quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Governador Comemora os 83 Anos do IHGG e Reitera Compromisso a Área Cultural

 Durante o evento, foi lançada a digitalização do jornal Folha de Goiaz, primeiro periódico diário de Goiânia, fundado em 1939

 Marconi autorizou destinação de recursos para o IHGG e nove entidades culturais parceiras


Foto: Henrique Luiz
O governador Marconi Perillo participou, na tarde de hoje, de solenidade em comemoração aos 83 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), instituição responsável pela preservação da memória histórica do Estado. Marconi, que é presidente de honra do IHGG, reiterou o compromisso do governo estadual com o apoio e a manutenção daquela instituição e das demais entidades do setor cultural de Goiás. Ele autorizou a destinação de recursos ao IHGG, ao assinar documento solicitado pelo presidente da instituição, Geraldo Coelho Vaz.

Durante o evento, foi lançada a digitalização de todas as publicações do jornal Folha de Goiaz, primeiro periódico diário de Goiânia que foi fundado em 1939 e fechado em 1984. A digitalização do jornal, que estará disponível em breve no portal do IHGG, é resultado de pesquisa iniciada há 10 anos, cuja materialização se tornou possível graças ao apoio que o IHGG recebeu do Governo de Goiás por meio da Lei Goyazes, que subsidia ações culturais.

Geraldo Coelho agradeceu o governador pelo irrestrito apoio prestado ao IHGG em todas as suas ações, e destacou que a digitalização da Folha de Goiaz é muito importante para os pesquisadores, que terão acesso a documentos históricos relevantes de forma facilitada. “É a democratização do acesso a uma documentação extremamente importante para a história de Goiás”, observou. “Marconi sempre buscou alavancar a cultura com sua visão de um estadista e que tem amor pelo setor”, declarou.

O governador afirmou se sentir muito honrado por ter colaborado com a digitalização da Folha de Goiaz e lembrou que o governo estadual já pôde apoiar outros projetos do IHGG, como a digitalização do primeiro jornal de Goiás, o Matutina Meia Pontense, e os acervos pessoais do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, e do primeiro prefeito da Capital, professor Venerando de Freitas Borges.

“O Instituto Histórico e Geográfico de Goiás promove o que há de mais precioso na cultura de um povo ou nação: a preservação da memória. Não há história sem memória. O Governo de Goiás valoriza e promove a cultura também com este intuito: para que os feitos dos goianos de hoje sejam vistos e registrados. Para que façam parte, como bem deve ser, de nossa história”, disse.

Marconi informou que a convivência com o IHGG o fez ter a ideia de montar seu próprio memorial, localizado em sua casa em Pirenópolis. “Nele estão todas as homenagens que já recebi, presentes, e documentos diversos da minha história. Quero organizar uma visita para que todos vocês do IHGG o conheçam”, declarou.

Participaram da solenidade, além dos membros do IHGG, o ex-prefeito de Goiânia Pedro Wilson e o superintendente de Cultura do governo estadual Nasr Chaul, dentre outras autoridades.

Nenhum comentário: