quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dilma Rousseff Quer Cobrar da População Pelo Atendimento no SUS

A presidente Dilma Rousseff autorizou mudança no atendimento do SUS. O documento propondo que o SUS seja pago por uma parte da população está no trecho sobre os programas sociais, o documento sugere mudanças no funcionamento do SUS. Eis uma medida proposta: “Avaliar a possibilidade de cobrança diferenciada de procedimentos do SUS por faixa de renda. Considerar as faixas de renda do IRPF''. Ou seja, em teoria, passar a cobrar de uma parcela da população pelo Sistema Único de Saúde –que hoje é universal e trata de pobres e ricos, indistintamente.


Isto é uma aberração pois todos nos sabemos que ricos não procuram o SUS para atendimento. Os ricos tem planos de saúde e não ficam nas filas de espera de hospitais e postos de saúde aguardando para ser atendido, muitas vezes esperando meses por uma consulta ou procedimento médico.


Só procura o SUS quem não pode mesmo pagar um plano de saúde. Cobrar pelo serviço é bitributação, pois os brasileiros já pagam pelo serviço de saúde ao pagar os impostos.


Ainda sobre o sistema de saúde: “Avaliar a proibição de liminares judiciais que determinam o tratamento com procedimentos experimentais onerosos ou não homologados pelo SUS“. Nesse caso, hospitais e planos de saúde privados poderiam mais facilmente se livrar de alguns atendimentos aos seus clientes.

Um comentário:

Unknown disse...

Como pode...somamos quase 200 milhões de brasileiros, sem expressão, sem vontade de lutar por mudanças e todos...todos calados. Pior ainda que apenas 20% desta soma possuem algum tipo de plano de saúde. E continuamos num silencio ensurdecedor. Tolos...