domingo, 31 de maio de 2015

Sem Patrocínio, Goiás Emite Nota de Repúdio à Caixa Econômica e Critica Governo Federal




O presidente do Goiás, Sérgio Rassi, manifestou nesta sexta-feira, por meio de nota oficial, seu descontentamento com a postura da Caixa Econômica Federal, que não patrocinará o clube esmeraldino. A atual gestão empenhou-se desde o início de 2014 em reduzir a folha salarial e tentar obter todas as certidões negativas necessárias para conseguir o patrocínio. De acordo com Sérgio Rassi, o Goiás só não teve o patrocínio antes porque não tinha as certidões. O GloboEsporte. comtenta contato com a Caixa, que ainda não se posicionou sobre o assunto.

– Estou perplexo com informação recebida e confirmada pela diretoria da Caixa que estamos “fora” do rol de times a serem patrocinados pela mesma em 2015 (…) Como o governo apregoa o rigor fiscal e trabalhista e marginaliza clubes que rezam sistematicamente desta cartilha?? Vejam a performance do GEC, financeiramente, em 2014. Fomos o time com melhor desempenho em termos de balança econômica, com redução de débito em 22% (cerca de 15 milhões de reais), em que pese toda a dificuldade de receita mencionada!! Ao passo que todos os demais times da série A (com exceção do Flamengo) aumentaram seus déficits financeiros – diz um trecho do documento emitido por Rassi.

O Goiás está sem patrocinador master desde maio do ano passado. O clube tem apostado na formação de jogadores e enxugou a folha salarial desde o início da gestão de Sérgio Rassi. Eventualmente a diretoria fecha acordo e estampa marcas de outras empresas em jogos isolados. Outra medida adotada, sobretudo no ano passado, foi tentar lucrar mandando jogos fora de Goiânia – contra o Botafogo, quando cumpria perda de mando e atuou em Juiz de Fora, e contra o Flamengo, quando jogou por conta própria em Cuiabá.

Confira a nota oficial emitida pelo presidente Sérgio Rassi
Estou perplexo com informação recebida e confirmada pela diretoria da Caixa que estamos “fora” do rol de times a serem patrocinados pela mesma em 2015!
Muito claro e certo na minha memória, quando há cerca de 2 anos, na gestão do Dr. Joao Bosco, lá fomos pedir este patrocínio e tivemos como resposta: “o Goiás Esporte Clube há 3 anos consta em nossa lista de intenções e, até o momento só dela não faz parte porque não é detentora das certidões negativas de débito; traga-as que vocês farão parte dessa lista”!!
No início de nossa gestão, há cerca de 14 meses, arregaçamos as mangas de nossas camisas e começamos a trabalhar neste sentido, cortando da própria carne. Obviamente que não por determinação da Caixa…mas por filosofia de trabalho, tendo, contudo, como premiação aos nossos esforços, o dito patrocínio. Tivemos redução brutal das quotas de TV por antecipações praticadas anteriormente, ficamos sem patrocinador máster em nossa camisa desde maio de 2014 e, ainda pior, não tivemos a compreensão de maioria de nossos torcedores que abandonaram os estádios! Ainda neste cenário adverso, instituímos medidas, tais quais, limitação salarial, recolhimento rigoroso de impostos, assim como quitação de dívidas trabalhistas e extrema contenção de gastos, com proibição de contratações de novos funcionários e demissão daqueles considerados supérfluos à instituição. Sob extrema dificuldade cumprimos nossas obrigações salariais em dia, assim como premiações por desempenho. Tivemos a competência de jogadores da base, que subiram ao time principal e, graças a esses heróis gladiadores esmeraldinos, fizemos boa campanha no campeonato nacional, em nenhum momento sob risco de rebaixamento, além da conquista do campeonato goiano de 2015 e a “quase” conquista de bicampeonato em 2014, em condições de exceção, não consolidadas.
Em 2015 muito alarde se fez à medida provisória adotada pelo governo no sentido de moralização fiscal e trabalhista. Batizada como “Proforte”, veio ganhando corpo e discussão ao longo dos meses, com diversas polêmicas e modificações. O Goiás Esporte Clube tem ficado alheio a essa situação, porque não precisa se adequar aos termos da medida! Conseguimos, por esforços próprios, cumprirmos além dos quesitos requeridos! 
Este é o grande paradoxo da questão!! Como o governo apregoa o rigor fiscal e trabalhista e marginaliza clubes que rezam sistematicamente desta cartilha?? Vejam a performance do GEC, financeiramente, em 2014. Fomos o time com melhor desempenho em termos de balança econômica, com redução de débito em 22% (cerca de 15 milhões de reais), em que pese toda a dificuldade de receita mencionada!! Ao passo que todos os demais times da série A (com exceção do Flamengo) aumentaram seus déficits financeiros.
Que país é esse, que vive do corporativismo e apadrinhamento de seus comparsas, praticando o clientelismo dos comissionamentos e superfaturamentos??
Que país é esse que não reconhece o mérito e o trabalho honesto!!
Que não premia o bom aluno ou o bom desempenho?? Que prefere virar as costas aos que prometeu ajudar se assim merecesse!!
Que país é esse governado por um partido há 4 quadriênios que tem “trabalho” em seu nome, mas é o que menos pratica ou reconhece!!
Torcedor esmeraldino, não precisamos desta humilhação!! Vamos estampar em nossa camisa aquilo que orgulhamos em expor! NOSSO PRÓPRIO NOME!!
Venha e assine-a comigo! Vamos mostrar a todos que somos maiores que nossas adversidades! Que esta injustiça nos faça crescer ainda mais, às nossas próprias custas e méritos!
Fonte: Globo Esporte

sábado, 30 de maio de 2015

Assassinato e Suicídio na Praça de Alimentação do Buriti Shopping


A Polícia Civil informou que o guarda civil metropolitano Ewerton Duarte Caldas, de 38 anos, matou a namorada, Juliana Paiva Martins, de 25, após uma briga no Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. “Foi um problema passional. O casal estava tendo uma tensão na própria praça de alimentação que culminou nessa situação trágica”, disse o delegado responsável pelo caso, André Fernandes.

Após disparar contra a vítima, Ewerton atirou na própria cabeça e morreu em um hospital.

Ela foi atingida na cabeça e morreu na hora.

De acordo com informações eles eram namorados mas estavam brigados. Ele teria marcado um encontro no Buriti Shopping.
Antes de cometer o crime, Ewerton trocou mensagens com um amigo através do Whatsapp dizendo que estaria revoltado com "umas coisas" e que tudo em sua vida está "dando tudo errado"


Ele falou que achava que iria fazer uma besteira.

No momento do crime, o shopping ainda estava aberto. Por isso, muitos clientes e funcionários estavam no local. Após o homicídio, a área foi isolada para que os bombeiros pudessem fazer o socorro e, em seguida, os policiais pudessem realizar a perícia.



Ação Requer Reintegração de Posse de Área Pública de Posse do Clube Jaó


O promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo propôs ação civil pública ambiental contra o Município de Goiânia, a empresa loteadora Interestadual Mercantil S.A. e também o Clube de Regatas Jaó, a Promico -Gestão Contratual Ltda., o Sítio Berocan Sociedade Ltda. e o Núcleo de Preservação Ambiental Bioparque Jaó em razão do uso particular de áreas de preservação ambiental.

Conforme apontado na ação, ao longo dos anos, áreas verdes e espaços livres do Setor Jaó, destinadas originalmente para a implantação de uma unidade de conservação denominada Parque Jaó, foram indevidamente alienadas pelas Interestadual Mercantil para os demais acionados e, atualmente, está sendo utilizada privativamente por parte do Clube de Regatas Jaó e Bioparque Jaó.

Segundo destacado pelo promotor, a ação pretende cessar o uso privado de áreas públicas de preservação ambiental, impedir novas instalações e construções no local e visa ainda à desocupação e restauração ambiental da unidade de conservação. Além disso, o promotor requer que sejam anuladas as alienações indevidas realizadas pela Interestadual Mercantil, com a consequente anulação dos atos de registro imobiliário que alteraram o domínio público municipal para o domínio particular. Por fim, a ação pretende que seja determinada a reintegração de posse da área à coletividade e determinar ao Município a implementação da unidade de conservação, já que “a área é um espaço livre de uso comum do povo com esta destinação específica”, afirmou o promotor.

Entenda 
De acordo com o promotor, nos últimos anos, as Promotorias de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo de Goiânia instauraram diversos procedimentos investigatórios relativos a variadas questões ambientais e urbanísticas do parcelamento urbano do Setor Jaó. Dessa forma, foram apuradas notícias de degradação ambiental decorrentes de destruição de áreas de preservação permanente, ocupação de áreas públicas institucionais destinadas ao uso coletivo e à proteção ambiental, existência de nascentes em áreas parceladas, danos ambientais decorrentes da ausência de implantação de unidades de conservação e aterramento em áreas brejosas.

Além das investigações realizadas pela 15ª Promotoria de Justiça, exclusivamente em relação a ocupações e alienações de áreas públicas em todo o Setor Jaó, a 81ª Promotoria de Justiça de Goiânia começou a apurar, em 2011, ocupações de áreas de preservação permanente, áreas verdes e áreas públicas pelo Clube Jaó. Dessas investigações, levantou-se a irregularidade apontada na ação, a alienação e ocupação privada de áreas públicas e bens de uso comum, mais precisamente as áreas localizadas entre a Rua Paraná e a margem direita do Córrego Jaó, iniciando na confluência da Rua J-47 até a Rua da Divisa. 

O promotor ressalta que o Clube de Regatas Jaó e o Bioparque Jaó fazem o uso privado da área pública para fins de preservação ambiental, especialmente das áreas de preservação permanente, que garantem a qualidade da água do Córrego Jaó, com o fim de garantir o abastecimento de atrações da entidade recreativa, com água despoluída. Contudo, apesar da destinação ambiental feita pelos réus, há a apropriação privada, por parte deles, de terras públicas de uso comum do povo, num verdadeiro esquema de grilagem de terras. 

O promotor assevera ainda que, “diante dessa grilagem de terras públicas ambientais, o Município de Goiânia posta-se em situação de inércia e descura-se no exercício de suas obrigações constitucionais de proteção ao patrimônio público e de tutela ao meio ambiente, uma vez que está sendo conivente com a usurpação do patrimônio público, pois não adota nenhuma medida para reaver os bens públicos que lhe foram confirmados para guarda”. (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Acho Requer Que Sejam Suspensos Repasses de Recursos Públicos do Município de Catalão Para o Crac

A suspensão imediata de novos repasses de verbas do município de Catalão ao Clube Recreativo e Atlético Catalano (Crac), previstas no Termo de Convênio nº 3/2015. Esta é a principal medida liminar requisitada pela promotora de Justiça Ariete Cristina Rodrigues Vale em ação de improbidade administrativa proposta contra o prefeito Jardel Sebba, o município de Catalão e o clube esportivo.

Segundo sustentado pela promotora, a Lei Municipal nº 3.210/2015 autorizou o município a firmar convênio e a conceder contribuição financeira destinada ao incentivo desportivo educacional e de rendimento, por intermédio do Crac. O convênio previa a obrigação de oferecer um total de R$ 920 mil, que seriam repassados em oito parcelas, a partir de janeiro. A primeira parcela seria de R$ 240 mil, duas de R$ 180 mil, uma de R$ 80 mil e as quatro restantes de R$ 60 mil. 

Ocorre que, em vez de ser utilizado para o desporto educacional, os recursos até agora repassados, que totalizam R$ 740 mil, foram usados para o pagamento de salários de jogadores, comissão técnica do time e despesas para manutenção do time profissional. Na ação, a promotora observa que, na relação de atletas da categoria de base (sub-20) informada pelo clube, constava o pagamento de sete bolsas-atleta in natura, que consiste em auxílio-alimentação e moradia. Contudo, no fluxo de caixa do clube não consta sequer uma saída para atender os atletas.

Para a promotora, “o incentivo à prática do esporte é dever da administração pública e um direito do cidadão, entretanto, a aplicação de vultosas somas de dinheiro público para propiciar a participação de um time de futebol profissional em campeonatos estaduais, enquanto a rede de saúde pública municipal carece de recursos para o seu adequado funcionamento, apresenta-se como um verdadeiro contrassenso”. 
Sobre esta questão das prioridades do município, ela apontou que, na mesma época da celebração do convênio, o promotor de Justiça Cláudio Braga Lima, que atua na área de saúde, propôs ação civil pública contra o município em razão da situação precária da prestação dos serviços públicos de saúde. Veja sobre esta ação no Saiba Mais.

De acordo com a promotora, “mais grave ainda é que as deficiências nos serviços de saúde disponibilizados para a comunidade local vinham sendo verificadas e questionadas mesmo antes da celebração do convênio entre o município de Catalão e o Crac, contudo, mesmo assim, fechando os olhos para as necessidades básicas e vitais do povo catalano, incindindo da velha tática do 'pão e circo', o município entendeu mais conveniente celebrar o convênio ora questionado e garantir, de fato, os repasses nas datas pactuadas, em vez de investir no sistema de saúde”. Ela pontuou ainda que o município sequer possui uma ambulância com UTI, veículo que tem valor estimado em R$ 130 mil e poderia ser adquirido pelo município.


A medida liminar, de acordo com Ariete Cristina Vale, é imprescindível para impedir o repasse do restante do valor previsto no convênio, no valor de R$ R$ 180 mil. No mérito da ação é requerida a condenação do município na obrigação de não celebrar convênios com o Crac prevendo repasse de subvenções financeiras para o time de futebol profissional e ainda que os três réus sejam condenados, solidariamente, a ressarcirem os valores pagos pelo município ao clube. Ao prefeito Jardel Sebba é pedida a condenação pela prática de ato de improbidade administrativa, conforme previsto no artigo 12 da Lei nº 8.429/1992. (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - foto: Sione Pires Guimarães)

Ação Exige Que Município de Itumbiara Promova Adaptações de Acessibilidade no Estádio JK

Visão parcial das arquibancadas do Estádio JK
O promotor de Justiça Marcelo de Freitas propôs ação civil pública contra o município de Itumbiara para que promova, em caráter de urgência, adequações de acessibilidade no Estádio Municipal Juscelino Kubitschek. Entre as irregularidades apontadas estão a falta de guichês de bilheteria para atendimento preferencial e com possibilidades físicas de atendimento adequado às pessoas com deficiência; banheiros (masculino/feminino) gerais e exclusivos sem acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; rampas que não atendem aos requisitos normativos, além da falta de acessibilidade da arquibancada coberta, das tribunas de honra e dos bares. Confira aqui a íntegra da ação, com a relação total das irregularidades.

Assim, em caráter liminar, é pedido que o município apresente, no prazo de 120 dias, projeto para adaptação do estádio às regras de acessibilidade prevista nas normas técnicas e, ainda, que o município se abstenha de construir, reformar ou ampliar, aprovar, licenciar ou emitir certificado de conclusão de projeto arquitetônico referente ao estádio sem o atestado de atendimento às regras de acessibilidade. No mérito da ação é pedida a determinação ao município da obrigação de adaptar o estádio às regras de acessibilidade.

Tentativa de resolução 
De acordo com o promotor Marcelo de Freitas, desde 2010 a prefeitura tem ciência da falta de adequação do estádio às pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. Prova disso é um laudo produzido pelo próprio município, que apontava a falta de banheiros adaptados e uma série de outras restrições de mobilidade no local. Numa segunda inspeção, feita também pela prefeitura, no ano de 2011, a Vigilância Sanitária constatou que não houve qualquer melhora da situação, mantendo-se a falta de sanitários com acessibilidade. 

No terceiro laudo consecutivo produzido pela Vigilância Sanitária Municipal, as mesmas irregularidades foram percebidas. Dessa forma, a 5ª Promotoria de Itumbiara requisitou informações sobre eventuais soluções dos problemas encontrados, e a realização de nova inspeção do estádio. No entanto, a Vigilância Sanitária informou apenas que as irregularidades persistiam e que providências seriam tomadas para a construção dos banheiros adaptados.

Desse modo, durante todo o ano de 2012, nenhuma providência foi tomada. Em 2013, o MP reuniu-se com o secretário municipal de Esportes e Lazer de Itumbiara para esclarecer sobre a importância das adequações, e, novamente, nada foi feito. No ano passado, novo laudo técnico de vistoria foi feito e as conclusões foram as mesmas, tendo sido ainda corroborada a falta de acessibilidade do local pela perícia técnica em engenharia do MP-GO.

Segundo pondera o promotor, a omissão do município é ainda mais grave quando ele mesmo, por meio de laudos técnicos, atesta a facilidade de adequação às normas de acessibilidade. “Em essência, as circunstâncias indicam o seguinte: o Estádio JK não possui acessibilidade e o seu proprietário, no caso o município de Itumbiara, não apresenta qualquer interesse em adequá-lo”, afirmou. Ele acrescenta ainda que é patente o fato de que a ausência de acessibilidade gera humilhação e, portanto, indignidade para aqueles que, exatamente por apresentar deficiência, reclamariam uma maior proteção.

(Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - fotos: Perícia Técnica em Engenharia do MP-GO)

Justiça Determina Mudança de Cores de Viaturas da PM


Acolhendo pedido feito pelo promotor de Justiça Fernando Krebs em ação civil pública contra o Estado de Goiás, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Ricardo Prata, proibiu que as viaturas da Polícia Militar tenham, predominantemente, as cores azul e amarelo. A decisão determina ainda que as viaturas sejam plotadas das cores da bandeira do Estado de Goiás, ou seja, verde e amarelo. 

Em 2012, Fernando Krebs acionou o Estado, afirmando que tons de azul e amarelo, que são predominantes nos carros da PM, são os mesmos utilizados pelo governador Marconi Perillo em suas campanhas políticas e representam também seu partido político, o PSDB. Ele ainda questionou explicações por parte do Estado quanto aos critérios utilizados para o uso dessas cores. 

Antes da ação, o promotor havia expedido uma recomendação para que o Estado inserisse uma faixa verde nas viaturas para maior equilíbrio da composição visual, o que, embora acatado em documento, não foi cumprido pela administração. Ele relatou ainda que, em 2012, Goiás efetivou a locação de 1.909 viaturas, objeto de contrato firmado com a empresa CS Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais Ltda que plotou os carros nas cores azul e amarelo. Em razão disso, a empresa é também ré na ação.

Sendo assim, o promotor requereu liminarmente à época que a empresa fosse obrigada a plotar os veículos com as cores verde, vermelho e preto, tradicionais da corporação e de acordo com as logomarcas convencionais, bem como a que se proibisse o Estado em usar outras cores e símbolos que possam, mesmo que indiretamente, promover autoridades e partidos políticos.

De acordo com o juiz, a primeira parte do pedido feito por Fernando Krebs merece ser acolhida, “uma vez que a inclusão da cor verde faz-se necessária, a fim de representar todas as cores da bandeira do Estado de Goiás, sob pena de que se faça alusão apenas às cores do PSDB”, afirmou. 

Porém, Ricardo Prata não acolheu totalmente os pedidos feitos pelo promotor, quanto a inserção das cores vermelha, verde e preta. Pois, segundo ele, esse pedido é improcedente, “principalmente pelo fato de que essas mesmas cores também fazem alusão ao partido político do PMDB, o que não se pode admitir”. 

Sendo assim, a sentença estabeleceu que o Estado de Goiás está proibido de usar predominantemente as cores azul e amarelo nas viaturas da PM e deve. Além disso, o juiz condenou a empresa CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais Ltda ao pagamento de 50% dos custos das plotagens. Clique aqui para ver a sentença. 

(Texto: Samiha Sarhan/Estagiária da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Supervisora de Estágio: Ana Cristina Arruda)

Promotor Recomenda Anulação de Concurso da Câmara de Pontalina

O promotor de Justiça Guilherme Vicente de Oliveira recomendou à Câmara Municipal de Pontalina a anulação, no prazo de 10 dias, do processo licitatório deflagrado pelo Edital nº 6/2014 e, por consequência, o Contrato Administrativo nº 8/2014, firmado com a Empresa Brasileira de Concursos (Embracon), contratada para a realização de concurso público do órgão.

Segundo sustentado pelo promotor, a licitação tem irregularidades insanáveis, entre elas a declaração de saldo orçamentário firmada por profissional que não faz parte do quadro de servidores nem de prestadores de serviços da Câmara de Pontalina, portanto, agente incompetente para a pártica do ato e pareceres jurídicos firmados por advogado não pertencente ao Poder Legislativo. Foi constatada ainda a ausência de carimbo e numeração das páginas dos autos do procedimento licitatório, o que compromete idoneidade e, consequentemente, a moralidade do processo. E, por fim, foi observada a previsão contratual de depósito da taxa de inscrições diretamente na conta da Embracon, apesar de os valores possuírem natureza escancaradamente tributária, sendo, portanto, recurso público.

Na recomendação, Guilherme Vicente alerta que a manutenção das irregularidades detectadas no certame licitatório e no contrato administrativo pode ser alvo de investigação em inquérito civil público, redundando em ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública punível com perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público, sem prejuízo da ação penal por eventual crime.

O concurso é destinado ao provimento dos cargos de procurador jurídico, contador, controlador interno, assistente contábil, executor administrativo, auxiliar de recepção, motorista, agente de vigilância e auxiliar de serviços gerais.

 (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - foto: Banco de Imagem)

Túlio Isac Assina Contrato Com TV Goiânia - BAND


O apresentador Túlio Isac assinou contrato com a TV Goiânia -BAND, onde irá apresentar o programa Túlio Isac,  que por durante muitos anos, foi exibido pela TV Brasil Central.


O contrato tem duração de 1 ano e pode ser renovado. O programa Túlio Isac será exibido aos sábados as 10:00hs. A estreia será dia 4 de Julho.


Túlio Isac na TV Goiânia BAND
Posted by Cleuber Carlos Nascimento on Sexta, 29 de maio de 2015

I Seminário De Perda Auditiva do Trabalhador de Goiás

Centenas de trabalhadores goianos sofrem, gradativamente, a perda auditiva em função da falta de prevenção e uso dos equipamentos de proteção coletiva e individual. O problema atinge principalmente profissionais que ficam expostos a ruídos, entre os quais empregados da construção civil, de siderúrgicas, frigoríficos, do trânsito e indústrias. Com o objetivo de discutir as formas efetivas de prevenção a este agravo econscientizar os profissionais de saúde para a notificação da perda auditiva, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador/SUVISA/SES-GO, realiza no dia 29 de junho de 2015, das 13 às 18 h, o I Seminário de Saúde Auditiva do Trabalhador em Goiás.

O evento é resultado de uma parceria firmada entre a SES-GO, o Departamento de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST Regional de Goiânia. Ele está programado para acontecer no Auditório da Área I da PUC com a presença de aproximadamente 100 profissionais, entre os quais fonoaudiólogos, médicos do trabalho e acadêmicos da área. As fonoaudiólogas da Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador informam que a perda auditiva ocorre a longo prazo, em função da sobrecarga de ruídos no ambiente de trabalho e destacam que a perda auditiva é irreversível, mas não é incapacitante para o trabalho.

Durante o seminário, os organizadores do evento conscientizarão o público sobre a importância da prevenção. Além disso, esclarecerão os profissionais que atuam em clínicas de medicina ocupacional a diagnosticar e notificar os casos de perda auditiva. As fonoaudiólogas afirmam que a notificação é imprescindível para que o poder público conheça a dimensão do problema para a estruturação e implementação de políticas públicas efetivas, capazes de prevenir a ocorrência do agravo.


Evento – 1º Seminário de Saúde Auditiva do Trabalhador em Goiás

Data – 29 de maio de 2015

Horário – 13 horas às 18 horas

Local – Auditório da PUC, Área I – Praça Universitária

Professor Chinês Que Estuprou 21 Alunas é Executado

Um professor foi executado ontem na China. Entre os anos de 2011 e 2012 o homem abusou sexualmente de 26 menores.

Li Jishun que trabalhava numa escola primária de Gansu, confessou os crimes. Ele se declarou culpado de ter abusado das 26 meninas com idade entre 4 e 11 anos sendo que 21 delas foram estupradas.

Li cometeu os crimes nas salas de aula, nos dormitórios do colégio e em uma floresta nas proximidades da escola.

Segundo o Supremo Tribunal Popular a pena foi aplicada porque Jishun, que cometeu todos os crimes em apenas um ano, representava “uma grave ameaça para a sociedade” e considerou a pena apropriada.

A população apoiou de forma maciça a execução.

Ceasa Tem Boas Notícias Para o Consumidor

Vários produtos comercializados no mercado atacadista da Ceasa-GO sofreram alteração de preço para baixo.

Uma boa notícia: A cotação de preços dos produtos hortifrutigranjeiros comercializados, na Ceasa-GO, fecha o mês com uma tendência de queda. No início de Maio, os consumidores foram surpreendidos com o aumento no preço de alguns produtos. A vagem chegou a subir 225% e o chuchu 100%. Do dia 08 até hoje, a vagem sofreu uma redução 40% no preço e o tomate saladete de 33%. A batatinha, a cenoura, o pepino comum, o pimentão e à abóbora kabotiá também tiveram redução nos preços. Neste mesmo período, o jiló teve aumento de 50% e o chuchu de 33%. Grande parte dos produtos permaneceu com os preços estáveis. Entre eles estão o repolho, pepino colunião e a banana prata.







Dirigentes Que Apoiam Corrupção Reelege Blatter Presidente da FIFA

Joseph Blatter seguirá no comando da Fifa até 2019. Na tarde desta sexta-feira, durante o 65° Congresso da Fifa, o príncipe jordaniano Ali bin Al-Hussein retirou a sua candidatura após o primeiro turno e Blatter, que está no cargo desde 1998, foi reeleito.


— Eu estarei no comando desta nau que chamamos de Fifa para trazê-la de volta à orla para que o futebol seja jogado em qualquer lugar. Não sou perfeito, mas faremos um bom trabalho juntos. Juntos, vamos em frente. 

Até há alguns dias, o presidente Blatter era amplamente favorito a vencer a eleição. Mas devido aos acontecimentos dos últimos dias, várias entidades nacionais, e até mesmo a Uefa, que comanda o futebol na Europa, declararam o voto ao príncipe jordaniano. Os episódios acabaram sendo decisivos para que o pleito desta sexta-feira mudasse de figura.

Neste primeiro turno, Blatter teve 133 dos votos, contra 73 do rival, além de mais três abstenções. Para conseguir vencer a eleição logo no primeiro turno, seria necessário conseguir pelo menos dois terços das escolhas. No entanto, antes que a segunda parte da eleição fosse disputada, Ali desistiu do pleito.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Operação Acrônimo: Polícia Federal Cumpre Mandados em Brasília e Mais 3 Estados

Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou hoje (29) a Operação Acrônimo que tem como objetivo combater uma organização criminosa investigada por lavagem de dinheiro em Brasília. A operação é resultado de uma investigação iniciada em outubro do ano passado quando a PF localizou e apreendeu R$ 113 mil em uma aeronave que chegava ao Aeroporto de Brasília.
Cerca de 400 policiais cumprem 90 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. As equipes de policiais envolvidos nas ações de hoje realizam buscas em cerca de 30 endereços de pessoas físicas e 60 pessoas jurídicas.
O objetivo é localizar eventuais documentos, valores e mídias que possam esclarecer a suspeita de que os valores que circulavam nas contas de pessoas físicas e jurídicas ligadas aos investigados vinham da inexecução e de sobrepreço praticados pelo grupo em contratos com órgãos públicos federais.
Para ocultar a origem criminosa do dinheiro, os investigados empregavam a técnica de smurffing – que consiste na tentativa de evitar a identificação de movimentações fracionando os valores – além da chamada confusão patrimonial e do extensivo uso de pessoas interpostas, os “laranjas”.
Ao longo dos quase 8 meses de investigação, os policiais realizaram acompanhamentos dos suspeitos, além de vigilâncias.. As equipes de investigação também se detiveram sobre os dados existentes nos notebooks, smartphones, tablets, além de outros dispositivos e mídias apreendidos durante a ação no ano passado, cujos acessos foram autorizados pela Justiça. No total, mais de 600 GB de informação relevante foram analisados, cruzados com outras fontes e bases de dados, além de passarem por um atento trabalho de mineração de dados.
Entre as medidas determinadas pela Justiça Federal está o sequestro de um bimotor turboélice avaliado em R$ 2 milhões.

A casa da primeira-dama de Minas Gerais, Carolina Oliveira Pimentel, mulher do governador Fernando Pimentel, foi um dos alvos na manhã desta sexta-feira da Operação Acrônimo, da PF.

 O nome da Operação
O nome da operação é uma referência ao fato de que o prefixo da aeronave onde foram localizados os valores é uma sigla formada pelas iniciais dos nomes de familiares do principal investigado da operação.

Marconi Garante Apoio ao Festival de Nova Veneza nos Próximos Três Anos

Ao abrir o evento, na noite de ontem, o governador disse se sentir honrado por ter visto o nascimento do festival e sua consolidação como tradição no Estado


O governador Marconi Perillo participou, na noite desta quinta-feira, 28, juntamente com o prefeito de Nova Veneza, Valdemar Costa, da abertura do 11° Festival Italiano de Cultura e Gastronomia da cidade. “É com muita alegria e honra que o Governo de Goiás apoia, mais uma vez, o Festival Gastronômico de Nova Veneza. Desde que assumi a primeira vez o governo, sempre procurei apoiar a iniciativa. Esse festival já pertence ao Brasil. É feito com muita organização e amor”, disse o governador. Na chegada, ele cumprimentou moradores e lideranças que o aguardavam.

O festival de Nova Veneza é o pioneiro dentre os festivais gastronômicos goianos e em todas as suas edições recebeu o apoio do governo do Estado. Desde a primeira edição do evento, Marconi tem garantido apoio ao evento, auxiliado pela bancada de deputados na Assembleia Legislativa, que direcionam emendas para ajudar na infraestrutura do festival, que deve receber, nesta edição, 100 mil visitantes de Goiás e de outros estados, segundo previsão dos organizadores. O Governo do Estado liberou R$ 350 mil para sua realização, que também somou R$ 150 mil de emenda do deputado estadual Chiquinho Oliveira.

"Resgatar a cultura italiana é muito rico para todos nós. Resgatamos, assim, a cultura italiana e a nossa. Não há nada mais importante para a história de um Estado que preservar a arte, a música e a gastronomia. Parabenizo a cada um. Desde o prefeito até o cidadão que ajuda a colocar de pé esta tradição. Quero garantir, nos próximos três anos de governo, o apoio, a parceria e os recursos do governo para realizar essa festa", declarou Marconi, ovacionado pelos presentes. "O senhor, prefeito, pode contar com nosso integral apoio para manter essa tradição", completou.

"É muita alegria estar aqui como deputado estadual dessa cidade. É muito gratificante ver essa festa se realizar mais uma vez com a parceria do senhor, governador. Parabéns à cidade pela festa linda. E a todos que somaram para que ela possa acontecer", disse o parlamentar Chiquinho Oliveira.

Secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto comentou que esse foi o primeiro recurso liberado pelo Estado para eventos esse ano. "E foi merecido. Esse foi o primeiro festival do Estado. É uma festa linda. Agradeço pelo carinho da cidade. Quero parabenizar a todos que fazem desse evento um dos mais especiais de Goiás", declarou.

O prefeito de Nova Veneza, Valdemar Costa, enalteceu a presença do governador na abertura do Festival. "O senhor prometeu que vinha e veio. É muita honra recebê-lo aqui nessa 11ª edição. Nesse dia tão especial quero agradecer a todos presentes, aos patrocinadores e ao Governo de Goiás. Nosso festival é um sucesso no Estado", enfatizou, emocionado.

O baile de máscaras ao estilo veneziano promete ser o grande destaque da festa. Ao som de tradicionais músicas italianas, será realizado, hoje, a partir das 21:00 horas, o VII Baile de Máscaras: Carnavale Di Venezia, conhecido como Carnaval de Máscara de Nova Veneza.

José Eliton Entrega Obras e Benefícios em Municípios do Vale do Araguaia

Vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico 
percorreu Faina, Araguapaz e Nova Crixás


O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, percorreu nesta quinta-feira (28/05), três municípios do Vale do Araguaia. Como representante do governador Marconi Perillo, entregou obras e benefícios para as populações de Faina, Araguapaz e Nova Crixás. Ele estava acompanhado do presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, dos deputados estaduais Valcenor Braz (PTB) e Talles Barreto (PTB).

Em Faina, foram inauguradas as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Materno Infantil. A obra teve início em fevereiro do ano passado e contou com investimentos de R$ 350 mil do governo, além de uma emenda aprovada na Assembleia Legislativa pelo deputado José Vitti no valor de R$ 100 mil. Foram construídas quatro novas salas, adquiridos novos equipamentos e realizada a reforma geral na estrutura da unidade.

José Eliton destacou sua satisfação em retornar a Faina para entregar as obras. “Enche-nos de orgulho ver realizado esse sonho da população”, afirmou ao reforçar a importância de fortalecer as instituições. “O conceito de saúde pública foi reformulado nesse governo”, concluiu. Ainda no município, José Eliton entregou cheques para reforma da Escola Municipal Pereira Borges no valor de R$ 40 mil, sendo a primeira parcela de um total de R$ 110 mil.

A comunidade Xeroderma de Araras, povoado a 40 km de Faina, recebeu do vice-governador 15 Cheques Moradia para reforma de suas casas, num total de R$ 45 mil. Segundo dados da Associação da Comunidade, são mais de 300 pessoas integrando o grupo portador de xeroderma pigmentoso. Com o cheque, as residências poderão ser adaptadas às condições ideais para os portadores da síndrome: janelas com vidros escuros e lâmpadas especiais, por exemplo.

O prefeito Paulinho do Lino, emocionado, falou sobre a importância do hospital. “Agora estamos de braços abertos para receber a população com conforto e muito mais qualidade”, disse. Ele agradeceu ao governador Marconi Perillo e ao vice-governador, José Eliton, a quem chamou de “companheiro muito presente na vida da cidade”.

Araguapaz
Em Araguapaz, José Eliton inaugurou o ginásio de esportes da cidade, entregou casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, Cheques Moradias - Modalidade Reforma e ainda visitou importantes obras do município que fica a 259 quilômetros da Capital.

O Ginásio de Esportes Augusto Irineu estava desativado há mais de uma década e agora voltará a ser local de lazer para os moradores de Araguapaz. A obra da reforma, entregue nesta manhã, foi realizada por meio de um convênio da prefeitura municipal com a extinta Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), hoje incorporada à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), no valor de R$ 50 mil.

Na oportunidade, José Eliton, agradeceu ao prefeito Fausto Brito e sua esposa Margareth Irineu, pela dedicação à cidade. “Este casal é um referencial em Goiás, pois tem um belíssimo trabalho realizado na representação desse município”, disse.

O vice-governador falou da satisfação em “ver o dinheiro público bem aplicado, a compreensão de líderes que se preocupam efetivamente com o futuro da cidade”, relatou ao parabenizar o prefeito pelas obras realizadas.

No município, José Eliton e o presidente da Agehab, Luiz Stival, entregaram 64 Cheques Mais Moradia, na modalidade reforma, cada um no valor de R$ 3 mil. Além desses cheques, em breve os moradores da cidade receberão outros 136 para totalizar 200 Cheques Reforma. Outras 26 famílias receberam as chaves de suas casas. As unidades foram construídas pelo Governo de Goiás em parceria com o programa Oferta Pública Sub-50/II, do governo federal, com investimento total de R$ 810 mil.

Ainda durante a visita, José Eliton entregou 35 mil metros quadrados de asfalto urbano. A obra foi realizada por meio do Programa Rodovida Urbano, da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), e foram investidos R$ 1 milhão nesta obra que beneficia em média, cinco bairros da cidade.

O centro cirúrgico do hospital que foi interditado em 2011, voltará a atender e realizar partos cesarianos. Caso que não acontecia há mais de 10 anos. A obra foi possível por meio de um convênio da prefeitura com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) no valor de R$ 500 mil. A previsão para conclusão da obra é setembro deste ano.

Nova Crixás
Encerrando o giro pela região do Vale do Araguaia, José Eliton visitou Nova Crixás. Na cidade, fez a entrega da primeira etapa do Cheque Moradia – modalidade Reforma, com valor de R$ 83,2 mil, atendendo inicialmente 30 famílias (no total serão beneficiadas 100 famílias); e 40 casas populares, numa parceria entre os governos estadual, por meio da Agehab, e federal, envolvendo valores na ordem de R$ 1,2 milhão.

Na solenidade, José Eliton destacou que os benefícios entregues pelo governo do Estado oferecem garantia de tranquilidade para a população. “Todos os beneficiados são pessoas que precisam muito dessa ajuda do governo”, disse. Ele também afirmou que visitava Nova Crixás com um olhar diferente. “Vim para conhecer os problemas e para, juntos, buscarmos soluções”, garantiu.

A prefeita Gleiva Gomes listou algumas importantes obras realizadas pelo governo de Goiás, reforçando os investimentos citados por José Eliton. Segundo ela, cerca de R$ 100 milhões do Tesouro Estadual foram investidos nos últimos anos. Após a solenidade na Câmara, o vice-governador e comitiva visitaram a senhora Leonice da Silva, que recebeu das mãos de José Eliton a escritura de sua casa.

Na visita, José Eliton foi recebido na Câmara Municipal pela prefeita Gleiva Gomes, o vice Laudemiro Santos, pelo presidente da Câmara Municipal, Flávio Rosa (Neinho) e vereadores, além do ex-prefeito José Maria Gontijo. 

Fotos: Jota Eurípedes e André Saddi

Sistema de Saúde de Goiás é Elogiado por Site de Brasília

Portal atribui sucesso às OSs que fazem a gestão de diversas unidades no Estado


O site de notícias QuidNovi, um dos mais acessados do Distrito Federal, publicou editorial que compara os sistemas de saúde do Governo de Goiás e do DF. De acordo com o texto, sob o título “Solução para o caos”, em Goiás, os acompanhamentos em tempo real do sistema de atendimento, financeiro e compras, realizados pelas Organizações Sociais (OSs) que fazem a gestão do Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo), Hospital Materno Infantil (HMI) e Hospital Doenças Tropicais (HDT), se tornaram referência no Brasil.

O editorial lembra que Goiás é visitado constantemente por secretários de saúde e governadores de outros estados, com intuito de conhecer o que classificou de “sucesso alcançado da terceirização.” Diz ainda que em visita a Goiás, o secretário Justiça e Cidadania do DF, João Carlos Souto, conheceu o sistema de Saúde “e saiu encantado com o projeto.”

De acordo com o QuidNovi, o Governo do DF ainda não transferiu a gestão de nenhuma unidade de saúde para uma OS por problemas da atual legislação local.

Deputado Marcos Abrão Recebe Título de Cidadão Palmeirense

No último dia 25 de maio, o deputado federal Marcos Abrão (PPS) se tornou o mais novo cidadão palmeirense. O título foi entregue ao parlamentar na Câmara de Vereadores durante sessão solene, que contou com a presença de familiares e autoridades do estado e do município. A proposta foi de autoria do vereador palmeirense Leon Deniz (PPS). Marcos Abrão compareceu à cerimônia acompanhado por sua esposa, Luana Brandão, de seus pais, Mário Roriz e leda Abrão, sua tia, senadora Lúcia Vânia e de sua prima à secretária de Fazenda do governo de Goiás, Ana Carla Abrão Costa.

A sessão solene contou com as presenças do prefeito do município, Alberane Marques (PSDB), do presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Terra Nova, do representante do governador Marconi Perillo, Henrique Tibúrcio, secretário de Governo e do presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Antônio Stival, entre outras autoridades. 

Ao agradecer a homenagem, emocionado o deputado Marcos Abrão lembrou aos presentes da vitória dos moradores do município que ganharam mais de 700 casas, quando, por não possuir mais de 50 mil habitantes, ao município só caberiam 50 unidades habitacionais. “Antes mesmo de eu me tornar deputado, o município de Palmeiras receberia apenas 50 casas, mas eu, o prefeito e os vereadores fomos até Brasília e conseguimos reverter a situação ganhando as mais de 700 casas”, disse ele.

Marcos Abrão fez um alerta aos presentes ponderando que, atualmente, a população tem dificuldades em acreditarem políticos e representantes que não tenham servidos prestados. “Então, precisamos reverter esse papel. Precisamos servir e não sermos servidos”, afirmou Abrão. Ele relembrou ainda que obteve 4.307 votos de confiança no município, “o que me faz ser um representante legal de Palmeiras”.

Abrão agradeceu o reconhecimento e fez questão de lembrar sua proximidade com o prefeito Alberane Marques. “Agradeço ao prefeito, meu amigo de faculdade, que tem me dado incondicional apoio. Agradeço a todos os vereadores e em especial ao criador desta propositura, o vereador Leon Deniz e também ao presidente desta Casa, vereador Ailton Terra Nova, que é um homem sério, trabalhador e que está habilitado a alçar voos maiores na política de Palmeiras”, disse o deputado.

Ao saldar o agraciado da noite, o presidente da Agehab, Luiz Stival, agradeceu o deputado pelos relevantes serviços prestados ao município e ao estado de Goiás. “Ele é merecedor de todos homenagens. Tenho a honra e o enorme desafio de sucedê-lo no comando da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Gestor público moderno e arrojado, Marcos Abrão ajudou o governador Marconi Perillo a transformar o estado de Goiás em referência nacional na execução de políticas públicas na área de moradia de interesse social”, disse Stival.

O presidente da Agehab lembrou ainda que em sua passagem pela presidência da Agência, Marcos Abrão conseguiu estruturar a companhia, tornado-a ágil e moderna, para que atuasse nos 246 municípios goianos e pudesse levar moradia de qualidade, legalização de bairros e escrituração de imóveis para milhares de famílias. “Com a mesma determinação e brilhantismo está fazendo na Câmara Federal um trabalho de altíssimo nível que orgulha a todos nós goianos. “É uma voz qualificada no Congresso Nacional em defesa de Goiás, dos municípios, e do desenvolvimento urbano justo e equilibrado”, afirmou. 

“Esse título é uma forma de reconhecer e fortalecer a luta do deputado Marcos Abrão em trazer melhorias para nossa querida Palmeiras”, afirmou o vereador Leon Deniz (PSD) autor da propositura, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Palmeiras. O prefeito do município, Alberane Marques, relembrou a participação decisiva do deputado no projeto habitacional Maria Pires Perillo, empreendimento com 740 casas em construção, na entrega de escrituras para os moradores do Tempo Novo e em outras ações. “Ele fez por merecer o título de cidadão palmeirense”, garantiu o prefeito.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

EXCLUSIVO: Mundial de Futsal de 2008 no Brasil Também Será Investigado

Ricardo Teixeira, Hideraldo e Blatter
Que o futebol brasileiro não será mais o mesmo após a investigação promovida pelo FBI não há dúvida. A repercussão das prisões de dirigentes da FIFA farão que cartolas pensem muito antes de cometer alguma irregularidade.

Espera-se que o esporte seja passado a limpo e que todos aqueles que se aproveitaram indevidamente dos cargos sejam responsabilizados e penalizados.

Além do futebol, a investigação promovida pelo FBI deve atingir também o futsal e o beach soccer.

As autoridades americanas já divulgaram que irão investigar a Copa do Mundo de 2014. 

Outro evento realizado no Brasil também está sob investigação – o Mundial de Futsal de 2008.

Verônica, filha de Hideraldo e
sócia no esquema
O Dirigente da CBFS à época, o goiano Hideraldo Jorge Santana Martins foi o promotor do evento. Utilizando-se de uma empresa em nome da filha, Verônica Martins, Hideraldo se apoderou do Mundial. A sua empresa Poly Promoções e Eventos organizou todo o evento – hospedagens, passagens aéreas, traslados, quadro móvel, segurança, ingressos, tudo foi organizado pela empresa do então Vice Presidente da CBFS e Presidente do COL – Comitê Organizador Local.

A sede do COL foi convenientemente instalada em um dos imóveis de Hideraldo em Goiânia, em frente à sede da Poly Promoções e Eventos. 

A licitação foi um jogo de cartas marcadas. Os hotéis no Rio de Janeiro e Brasília já estavam previamente reservados em nome da Poly/COL o que inviabilizava a participação de outras empresas do processo licitatório. Hideraldo falsificou documentos, fez simulação de orçamentos, além de outras falcaturas.

Foram tantos os crimes cometidos que o Ministério Público Federal abriu investigação e pediu a condenação de Hideraldo e sua filha Verônica. O processo corre na Justiça Federal de Goiás 5ª Vara sob o número 0009058-47.2014.4.01.3500. A próxima audiência sobre o caso será realizada no dia 17 de agosto.

Jaime Yarza, Dirigente da FIFA
Hideraldo não estava sozinho nesta empreitada. O ex-dirigente tinha o apoio e um acordo com Jaime Yarza que à época era Gerente Sênior da FIFA para competições de Futsal e Beach Soccer. 

Para o Mundial de 2008 a FIFA liberou US$ 1,470 milhão. O dinheiro caiu direto na conta do COL e foi dividido entre Hideraldo e Jaime Yarza.

Passagem de Jaime Yarza da Suíça
para o Brasil 
Em dezembro de 2008 Jaime Yarza, sua esposa e seus 2 filhos vieram ao Brasil, após o Mundial portanto, para fazer o acerto. Yarza veio a Goiânia, foi ao Rio Araguaia onde Hideraldo possui uma casa de 15 cômodos, conheceu Caldas Novas e passou o réveillon no Rio de Janeiro em um hotel 5 estrelas, tudo pago com o dinheiro enviado pela FIFA e não utilizado no evento.

Passagem de Yarza e familiares
de Goiânia para o Rio
As passagens foram emitidas pela Hicatur, empresa em que Hideraldo é sócio junto com seu filho Wesley Martins.

As conseqüências dos crimes que Hideraldo cometeu foram tão devastadoras para o Futsal Brasileiro que a entidade acabou perdendo o patrocínio dos Correios.







Jaime Yarza Inspecionou Estádios no Chile
no início deste mês
Jaime Yarza recentemente voltou à América do Sul. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Eventos da FIFA. Yarza esteve no Chile onde esteve vistoriando os estádios naquele país que será o promotor do Mundial Sub 17 entre os dias 17 de outubro e 8 de novembro.

Diante dos desvios, das fraudes foi praticamente impossível à CBFS prestar contas do dinheiro que a entidade recebeu do Ministério dos Esportes para promover o Mundial. Foram R$ 27 milhões liberados pela entidade. Grande parte do dinheiro foi parar nos bolsos de Hideraldo e seus familiares.

Mansão de Hideraldo em Goiânia
O dirigente goiano mora em uma mansão avaliada em mais de R$ 15 milhões em um condomínio de luxo de Goiânia e até agora praticamente não foi incomodado pela Justiça.


Avião Brasileiro Carregado de Drogas é Abatido na Venezuela

Um avião brasileiro carregado de drogas foi abatido na Venezuela.

Segundo as autoridades venezuelanas um avião Embraer 820C Navajo prefixo PT-RCN foi abatido e caiu nas proximidades de Ricaurte, Estado de Cojedes. O fato ocorreu no domingo de madrugada, às 0h40 hora local.

Morrem na queda o piloto Klender Hideo de Paula Ida de 24 anos e Fernando César da Silva Graça de 19 anos.

A aeronave que carregava mais de 300 tabletes de cocaína foi detectada nos radares venezuelanos na noite de sábado e abatida quase 5 horas depois. Torres de controle da Venezuela solicitaram identificação da aeronave e ordenaram o pouso do avião. Diante da recusa, 2 caças F-16 foram enviados. 

A comunicação foi feita pela ONA – Escritório Nacional Antidrogas à Embaixada do Brasil em Caracas.