quarta-feira, 18 de março de 2015

Barcelona Busca Classificação Contra o Manchester City de Olho no Real Madrid


Messi e Neymar formarão, ao lado do uruguaio
Luis Suárez, o ataque "MSN" do BarcelonaFoto: Lluis Gene / AFP

A pouco dias do decisivo clássico contra o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona quer garantir nesta quarta-feira em casa a classificação às quartas da Liga dos Campeões contra o Manchester City, depois da vitória de 2 a 1 na Inglaterra.

A equipe catalã confia na boa fase do astro argentino Lionel Messi (20 gols em 2015) para eliminar pelo segundo ano seguido o atual campeão inglês, que derrotou no Estádio Etihad graças a dois gols do uruguaio Luis Suárez, na primeira partida.

As equipes vivem situações radicalmente opostas. O Barcelona acumula 16 vitórias nas últimas 17 partidas, o que devolveu ao time a liderança na Espanha, enquanto o City vem perdendo fôlego na briga pelo bicampeonato nacional com a derrota por 1 a 0 para o recém-promovido Burnley no último sábado.

O duelo Barça x City já poderia ter sido decidido em Manchester se o goleiro inglês Joe Hart não tivesse defendido um pênalti cobrado por Messi nos acréscimos, depois do também argentino Sergio Agüero marcar o gol que deu esperanças aos britânicos.

Mesmo assim, a vantagem permite ao Barcelona fazer seu habitual jogo de posse de bola e esperar o City tomar a iniciativa do ataque para não cair pelo segundo ano seguido nas oitavas da Champions.

Apesar da crise de resultados, o técnico do City, o chileno Manuel Pellegrini, que já tem um pé fora do clube, segundo a imprensa inglesa, parece convencido das chances de vitória de seus jogadores no Camp Nou.

– É possível ir a Barcelona e vencer. Nossa identidade é ter a mentalidade de um grande time para ir e ganhar. Perdendo por 2 a 1, temos que atacar – garantiu Pellegrini, em entrevista ao jornal inglês The Guardian.

Essa atitude pode acabar dando muita liberdade ao trio ofensivo estelar do Barça, formado por Messi, Suárez e Neymar. Sob o comando do técnico Luis Enrique, os três craques se beneficiaram de um estilo de jogo mais direto, que também usa como arma o contra-ataque, ao contrário do que ocorria nos anos anteriores.

Com Messi de volta ao nível de melhor jogador do mundo – 43 gols na temporada, 32 na Liga Espanhola – e a completa adaptação de Neymar ao futebol europeu – 26 gols –, o último a somar-se à festa do ataque do Barcelona foi o atacante uruguaio.

Depois de ser contratado a peso de ouro junto ao Liverpool (90 milhões de euros), o uruguaio teve um início titubeante, devido à punição da Fifa pela mordida na Copa do Mundo e à falta de adaptação ao time, que ainda assimilava a filosofia de Luis Enrique.

Mas Suárez parece ter encontrado seu lugar na equipe, primeiro como garçom e agora como artilheiro, com seis gols nas últimas cinco partidas, incluindo o "doblete" contra o City na ida.

Sem Sergio Busquets, lesionado, Luis Enrique provavelmente escalará como volante o argentino Javier Mascherano, que deverá ser substituído na zaga pelo francês Jeremy Mathieu. Já Pellegrini só terá uma ausência, o lateral francês Gael Clichy, expulso na primeira partida, em Manchester.

O duelo contra os ingleses é só o primeiro capítulo de uma semana crucial para o Barça, que receberá no domingo o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol com a intenção de aproveitar a crise no arquirrival e ampliar a vantagem na liderança da competição nacional.

Apesar da agenda cheia, o veterano meia Andrés Iniesta acredita que o foco precisa estar principalmente no desafio da Champions.

– O jogo de amanhã talvez seja o mais importante. A melhor maneira de nos preparamos para a partida de domingo é vencendo, com uma boa atuação que nos coloca mais perto de nosso objetivo na Champions – declarou o veterano na protocolar coletiva de imprensa pré-jogo.

Em caso de vitórias nesses dois jogos, o Barça, que também disputará a final da Copa do Rei contra o Athletic Bilbao, almejaria a conquista da tríplice coroa, repetindo o feito de 2009, quando o time era comandado por Pep Guardiola.

Um sonho que a torcida já vê como possibilidade real, depois de um ano de 2014 sem troféus, o que não acontecia há cinco temporadas.

Prováveis escalações:

Barcelona: Ter Stegen; Daniel Alves, Piqué, Mathieu e Jordi Alba; Mascherano, Rakitic e Iniesta; Messi, Suárez e Neymar. Técnico: Luis Enrique.

Manchester City: Hart; Zabaleta, Kompany, Demichelis e Kolarov; Fernandinho, Yaya Touré, Nasri, David Silva e Milner; Agüero. Técnico: Manuel Pellegrini (CHI).

Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA).

AFP

Nenhum comentário: