sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Segundo Investigação da Aeronáutica Queda de Avião de Eduardo Campos Foi Falha do Piloto

Local da Queda do Jato
De acordo com matéria publicada pelo jornal “O Estado de São Paulo”, as investigações promovidas pela Aeronáutica para descobrir as causas da queda do avião que matou o candidato a Presidência Eduardo Campos concluíram que uma seqüencia de falhas do piloto Marcos Martins ocasionaram a queda do jato.

No acidente ocorrido em 13 de agosto de 2014 em Santos (SP), morreram além de Campos ex-Governador de Pernambuco, 4 assessores e 2 pilotos.

De acordo com a matéria, o piloto sofreu de “desorientação espacial” que ocorre quando o piloto perde a noção do posicionamento do avião em relação ao solo. 


Como o avião caiu em ângulo acentuado e em potência máxima, tudo leva a crer que o piloto perdeu o controle da aeronave e achava que estava subindo, porém na realidade o avião estava indo em direção ao chão.

Segundo as investigações não foram encontradas defeitos na aeronave, as turbinas estavam em estado perfeito para uso. A caixa-preta de voz estava desligada portanto não gravou as conversas durante o vôo.

O mesmo relatório aponta falha no procedimento de aproximação da aeronave na Base Aérea de Santos uma falha grave do piloto. A pista da Base Aérea é considerada curta e rodeada por acidentes geográficos considerada difícil mesmo para pilotos experientes e com boas condições de tempo, o que não aconteceu na manhã do dia 13 de agosto quando o tempo estava chuvoso.

Foi apurado ainda que Marcos Martins não tinha o treinamento adequado para pilotar o Cessna 560 XL. Ele não havia passado sequer pelo simulador. E para agravar ficou constatado que o relacionamento pessoal entre o piloto Martins e o co-piloto Geraldo Magela Barbosa não era bom. Eles tinham um histórico de atritos e desavenças.


Nenhum comentário: