sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Que País é Este? Estado de Minas Recorre à Legião Urbana Para Produzir Capa

Os recentes acontecimentos no Brasil motivaram o jornal Estado de Minas a produzir capa com adaptação de trechos de um dos maiores sucessos da banda Legião Urbana. "Nas praias, nos rios, no Senado... sujeira para todo lado. Que país é este?", diz a manchete de capa com fotos sobre o desastre em Mariana, Minas Gerais, e a prisão do líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS).

A ideia do impresso foi construir a primeira página de modo que todos os destaques pudessem fazer referência à música. É possível ler chamadas como "Ninguém respeita a Constituição", "Quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão" e "Terceiro mundo, se for. Piada no exterior". O trabalho foi feito pela equipe de arte e primeira página do jornal.

O trabalho da publicação mineira ganhou os internautas, que, até o meio da tarde desta quinta-feira, 26, compartilharam mais de 39 mil vezes a imagem da capa no Facebook. Além disso, foram mais de 13 mil curtidas e diversos comentários. No Twitter, o Estado de Minas ganhou o terceiro lugar no trending topics do Brasil.

"A capa, além de continuar destacando a maior tragédia ambiental da história do país, representa tentativa de sintetizar uma indignação coletiva que vem de décadas e, infelizmente, continua cada vez mais atual", disse o diretor de redação do Estado de Minas, o jornalista Carlos Marcelo Carvalho.

Nenhum comentário: