quarta-feira, 11 de março de 2015

Em Seminário, Empresários Holandeses Confirmam Investimentos em Goiás


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) recebeu, nesta terça-feira (10/03), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o embaixador do Reino dos Países Baixos (Holanda), Han Peters, e comitiva de empresários daquele país interessados em estabelecer mais parcerias comerciais com o Estado. De acordo com o vice-governador e titular da SED, José Eliton, o seminário promovido pela pasta, intitulado “Desenvolvendo parcerias”, era uma “importante oportunidade de ampliação das relações bilaterais entre holandeses e goianos”.
Representantes do Governo do Estado e da delegação holandesa apresentaram, respectivamente, as potencialidades de Goiás e do país europeu, além de discutirem novas formas de cooperação técnica e de Parcerias Público-Privadas (PPP’s). No encontro também foram promovidas rodadas de negócios com foco em setores de interesses comuns – logística e transporte, hortifruticultura e inovação tecnológica. O evento foi organizado pela Superintendência Executiva de Comércio Exterior da SED, sob comando de William O'Dwyer. O presidente da Fieg, Pedro Alves de Oliveira, prestigiou o seminário, assim como o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins. 

Para o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, a convergência de interesses entre o Governo do Estado e empresários e investidores goianos e holandeses representa o desejo comum de concretização de boas parcerias e a consolidação de trocas de boas práticas e conhecimentos entre culturas distintas. 

José Eliton afirmou ainda que é preciso “fortalecer as estruturas econômicas do Estado”, o que, segundo ele, é feito por meio de boas parcerias comerciais. “Estamos diante dos pioneiros em negócios internacionais e dos principais importadores dos nossos produtos. A Holanda contribui diretamente para os sucessivos superávits da balança comercial goiana”, afirmou o vice-governador. 

Logística
Por sua vez, o embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, Han Peters, enalteceu a importância do Estado no que diz respeito à logística nos processos de transações comerciais. E afirmou que a realização daquele seminário alavancaria ainda mais os negócios entre Holanda e Goiás. “Mesmo diante desse momento desafiador da economia brasileira, seguimos confiantes na busca pelas potencialidades goianas”.

A título de ilustração, vale ressaltar que no ano passado, as exportações goianas para a Holanda alcançaram aproximadamente US$ 652 milhões, o que representa 9,33% do total de exportações do Estado. O número supera em 36,82% o volume de exportações para aquele país em 2010. Foram exportados 430 produtos, com destaque para bagaço de soja, ferroligas, carnes bovinas, gelatinas e seus derivados e preparações alimentícias. Entre as principais empresas goianas exportadoras para os Países Baixos estão a Anglo América/Nióbio Brasil Ltda, de Ouvidor; Caramuru, de São Simão e Itumbiara; e JBS, de Mozarlândia.

Do mercado holandês, Goiás recebeu no ano passado 427 produtos, na maioria, hormônios, produtos químicos, sulfato de amônio, máquinas, aparelhos para preparação de carnes e lactose. O volume importado daquele país em 2014 chegou a cerca de US$ 52 milhões, o que representou 685% mais que as importações de 2010. Entre as empresas que compraram produtos holandeses no ano passado, estão a Schering-Plough Indústria Farmacêutica, de Aparecida de Goiânia; Adubos Sudoeste, de Jataí e Catalão; São Salvador Alimentos, de Itaberaí; e a Nutriza Agroindustrial de Alimentos, de Pires do Rio.

Painéis

Por meio de painéis temáticos, a delegação holandesa apresentou as potencialidades da Europa aos participantes do seminário “Holanda - Goiás: Desenvolvendo Parcerias”. Sob o tema “Holanda: economia e setores prioritários”, o embaixador Han Peters explicou que seu País oferece possibilidades de negócios, especialmente nos setores de logística, transporte, fruticultura e inovação. “A Holanda está de portas abertas para ampliar as parcerias com os goianos”, afirmou.

Um dos painéis mais aguardados do evento foi apresentado pelo ministro conselheiro da Embaixada dos Países Baixos, Paul Zwetsloot, que ressaltou a localização estratégica da Holanda por conta do Porto de Roterdã, o maior porto marítimo daquele continente. “A posição central que ocupamos é extremamente vantajosa para os negócios”, destacou. “Sem contar a qualidade de vida”, acrescentou.

Transporte Multimodal foi o assunto apresentado pelo adido econômico, Jörgen Leeuwestein. Odécio Roland, também adido econômico da embaixada, destacou que a Holanda é referência em mobilidade urbana. “Temos importantes estudos e projetos que resultam em melhorias diárias neste setor”.

Nenhum comentário: