domingo, 3 de maio de 2015

Vasco Vai Fazer a Festa de Campeão Carioca no Maracanã

O campeão do Campeonato Carioca será conhecido neste domingo, quando Botafogo e Vasco escrevem o capítulo final da competição, a partir das 16 horas (de Brasília), no Maracanã. Na primeira partida da decisão o Cruz-Maltino venceu por 1 a 0, inverteu a vantagem do rival e agora joga pelo empate para dar a volta olímpica. Ao Glorioso, resta ganhar por dois ou mais gols de vantagem para ficar com o caneco, ou por um tento de diferença para forçar a disputa de pênaltis.

Os dois treinadores passaram a semana trabalhando em cima do resultado do primeiro jogo. Enquanto René Simões, comandante do Botafogo, mexeu com o aspecto psicológico de seus atletas, mostrando que a virada é possível, Doriva, treinador do Vasco, alertou seus jogadores de que a vantagem do empate pode ser ilusória, o que foi bem assimilado pelo elenco. 
Divulgação/Botafogo F. R.
“Nós conseguimos uma pequena vantagem que o Botafogo pode tirar no próximo jogo. Portanto, não podemos entender que ganhamos alguma coisa. É importante manter os pezinhos no chão. Teremos uma segunda partida ainda mais complicada do que foi a primeira”, alertou o atacante Dagoberto.

Neste ponto os dois lados concordam, já que os botafoguenses também entendem que podem inverter a situação.

“Somos jogadores com espírito guerreiro, que queremos crescer dentro da profissão e conquistar muito com a camisa do Botafogo. O jogo deste domingo tem tudo para ser muito equilibrado e o fator garra pode fazer a diferença. Nós ganhamos jogos neste Estadual porque não desistimos um único minuto e isso vai acontecer na partida deste domingo. O torcedor pode ter certeza de que a nossa entrega em campo será plena”, afirmou o zagueiro Renan Fonseca.

“Temos noventa minutos para ganhar o jogo. Nosso pensamento precisa ser semelhante àquele que mostramos contra o Fluminense, no segundo jogo das semifinais. Nós perdemos por dois a um no primeiro jogo e entramos jogando de maneira determinada, conseguindo o nosso objetivo”, lembrou o atacante Bill, o autor de um dos gols da vitória por 2 a 1 que levou a disputa aos pênaltis.

Se o Botafogo quer evitar a afobação, o Vasco usa a tranquilidade como arma. Por isso os jogadores passaram a semana cogitando todas as possibilidades para este duelo. O zagueiro Luan acredita que os atletas devem se manter equilibrados para aguentar a pressão rival.

“Temos que manter o equilíbrio ao longo dos noventa minutos, independentemente do que estiver acontecendo. Sabemos que será um jogo muito disputado, como foi o primeiro jogo da final e como têm sido os clássicos deste Campeonato Carioca. Portanto, não podemos nos assustar com nada e temos que trabalhar sempre pensando que o fim pode ser feliz”, observou.

A escalação do Botafogo é uma incógnita. Certa apenas é a ausência do goleiro Jefferson, que será preservado pelo técnico René Simões. O arqueiro da Seleção Brasileira não está 100% fisicamente, e o dono da prancheta alvinegra não quer arriscar perder o atleta mais valorizado de seu elenco às vésperas da Série B do Campeonato Brasileiro. "Se fosse a última partida do ano, ele jogaria", disse o treinador. O meia Tomas, por sua vez, deverá conquistar a vaga de Gegê, que não foi bem no primeiro jogo da final.
Pelo lado do Vasco, Doriva vem procurando manter mistério e tem comandado treinos fechados. Porém, é esperado que Marcinho não atue como titular na finalíssima. O comandante cruz-maltino iniciou o treinamento de sexta-feira com Bernardo na representação inicial, formando dupla com o paraguaio Julio dos Santos no setor de criação do meio-campo. Rafael Silva, autor do tento decisivo na primeira decisão, também foi testado, o que alterou a configuração tática para o 4-3-3.

Todos os ingressos para a decisão deste domingo foram vendidos e a expectativa é de uma festa em preto e branco dentro do Maracanã. O Botafogo ganhou o título pela última vez em 2013, quando conquistou os dois turnos e ergueu o troféu sem necessidade de final. Já o Vasco trabalha para quebrar um jejum que começou após a conquista do último título estadual, em 2003, quando o Cruz-Maltino bateu o Fluminense na decisão.



FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO x VASCO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 3 de maio de 2015 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa (RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)
BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes e Tomas (Gegê); Rodrigo Pimpão e Bill
Técnico: René Simões
VASCO: Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Pablo Guiñazú, Serginho, Julio dos Santos e Marcinho (Bernardo ou Rafael Silva); Dagoberto e Gilberto
Técnico: Doriva

Nenhum comentário: