quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Detentos São Flagrados Com Facões Dentro de Presídio de Pernambuco

Em Pernambuco, detentos armados com facões foram flagrados dentro de um presídio.

As imagens, gravadas do alto de um morro, mostram o pátio de uma das três unidades do maior complexo prisional do Recife. Presos aparecem carregando facões, tranquilamente. Um deles joga sinuca com duas facas na cintura. Um outro tira mais uma faca, que estava escondida na parede. Ninguém da segurança interfere.

O lugar é cercado por guaritas, mas muitas estão desativadas. De repente, dois detentos começam o que parece ser uma briga, enquanto os outros assistem. As imagens não mostram se algum dos presos se feriu.

O uso de celulares também é livre dentro do presídio. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários diz que o que acontece lá dentro tem a ver com o número insuficiente de agentes e de equipamentos.

"Os detectores de metal estão quebrados e aqueles que são para revista pessoal não existem", conta João Carvalho, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco.

Os presídios de Pernambuco são administrados pela Secretaria de Ressocialização. Depois dos flagrantes que mostramos, o que será que o secretario tem a dizer sobre a tranquilidade com que os presos circulam lá dentro com celulares e armas na mão?

O secretário disse que novos agentes serão contratados até o mês que vem e reconheceu que, por enquanto, não têm conseguido impedir a entrada de celulares e de facões.

“Essas armas brancas são arremessadas pelas muralhas dos presídios e são apanhadas pelos presos em seu interior. Há uma vigilância, mas o reduzido número de agentes penitenciários faz com que nós não tenhamos uma mais efetiva segurança interna nas unidades prisionais”, declarou Humberto Inojosa, secretário de Ressocialização – PE.

Sobre a denúncia do sindicato dos agentes penitenciários, o secretário negou que os detectores de metal estejam quebrados.

Jornal Nacional

Nenhum comentário: