segunda-feira, 23 de março de 2015

Mistério: 65 Pessoas Desaparecem em 78 Dias em Goiânia

Por que tantas pessoas estão desaparecendo em Goiânia nos últimos dias? Segundo o delegado Thiago Damasceno, chefe dos Grupos Antissequestro e de Desaparecimento de Pessoas da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), em 78 dias, 65 casos de desaparecimentos foram registrados em Goiânia.

A polícia acredita que na grande maioria dos casos, as pessoas desaparecidas estão envolvidas com o tráfico de drogas. A pessoa é jurada de morte e se isola da família para não correr risco. Mas quando há esse tipo de envolvimento a chance de morte é grande. Às vezes também tem relação com problemas psiquiátricos, como surtos, ou até com a bebida alcoólica

Uma minoria, que tem chamado a atenção do delegado, é o de autodesaparecimento.  Isso acontece  quando a pessoa foge de casa e não quer mais manter vínculo com os familiares. Por algum motivo a pessoa deixa o meio de convivência dela. Dos 65 casos anotados em 2015, 40 já foram solucionados. Em 2014, o Grupo de Antissequestro e de Desaparecimento de Pessoas registrou cerca de 320 ocorrências, sendo que 225 delas foram esclarecidas, mas 95 ainda permanecem sem solução.

Tiago Damasceno argumenta que as buscas são realizadas de diversas maneiras. “Além da ajuda da família, procuramos em vários sistemas como o da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSP), do Instituto Médico-Legal (IML), do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e da Secretaria de Saúde para ver se o Sistema Único de Saúde (SUS) prestou algum tipo de atendimento. Verificamos também os hospitais psiquiátricos, Centros de Atendimento Integrado à Saúde (Cais), e também as regiões em que a pessoa costumava frequentar”. Passado um mês, as informações do desaparecimento são enviadas ao Instituto de Identificação, que em seguida envia os dados para o Banco Nacional de Desaparecidos.

Nenhum comentário: