sexta-feira, 1 de maio de 2015

Em Posse, Marconi Lança Campanha Contra Febre Aftosa e Pela Regularização Fundiária

Durante a solenidade o governador mostrou otimismo e esperança de que a economia brasileira vai se recuperar e disse que tem certeza de que fará um governo exitoso e quer encerrá-lo “com chave de ouro”

Acompanhado do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton, do deputado estadual Iso Moreira, do presidente da Faeg, José Mário Schreiner, do presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, prefeitos, agropecuaristas e lideranças do meio rural da região Norte do Estado, o governador Marconi Perillo participou na manhã desta quinta-feira (30) de dois lançamentos na Fazenda Ipueiras, município de Posse: a primeira etapa da campanha 2015 de vacinação contra a febre aftosa e o programa Gleba Legal.

A primeira etapa 2015 da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa visa imunizar 10 milhões de animais do rebanho bovino e bubalino com até 24 meses de vida. O rebanho total hoje em Goiás está em torno de 21,8 milhões de animais.

A campanha de vacinação este ano, coordenada pela Agrodefesa, inclui ainda a vacinação do rebanho contra a raiva bovina em 116 municípios em que há presença de morcegos transmissores. Desde o ano passado, a Agrodefesa tem importante instrumento de controle de vacinação, a Nota Fiscal Eletrônica. Ela foi instituída em novembro passado e permite o controle imediato do volume de vacinas adquiridas e a identificação de produtores que, por algum motivo, não fizeram a aquisição. Nos casos em que o produtor não aplicar a vacina, os fiscais da Agrodefesa vão a campo para a execução da vacinação assistida.

O programa Gleba Legal, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio de sua Superintendência Executiva de Agricultura, põe fim a uma situação que há décadas tem se revelado um gargalo administrativo (legalização das áreas de terras devolutas do Estado de Goiás), além de proporcionar a aceleração do crescimento em regiões menos desenvolvidas do estado. Ele vai facilitar ainda o acesso às linhas de crédito a demais programas sociais, como o fortalecimento de iniciativas vinculadas à Agricultura Familiar.

O Gleba Legal é uma das ações constantes do Plano de Ações de Desenvolvimento Integrado, intitulado “Adiante” da secretaria de Desenvolvimento Econômico. O processo de titulação de terras devolutas será desenvolvido em quatro etapas: propositura e acompanhamento de ações judiciais e administrativas; cadastramento dos ocupantes das terras a serem regularizadas; georreferenciamento e titulação individual e definitiva a cada ocupante.

De acordo com o cronograma do Gleba Legal, em 2015, sete cidades goianas serão contempladas: Nova Roma, Água Fria, Bonópolis, Campos Belos, Formoso, Niquelândia e Mimoso. Nessas regiões o total de terras devolutas soma mais de 300 mil hectares. Somente em Nova Roma, primeiro município beneficiado pelo programa, são mais de 121 mil hectares.

“Esse programa é muito importante. O que nós queremos é dar dignidade ao produtor que tem a posse mas não tem o título”, declarou o governador.

Ao discursar na solenidade, o secretário e vice-governador José Eliton disse que o Estado está destinando R$ 1 milhão este ano para o programa Gleba Legal, na sua concepção, “o maior programa de regularização fundiária em curso no Brasil”. O vice-governador destacou também que o lançamento da campanha de vacinação contra a aftosa, na região, significa o reconhecimento do governo à importância da pecuária do Nordeste goiano no cenário econômico do Estado. “O Vale do Paranã, que engloba municípios do Norte/Nordeste do Estado, tem hoje o terceiro maior rebanho bovino de Goiás”, lembrou.

Assim como o vice-governador José Eliton, o governador Marconi Perillo também recordou que Goiás está há 20 anos sem foco da doença e há 15 anos tem a certificação de zona livre com vacinação. “Estive em Paris, na França para buscar esta certificação no meu primeiro governo. Sei da importância e necessidade de preservamos essa conquista”, advertiu o governador.

Marconi reafirmou os cuidados que devem ser tomados para impedir um retrocesso. “Se tivermos apenas um foco de aftosa, nenhum país do mundo compra mais carne de Goiás. Se o estado cresceu nas exportações e no PIB, gerou muito emprego, entre outros fatores, foi por conta da abertura de mercados como o do Irã, Arábia Saudita, China, Japão etc. para a carne de Goiás”, observou Marconi.

Durante a solenidade, ele e o presidente da Faeg, José Mário, entregaram as primeiras doses da vacina, beneficiando os rebanhos das comunidades de Quilombos da região Nordeste. Foram entregues ainda ao gerente regional da Emater, Damásio Kenned, as chaves de dois veículos para serem usados na região.

Na ocasião, o governador sancionou a Lei que cria o Programa Gleba Legal, aprovado pela Assembleia Legislativa. Em seguida, a produtora Lucimar Conceição recebeu o primeiro titulo definitivo de domínio de terra das mãos do governador, representando todos os primeiros beneficiados pelo programa.


Governador mostra otimismo e diz que vai fazer um governo exemplar


Ao final da solenidade em Posse, o governador Marconi Perillo manifestou sua fé no sucesso da atual administração, apesar das dificuldades vividas pelo país e pelo estado. “Nós estamos apenas começando esse governo. Vivemos uma crise mundial e principalmente brasileira fortes. Nossas receitas caíram 15% de novembro para cá. Estamos ajustando as contas, como sempre fiz, mas tenho certeza que em pouco tempo vamos de novo transformar Goiás num canteiro de obras. Eu quero encerrar esse quarto governo com chave de ouro. Vai ser o melhor governo de todos os tempos na história”, ratificou.

“As prefeituras e o nordeste não ficarão de fora. Nós sabemos da importância de focar nessa região para combatermos as discrepâncias regionais, os desníveis sociais que ainda existem em Goiás. Contem pra valer com o nosso trabalho, com planejamento, com modernas ferramentas de gestão, com o coração, com a inteligência para fazermos o melhor. Não foi a toa que chegamos aqui pela quarta vez. Vamos terminar este mandato coroados de êxito com Goiás entre os melhores do Brasil”, finalizou.

Nenhum comentário: