sexta-feira, 27 de março de 2015

Marconi Lança Festival Gastronômico de São Simão e Reafirma Compromisso Com Eventos Culturais Que Promovem o Estado



O governador Marconi Perillo reafirmou na manhã desta quinta-feira, 26, compromisso com a realização de eventos culturais no Estado de Goiás neste ano. Em discurso durante a solenidade de lançamento do 10º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão, ele garantiu a manutenção de recursos para viabilizar a execução das principais atividades culturais previstas no calendário goiano.

“Neste ano, os recursos estão extremamente restritos nas áreas de custeio, investimentos e apoios. Mas nós vamos contemplar as principais e mais importantes festas. E com pouco dinheiro estamos conseguindo dar atenção a todos esses eventos, que são fundamentais para nossa economia e cultura. É com muito prazer que inserimos o Festival de São Simão no roteiro dos investimentos do Governo de Goiás em 2015”, afiançou o governador.


Marconi pontuou a importância de investimentos em atividades que movimentem o turismo e a cultura do Estado, como alternativa certa para dar vigor à economia local. “Esses eventos que realizamos em Goiás são mais importantes do que muitas publicidades feitas aqui ou no Brasil”, ressaltou. Lembrou o destaque internacional que Goiás recebeu nos últimos dias com a realização de edição da Stock Car no último domingo, 22.

“A Stock Car deste ano atraiu a atenção do mundo inteiro. Para o Estado de Goiás não custou quase nada, zero. A não ser a reconstrução do autódromo. Mas o que nós ganhamos de mídia, o que Goiânia e Goiás ganharam de mídia internacional é imensurável. Isso dá visibilidade ao Estado e movimenta a economia. E nós estamos fazendo isso em vários campos. Em São Simão, Nova Veneza, Anápolis, Cidade de Goiás, Alto Paraíso, Porangatu, Goiás, enfim, nós temos procurado dar vazão às potencialidades que temos”, garantiu Marconi.
Prefeito de São Simão, Márcio Vasconcelos agradeceu o apoio do Governo de Goiás na realização do festival ao longo dos dez anos de existência do evento. “Todos os anos o Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, vem nos ajudando na realização do festival. São nossos parceiros. E isso é importante para São Simão e para o Estado, pois o festival gera emprego, renda e visibilidade. Durante o evento, São Simão é projetada em âmbito nacional. A imagem da cidade alcança proporções importantes”, salientou.
O governador reforçou a necessidade dos eventos culturais não apenas como alternativa para atrair turistas e movimentar a economia da região, mas também para divulgar as potencialidades do município. “Quando eu disse no ano passado que esse festival não pertencia mais a São Simão, pois já havia ganhado o mundo, eu tinha informações sobre isso. As pessoas que vão ao festival e são bem tratadas voltam às suas origens elogiando nossa hospitalidade e comportamento, e no ano seguinte retornam ao evento, trazem mais pessoas, divulgam. Hoje é fácil divulgar, basta colocarmos nas redes sociais. Isso multiplica”, salientou.
Participaram também da solenidade a presidente da organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e primeira-dama, Valéria Perillo; o representante do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Eduardo de Sousa; o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro; o deputado estadual José Antônio; o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia; o diretor adjunto dos Correios em Goiás, Valdeir Pimenta de Pádua, além de secretários de Estado, vereadores de São Simão e profissionais da área de gastronomia.
 10ª edição
 Além da comida à base de peixe, o 10º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão tem ampla programação cultural, shows de música, campeonato esportivo, exposição de artesanato dos artistas locais e da região, entre outras atrações.
Como já é tradição, o principal ingrediente do cardápio do festival é o peixe, com destaque para a Tilápia, que é aproveitada em receitas variadas. Quase uma tonelada do peixe será utilizada durante o evento na preparação dos pratos. Ainda na área da gastronomia, o destaque do evento é a chef de Cozinha Emiliana Azambuja, que coordena o festival desde a primeira edição e neste ano conta com a parceria da experiente chef Beth Alves.
Com investimento de R$ 500 mil, o festival gera retorno econômico direto e indireto para São Simão. Só na área gastronômica, são gerados pelo menos 120 empregos temporários para profissionais de cozinha, auxiliares e equipe de apoio, além das coordenações.
O público esperado para esta edição é de 30 mil pessoas nos três dias de evento. Neste ano, o destaque da programação musical será o show do cantor sertanejo Daniel, que sobe ao palco principal na Praça de Eventos à meia-noite do Sábado de Aleluia. Os dez anos do festival serão comemorados no Domingo de Páscoa, com um bolo de dez metros de comprimento. O público presente fará coro aos parabéns puxado pelos organizadores do festival.

Nenhum comentário: