sexta-feira, 26 de junho de 2015

Quem Vazou e Compartilhou Fotos do Corpo de Cristiano Araújo Cometeu Crime

Não demorou muito. Poucas horas após a morte de Cristiano Araújo ser confirmada, começaram a circular fotos e vídeos relacionados ao acidente que vitimou o cantor e namorada, Allana Morais.
Esse material foi compartilhado rapidamente pelas redes sociais e no comunicador instantâneo WhatsApp. Porém, o pior ainda estava por vir.
Após o cantor ser levado para autópsia e preparação do corpo na funerária, novas fotos e vídeos trouxeram imagens chocantes do corpo do sertanejo antes e depois de ser maquiado e até mesmo com a região abdominal aberta.
Pouca gente sabe, porém, é que é ilícito produzir e repassar material desse tipo. Segundo a advogada Cristina Sleiman, as famílias de Cristiano e Allana podem processar e exigir indenização por danos morais para os funcionários que fizeram as fotos e vídeos e também para as empresas nas quais eles trabalhavam.Esses arquivos, supostamente feitos por funcionários dos locais que atenderam o artista e sua namorada, Allana, logo invadiram de forma viral os grupos de Whats e as linhas do tempo de Facebook. Muitas pessoas que evitam esse tipo de conteúdo se depararam com as fotos e vídeos involuntariamente, tamanha a velocidade da circulação pela web. 
Vídeos
Em um vídeo publicado no YouTube, o cantor aparece recebendo atendimento em uma área restrita do Hugo. O hospital confirma que as imagens foram feitas dentro de sua unidade e diz que irá abrir "imediatamente" uma investigação para apurar a denúncia feita pela reportagem, uma vez que "repudia veementemente qualquer tipo de ato que atente contra a integridade do paciente e a ética profissional". O texto ressalta também que havia pessoas na sala onde o vídeo foi gravado que não pertecem aos quadros da instituição "e tiveram acesso ao local em função do suporte conjunto dado ao cantor Cristiano Araújo".

Outro vídeo que está sendo compartilhado em redes sociais mostra a realização de um procedimento semelhante a uma necrópsia no corpo do cantor. Em relação a essas imagens, a Polícia Civil divulgou nota na qual afirma que elas não foram gravadas nas instalações do IML (Instituto Médico Legal). Segundo o órgão, o resultado das investigações será encaminhado para o Poder Judiciário e as pessoas que participaram do ato criminoso podem ser condenadas à pena de um a três anos por vilipêndio a cadáver.
Em respeito aos leitores e a família, o blog do Cleuber Carlos não irá publicar nenhuma destas fotos chocantes.
Demissão e pena para quem compartilha

Segundo o advogado Rafael David Filipe, o ato de compartilhar as fotos se acompanhado de comentários depreciativos pode caracterizar crime contra o respeito aos mortos.
— Cabe reparação por lesão à imagem, intimidade e privacidade ao corpo do morto e direito da dignidade do ser humano. Na esfera trabalhista, pode acontecer desde uma simples advertência até mesmo uma demissão por justa causa.
Embora seja antiético e criminoso, o ato dificilmente resulta em prisão. Rafael Filipe explica que o caso poderia ser encarado como crimes contra a honra
— Como esse é um crime de menor potencial ofensivo, a pena de prisão poderia ser substituída por uma pena restritiva de direitos, como: multa, pagamento de cesta básica, prestação de serviços à comunidade. Quem compartilha responde na área cível, por lesão à imagem e por crime contra o respeito aos mortos, desde que venha acompanhado de comentários depreciativos.Reação negativa
Muitos se espantaram com a falta de sensibilidade de quem desrespeitou esse momento triste para as famílias do cantor e da namorada. Nas redes sociais, a reação de grande parte dos usuários foi bastante negativa. 
Funerária Responsabiliza  Clinica Pelas Fotos

Segundo a Funerária Senap, responsável pelo translado do corpo de Cristiano, após exames no IML, o corpo do sertanejo foi encaminhado para uma clínica de tanatopraxia, chamada Clínica Oeste, que prepara mortos para seus funerais. Em seguida, foi levado para o Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.


Uma das fotos do corpo do cantor foi publicada no Instagram de uma mulher chamada Fernanda Rezende. Na legenda, ela diz: “e aí chego em casa e vem meu pai todo chateado com sua cervejinha me contar: ‘quer ver ele? fui eu que o arrumei’. Agora a ficha caiu...impossível não ficar triste. Descanse em paz!”.


O pai de Fernanda é Edson Rezende, funcionário da Clínica Oeste, responsável pela arrumação do corpo de Cristiano Araújo para o funeral. O  homem, que alegou não saber do vazamento das fotos, e disse que as imagens não foram feitas por ele. Rezende admitiu que tirar fotos de corpos não é o procedimento padrão, mas desconversou quando foi questionado sobre a origem delas.


Um comentário:

Anônimo disse...

Bobagem, todo mundo compartilha e hoje depois de um tempo é que o pessoal compartilha e manda mesmo.
E tem mais, nao vai dar nada pra quem fez o video, foi demitido por justa causa e vai responder um processo e só, se é réu primário, tem residência fixa, e qualquer pena abaixo de 2 ou 3 anos é convertido em pena alternativa. Então deixa dessa besteira.