segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O Que Está Acontecendo Com Os Jogadores do Sport?

Um fato me chamou a atenção ao término da partida do Sport contra o Fluminense. Quando o juiz apitou o final do jogo, quase todos os jogadores do Sport desabaram no gramado, extenuados pelo esforço empreendido para vencer o Fluminense e terminar com a série de 10 jogos sem vitória.

Ao longo  dos meus 27 anos de profissão e cobertura de 22 campeonatos brasileiros, praticamente dentro de campo, fazendo reportagens e acompanhando de perto o dia a dia dos jogadores, de clubes e da seleção brasileira, com o tempo é natural que você aprenda a identificar alguns procedimentos que são padrões e outros que não são.


Os jogadores do Sport empreenderam um esforço gigantesco para vencer o jogo, lutando contra os limites físicos de cada um. Isso é um claro sintoma de desgaste fisico excessivo, que só pode ser provocado no futebol ou por desgaste emocional que provoca o esgotamento fisico  (parece não ser o caso) ou mal planejamento físico.

O desgate emocional provoca um profundo  esgotamento fisico e mental do atleta e pode sim levar o jogador a sentir dores e câimbras após uma partida de futebol como foi o jogo de ontem. Se isso tiver acontecido, não será um problema mais sério, pois com a recuperação psicológica o atleta volta a ter um bom rendimento fisico

Agora se for por desgaste fisico, fruto de um planejamento mal realizado, ai sim o Sport vai estar em sérios apuros.

Já vi isso acontecer em alguns clubes mais de uma vez.

Geralmente esse problema é fruto de um planejamento fisico equivocado, onde trabalhando com um grupo de jogadores heterogêneo, a carga física e colocada de maneira que os jogadores atinjam a plenitude física o mais rápido possível no mínimo de tempo possível.

Quando o jogador atinge o ápice da preparação física no meio do campeonato, ele não consegue segurar a carga física por muito tempo e com ritmo acelerado de jogos da competição, não existe tempo suficiente para o jogador descansar e recuperar a energia.

 Nesse ponto ele começa a sofrer desgaste físico,  geralmente passa-se a impressão que ele está mal preparado fisicamente. Não está. Desgaste fisico é bem diferente de mal preparado fisicamente.

Nessa hora a imprensa e torcedores vão dizer que o time está sem pernas e se o preparador físico entrar na pilha e puxar nos treinamentos, vai desgatar ainda mais os atletas, porque o jogador perde a capacidade de acumular energia e quanto mais treinamento fisico  der,  mais o jogador vai se desgastar.

Quando o jogador chega rápido no ápice, o esgotamento físico também chega mais rápido.

Por mais que queiram e se esforcem, não conseguem o mesmo rendimento físico porque ficam desgastados.

Para corrigir esse problema seriam necessários algo em torno de 15 dias de descanso e mais 15 de carga física, algo impossível de acontecer no meio do campeonato.

Pela forma que vi os jogadores do Sport se comportarem nos dois últimos jogos contra Goiás e Fluminense, não tenho dúvida quanto ao desgate fisico dos jogadores.

No jogo contra o Goiás, os jogadores não conseguiram diminuir os espaços e durante todo o 1º tempo o Sport fez apenas uma falta, mostrando claramente que o time estava sem "pegada".

No jogo contra o Fluminense, eles tiraram forças da alma, pois o corpo não tinha, por isso a exaustão total no final do jogo.

O esgotamento físico dos jogadores do Sport é evidente e fruto de um erro no planejamento físico da equipe.


Nenhum comentário: