terça-feira, 24 de março de 2015

Programa ‘Crer em Casa’ Completa Um Ano de Atendimento



O ‘Crer em Casa’, programa de assistência domiciliar, oferecido pelo CRER - Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, completou um ano no dia 6 de março de 2015. Em comemoração aos resultados alcançados no primeiro ano do serviço, na próxima terça-feira, 24, das 8h às 10h, será apresentada palestra sobre o programa no auditório Valéria Perillo, no CRER. O evento é aberto ao público.

Neste primeiro ano do ‘Crer em Casa’ foram realizadas aproximadamente 5 mil visitas domiciliares, 106 pacientes atendidos, sendo que, ao longo do tratamento, 61 já receberam alta. O programa é composto por duas equipes multidisciplinares, formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fonoaudiólogos. As visitas são realizadas de 2 a 3 vezes por semana, de acordo com cada paciente. Atualmente, 45 pacientes residentes em Goiânia são contemplados pelo programa de assistência domiciliar.

Durante as visitas, além de avaliar o paciente, os profissionais reforçam para a família as orientações e cuidados que contribuem na melhoria e evolução terapêutica do mesmo. A participação dos familiares é importante no processo de recuperação, pois é uma extensão do tratamento do paciente.

Outro importante benefício da desospitalização é a abertura de leitos para novos pacientes que necessitam do tratamento especializado e de alta complexidade que o CRER oferece. Como impacto social, haverá uma otimização na fila de espera dos pacientes da rede que aguardam vaga para atendimento. A iniciativa também resulta em desoneração do Sistema Público de Saúde e redução dos custos hospitalares.

Nenhum comentário: