,731 milhões de maços de cigarros que entraram ilegalmente no Estado. Houve também 64 ações de apoio policial em casos de combate a roubo a bancos, recuperação de veículos furtados e roubados, intervenções para estabilização de crises em presídios, entre outros.


O resultado das apreensões são frutos de operações estratégicas efetuadas pelo COD Fronteiras que abordaram, em quatro anos, o total de 43.305 veículos, 4.062 motocicletas, além de revistar 6.266 caminhões e 823 ônibus. Quase 100 mil pessoas passaram pela revista dos policiais.



COD em ação
Um homem de 38 anos foi preso por policiais militares do COD durante bloqueio na noite do dia 24 de abril, na GO-020, no município de Ipameri. Ao aproximar-se do bloqueio, o condutor de uma camionete Amarok não obedeceu à ordem de parada e empreendeu fuga. De imediato, a equipe policial iniciou perseguição. Ao conseguir fazer a abordagem, os policiais realizaram os procedimentos operacionais necessários.

Na busca, foram encontrados dois rifles: um fuzil-rifle calibre 762, marca Imbel, com numeração raspada; e outro rifle calibre 22, marca Remington, com silenciador. As duas armas tinham lunetas acopladas. Com o homem foram apreendidas, ainda, uma espingarda Gauge, munições de calibre 12 intactas e deflagradas, tudo sem documentação. O abordado foi conduzido à Delegacia de Polícia de Catalão, juntamente com as armas e munições apreendidas.



Abordagem a ônibus
Durante abordagem também no dia 24 de abril a ônibus da Viação São Luiz, entre Quirinópolis e Caçu, policiais do COD encontraram em poder de N.S., de 16 anos, 13 quilos de maconha. A menor confessou ser natural de São Paulo e que receberia R$ 100 reais pelo transporte da droga. A adolescente e a droga foram encaminhadas para a delegacia de Cachoeira Alta.

Em outra ação na base do Comando de Operações de Divisas na madrugada do mesmo domingo, policiais abordaram ônibus da empresa Nobre, que fazia linha Campo Grande – Goiânia. Dentro do travesseiro do passageiro, Thalisson Jorge da Cunha Velasquez, de 25 anos, os policiais encontraram cerca de 10 kg de maconha. Preso em flagrante, o infrator confessou que a droga seria distribuída em Goiânia. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Cachoeira Alta.

Nenhum comentário: