domingo, 3 de maio de 2015

Decisão da Copa do Mundo Gaúcha em Porto Alegre

Não é só um jogo de futebol. Não é só uma decisão de campeonato regional. Grêmio e Internacional entram em campo na tarde deste domingo para a decisão deu Copa do mundo gaúcha em Porto Alegre. 

Depois de dois confrontos acabados em 0 a 0 neste começo de temporada, Internacional e Grêmio vão ter de, enfim, desempatar sua disputa particular neste domingo. A partir das 16h, horário de Brasília, o Estádio Beira-Rio receberá a partida que decidirá o título gaúcho da temporada. Após o empate sem gols no primeiro jogo, disputado na Arena, quem vencer leva a taça para casa. O Tricolor será campeão caso haja empate com gols, e um novo 0 a 0 levará a decisão para os pênaltis.

O equilíbrio entre Inter e Grêmio foi grande ao longo de todo o campeonato. Além dos dois empates que já ocorreram entre os rivais, a pontuação geral também foi parelha. O Colorado disputará a decisão em casa por ter feito dois pontinhos a mais do que o rival na classificação geral.

Mais uma vez, o Gre-Nal terá setor com torcida mista. Apesar disso, e do clima geral de cordialidade de lado a lado, a semana foi marcada por pequenas farpas entre os dois clubes. O vice de futebol gremista César Pacheco reclamou da arbitragem de Anderson Daronco no último domingo, em especial a expulsão do zagueiro Geromel, e foi rebatido pelo presidente colorado Vitório Piffero, que vê o Grêmio tentando condicionar a arbitragem. Na sexta-feira, o presidente gremista, Romildo Bolzan Jr., e o técnico do Inter, Diego Aguirre, trataram de minimizar o princípio de polêmica.


Esta é a 25ª vez em que Internacional e Grêmio disputam diretamente o título gaúcho. Nas 24 anteriores, o equilíbrio foi intenso: em 12 oportunidades o Tricolor levou a melhor, e em 12 quem ganhou foi o Colorado. O último título gaúcho decidido no Beira-Rio foi azul: em 2006, o Grêmio conquistou a taça ao empatar em 1 a 1 na casa colorada, após um 0 a 0 no Olímpico – situação idêntica à atual.

Além do tira-teima histórico quanto à supremacia em finais do Gauchão, outra questão que mobiliza os dois lados é o fato de esta ser a primeira volta olímpica do novo Beira-Rio. Caso seja campeão, o Inter, que já ganhou o Rio Grande 43 vezes, voltará a conquistar um pentacampeonato depois de 42 anos. Para o Grêmio, que tem 36 estaduais, vale interromper a série do rival e voltar a ganhar a hegemonia do estado depois de cinco anos de jejum.


FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GRÊMIO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 3 de maio de 2015, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Marcelo Barison
INTERNACIONAL: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Géferson; Freitas (Valdívia), Rodrigo Dourado, Aránguiz, D’Alessandro e Eduardo Sasha; Nilmar
Técnico: Diego Aguirre
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos, Maicon, Douglas, Giuliano e Luan; Braian Rodríguez
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Nenhum comentário: