quarta-feira, 29 de julho de 2015

Marconi Propõe Criação de Calendário Nacional para Discutir Avicultura e Suinocultura

A criação de um calendário nacional para discussão de temas relacionados à Avicultura e à Suinocultura no Brasil foi proposta pelo governador Marconi Perillo, no fim da manhã desta terça-feira (28), durante a abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), em São Paulo.

"Minha proposta neste salão internacional é para que nós, governadores, criemos um calendário para discutirmos parcerias do setor público com o setor privado para o desenvolvimento da Avicultura e da Suinocultura no país", sugeriu o governador, propondo que o debate seja realizado por meio de seminários nos estados.

"Marquem as datas, nos convidem. Eu tenho certeza que a ministra Kátia Abreu, sempre comprometida com o agronegócio, não se absterá. Então, nos convoquem. Estamos aqui para somar", garantiu.

Em discurso, Marconi citou os números do agronegócio em Goiás e no Centro-Oeste, salientando que é este o maior setor responsável pelo crescimento do PIB da região.

"O agronegócio é o grande responsável pelo crescimento econômico do meu Estado. Para os senhores terem uma ideia, em 16 anos nosso PIB passou de R$ 17 bilhões e vamos chegar a quase R$ 150 bilhões. Esses números comprovam que o agronegócio dá certo. Esses são estados onde o Brasil dá certo. A minha é uma região que dá certo, que produz e faz diferença", pontuou.

Citando a palestra do ex-ministro Delfim Neto, que afirmou que o Brasil precisa voltar a crescer para sair da crise econômica, Marconi ressaltou que o crescimento só ocorrerá em virtude da produtividade e das exportações dos estados.

"Estamos diante de dois segmentos que conseguirão se destacar não só em produção, como em exportação. São talvez os segmentos que mais cresceram no Brasil nesse momento de crise", disse se referindo à avicultura e à suinocultura.

Também em discurso, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Governo de Goiás em relação aos incentivos e investimentos despendidos ao agronegócio. "O governador do meu Estado de origem, Marconi Perillo, faz sempre uma defesa exemplar, exemplar, da agropecuária no país."

Antes de discursar na abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), Marconi visitou os estandes da BRF Alimentos e São Salvador Alimentos e assistiu à palestra do ex-ministro Delfim Neto, que antecipou a solenidade oficial.

Entre as autoridades presentes, estavam os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo), Beto Richa (Paraná), José Ivo Sartori (Rio Grande do Sul), Eduardo Pinho (Santa Catarina) e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul); o secretário Nacional de Portos (Edinho Araújo); presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra; o presidente do Conselho Administrativo da BRF, Abílio Diniz; além de deputados federais e representantes de entidades ligadas ao agronegócio brasileiro.

Nenhum comentário: