domingo, 31 de agosto de 2014

Mundial de Basquete: Brasil Ganha da Campeã Europeia na Estreia

A seleção brasileira masculina de basquete estreou com vitória no Campeonato Mundial. Com uma forte atuação defensiva, o Brasil derrotou a França neste sábado, por 65  a 63, e começou bem a campanha na competição disputada na Espanha.
O resultado positivo veio de forma suada. Apesar de dominar a partida durante a maior parte do jogo, a equipe brasileira ficou com apenas um ponto de vantagem nos últimos segundos e o placar só foi definido após um lance livre certo de Marquinhos. 
Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Rubén Magnano conquistou seus dois primeiros pontos e divide a liderança do grupo A do torneio com a Sérvia, que derrotou o Egito também neste sábado. A seleção volta à quadra neste domingo, contra o Irã, às 13 horas (de Brasília). 
Mesmo desfalcada de suas principais estrelas, como Tony Parker e Joakim Noah, a atual campeã europeia não se abateu e começou com um ritmo forte. Sentindo um pouco o peso da estreia, o Brasil passou os primeiros minutos tentando se encontrar em quadra e pouco criou. Quando entrou no jogo, a seleção buscou a desvantagem, que chegou a ser 9 pontos, assumiu a liderança no placar.
Apoiado pela torcida espanhola, que adotou o time de Magnano para torcer já que os franceses são grandes rivais, o Brasil mostrou força defensiva no segundo e no terceiro quarto, forçando 16 erros dos adversários. A marcação firme foi essencial para a manutenção no placar. No minuto final, os adversários conseguiram diminuir a diferença para apenas um ponto e utilizaram a tática de colocar os brasileiros na linha do lance livre, mas não foi o suficiente e a seleção deixou Palácio Municipal de Deportes, em Granada, com a vitória. 
Destaque para Marcelinho Huertas, que esteve inspirado e foi o cestinha da partida, com 16 pontos e cinco assistências. Anderson Varejão também esteve bem e ajudou com oito pontos, mesma pontuação de Leandrinho, além de nove rebotes.  Na França, o melhor foi Boris Diaw. Companheiro de Tiago Splitter no San Antonio Spurs, o francês fez 15 pontos. 

Marconi é sabatinado por jovens da região Noroeste de Goiânia

Em evento inovador e diferenciado, governador debate propostas com dois mil estudantes


Interação, transparência e diálogo franco pautaram o encontro do governador Marconi Perillo, na noite desta sexta-feira, com cerca de dois mil jovens estudantes da região Noroeste de Goiânia. Em um evento moderno e totalmente voltado para a apresentação de políticas públicas à juventude, o candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás ficou à vontade para responder aos questionamentos de cinco representantes do público.

“Estar frente a frente com vocês é uma grande oportunidade. Vamos sempre ouvir suas reivindicações e promover uma política participativa. O jovem já não aceita mais estar apenas ‘do outro lado’. Ele quer ser protagonista e é por isso que estamos aqui”, ressaltou o governador.

Durante o todo o bate-papo – realizado em uma espécie de arena – Marconi falou sobre investimentos que realizou em todas as áreas nos seus governos. Um dos pontos altos do debate foi quando educação entrou em pauta. O governador lembrou que, de 2012 até agora, mais de mil unidades educacionais da rede pública estadual – inclusive as localizadas na região Noroeste - foram reformadas por meio do programa “Nossa Escola”, que repassou recursos diretamente para os Conselhos Escolares, responsáveis por decidir como a verba seria aplicada. 

“Além de nos preocuparmos com a recuperação da rede física das nossas escolas, também demonstramos confiança na comunidade escolar, dando a ela a possibilidade de administrar todo o recurso”, afirmou o governador, lembrando em seguida que, nesta sua gestão, também foram entregues novas escolas construídas no padrão Século XXI, e que pelo menos outras 40 estão em obras, principalmente no entorno de Brasília. Mencionou ainda o projeto de construção de uma escola técnica, orçado em aproximadamente R$ 9,5 milhões, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segurança
Os estudantes também o questionaram sobre investimentos na segurança pública do Estado. Marconi explicou que, entre outras ações, ampliou os efetivos das Polícias Civil e Militar e que disponibilizou recursos para modernização e compra de novos equipamentos, além de investimentos em serviços de inteligência, de tecnologia de informação e em investigação. O governador aproveitou o encontro para, mais uma vez, cobrar maior participação do governo federal no combate ao crime. “A responsabilidade é de todos nós. Os estados precisam do apoio da União”, reiterou.

Ainda sobre o tema, Marconi Perillo voltou a criticar os adversários que têm usado o assunto de forma demagógica. “Temos ouvido por aí promessas mirabolantes, como a de dobrar o efetivo da Polícia Militar logo nas primeiras semanas de mandato. Mas quem diz isso já foi governador de Goiás e não fez o que devia ter feito, uma vez que o armamento e as viaturas eram da pior qualidade possível e os profissionais eram desvalorizados, trabalhavam sem nenhuma motivação”, disse ele, se referindo ao candidato ao governo pelo PMDB, Iris Rezende. “Estamos firmes na luta para reduzir a criminalidade. Muito foi feito e ainda vamos fazer muito mais. Nós, sim, sabemos como resolver os problemas”, garantiu.

A saúde em Goiás também foi um dos assuntos debatidos no encontro com a juventude. A gestão dos hospitais estaduais pelas Organizações Sociais (OSs) foi bastante elogiada pelos estudantes. Marconi citou a construção do novo Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo 2), que vai atender a região Noroeste, onde foi realizado o debate com os jovens. “É o melhor hospital deste Estado”, assegurou. 

O governador ainda afirmou que não faltam políticas públicas para a saúde pública em Goiás. “Posso andar de cabeça erguida porque qualquer pessoa que entra em uma unidade que está sob nossa responsabilidade, é bem atendida”, pontuou.

Respaldo
Os projetos liderados pelo governo na área da saúde foram amplamente respaldados pelos estudantes. Jacqueline Simão era uma das cinco jovens que fizeram perguntas ao governador. Aos 19 anos, a estudante de Direito declarou, publicamente, que a saúde pública é “motivo de orgulho” para os goianos. “Minha avó teve câncer e foi submetida a tratamento no HGG. Hoje, posso garantir: ela foi atendida melhor do que se estivesse em um hospital particular”, testemunhou.

Marconi também foi questionado se, caso reeleito, daria continuidade aos programas sociais direcionados aos estudantes, como “Bolsa Universitária” e “Passe Livre Estudantil”. O governador afirmou que as duas iniciativas serão mantidas e ampliadas. “Foram programas criados em meu governo e elas terão total apoio caso seja eleito novamente”, comprometeu-se o governador que, recentemente, condenou adversários que afirmaram que poderiam extinguir tais projetos caso conseguissem vencer Marconi nas urnas.

“O passe livre faz uma diferença enorme no orçamento das famílias goianas. Estas conquistas, assim como o subsídio que concedemos às passagens do Eixo Anhanguera, são para sempre”, enfatizou o governador. 

Marconi volta a inovar em evento com a juventude

Estudantes que estiveram presentes no debate avaliaram que ao tomar este tipo de iniciativa, de debater propostas com eles, “olho no olho”, Marconi consolida sua imagem de governante moderno e disposto a trabalhar pelas demandas da juventude. 

Idealizado pelo “Movimento Jovem 45”, o evento foi realizado no formato de um programa de televisão, onde o convidado fica no centro da plateia e os participantes podem questioná-lo. 

O governador gostou do projeto: “É muito importante ter este contato direto com esta turma. Fiquei muito satisfeito de poder levar nossas propostas a esta parcela da sociedade que, sem dúvida, representa o futuro do nosso Estado. Trabalhamos por eles, que precisam e merecem boas e reais oportunidades na vida”.

De acordo com o presidente do “Movimento Jovem 45”, Leonardo Felipe, este debate é resultado de uma série de discussões que foram realizadas com jovens de todo o Estado. “Procuramos descobrir os anseios da população mais jovem e trazê-los ao conhecimento do governador”, explicou. Leonardo também afirmou que esta foi mais uma estratégia para fazer a juventude se interessar mais pela política brasileira. “Eles tiveram uma oportunidade única: debater com quem realmente trabalha por eles. E Marconi sempre se preocupou com nossos jovens”, avaliou o presidente do movimento, que garantiu novas edições deste projeto ainda nesta campanha, em outras regiões do Estado.

Liderança entre os jovens
Sempre dedicado a promover ações que beneficiem os jovens goianos, o governador colhe, hoje, os frutos deste seu trabalho. De acordo com a última rodada da pesquisa Grupom / Diário da Manhã, onde Marconi abriu 12 pontos de vantagem sobre Iris Rezende (PMDB), o cenário onde o governador registrou ótimo desempenho foi justamente entre os jovens. No grupo de eleitores com menos de 25 anos, Marconi tem 40,8% das intenções de voto, enquanto o peemedebista tem menos que a metade: apenas 20,1%.

Prefeitos do Nordeste goiano apoiam reeleição de Marconi

Filiados à legendas adversárias também estão com governador

Prefeitos de 20 municípios que compõem a região Nordeste de Goiás apoiam a reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB). Entre eles, o de Posse, José Gouveia de Araújo (PROS), que, nas últimas eleições municipais, foi adversário do grupo político do vice-governador José Eliton (PP), que defendia a candidatura do pai dele, conhecido como Doutor Eltin, à prefeitura. “José Eliton é um filho da nossa cidade. Passamos por cima de questões partidárias para apoiar o seu projeto e o de Marconi”, afirma José Gouveia. “Os dois nos ajudaram e, com certeza, continuarão trabalhando para trazer mais benefícios para nosso município”, reiterou.

Candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, Marconi tem conquistado cada vez mais apoio de prefeitos filiados a partidos de oposição. Todos destacam o perfil “municipalista” e “republicano” do governador. Ou seja, administra o Estado indiferente às questões partidárias e estabelece inúmeras parcerias e convênios com as prefeituras, como os que se referem ao Programa de Desenvolvimento do Nordeste Goiano e ao Rodovida – que recuperou milhares de quilômetros de rodovias em diferentes regiões de Goiás.

“Marconi é um excelente gestor e fez muito pelo nosso município: a reconstrução da GO-118 é um exemplo disso”, destaca o prefeito de Campos Belos, Aurolino Santos, cujo partido, o DEM, integra a coligação liderada pelo adversário Iris Rezende (PMDB). A prefeita de Sítio D’Abadia, Dourinha Antônio de Souza, é filiada ao PMDB. Ela decidiu apoiar a candidatura de Marconi. “O trabalho do governador é admirável e quero que nossa cidade continue na direção do desenvolvimento”, diz. Prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Alan Barbosa é do PSB, legenda do governadoriável Vanderlan Cardoso. Ele garante: “Marconi sempre atendeu às demandas da nossa cidade. Meu compromisso é com o município administro e, por isso, posso dizer que o governador foi o único que nos deu atenção”.

Entre os prefeitos da base aliada, a expectativa é de que Marconi fará um governo ainda melhor, sempre com foco nos goianos. Prefeito de Flores de Goiás, José Dias Pereira (PTB) acredita que o governador será reeleito já no primeiro turno. “Em time que está ganhando não se mexe. Desta forma não posso ir contra as melhorias que o município recebeu graças à gestão de Marconi”, pontua.

Efeito Friboi
Prefeitos aliados ao ex-pré-candidato ao governo pelo PMDB, José Batista Júnior, o Júnior Friboi, também têm manifestado apoio à reeleição de Marconi Perillo. José Cardoso de Lima (PROS), de Simolândia, e Aguinaldo Ramos (PROS), de Iaciara, são, respectivamente, primo e cunhado de Friboi. Eles acreditam que o candidato do PSDB continua sendo o melhor nome para administrar Goiás. “Marconi é um grande estadista”, declara Aguinaldo. Sílvio completa: “O governador tem feito um bom trabalho e merece se reeleger”.

Programa criado por Marconi atraiu prefeitos do Nordeste Goiano

O Programa de Desenvolvimento do Nordeste Goiano saiu do papel e tornou-se realidade nesta gestão do governador Marconi Perillo. A iniciativa, de forma integrada e permanente, leva investimentos para a região. Em Colinas do Sul, por exemplo, o Governo de Goiás repassou R$ 1,5 milhão para o programa “Cheque Moradia” e R$ 1 milhão para recuperação de asfalto, além da entrega de 40 casas populares e três ambulâncias.  “Este governo tem sido para todos. Trata-se de uma gestão municipalista e é um prazer enorme e satisfação apoiar o governador”, salienta o prefeito Iran do Lago (PSD). 

“Marconi cuida de todo o estado; tem cuidado também da nossa cidade”. Com estas palavras, o prefeito de Guarani de Goiás, Volnei José Momoli (PSDB), lembra que o município foi contemplado neste governo com convênio de R$ 900 mil para recuperação asfáltica de vias urbana e com obras de tratamento de água e esgoto. A prefeita de Buritinópolis, Maria Aparecida Cruz (PSD), se diz entusiasmada com a atenção do governador para as necessidades da cidade. “Ele dá atenção aos prefeitos, nos ouve, dialoga, sabe da importância do apoio dado a nós”, ressalta. 

Em Mambaí, o prefeito Javan Lopes Silva Júnior (PDT) afirma que a cidade está “100% asfaltada, a GO-236 que liga o município à Bahia foi reconstruída e o governo reformou e ampliou o hospital”. Para Javan, a forma como Marconi trata os gestores, sem distinção, é o que leva prefeitos de legendas oposicionistas a declarar-lhe apoio. “Ele age de forma republicana”, destaca.

São João D’Aliança é administrada por Atos Antônio Ferronato (PSB), que mesmo filiado ao partido de Vanderlan Cardoso, afirma categoricamente que apoia a reeleição do governador. Em Monte Alegre de Goiás, o prefeito Arlon Fulgêncio Taveira (PTC) agradece o governo por investimentos feitos em programas habitacionais, como o “Cheque Moradia”, em convênios para asfaltamento urbano e pela recuperação da GO-118. “Apoiamos o governador pelo seu trabalho constante e pelos investimentos realizados na cidade”, acrescenta.

A reconstrução da GO-447, que liga Divinópolis de Goiás a Monte Alegre, também foi uma das ações do Programa de Desenvolvimento do Nordeste Goiano. Em Divinópolis, o prefeito Filoneto José dos Santos (PSDB) lembra que foi instalado o Condomínio Vapt-Vupt, que o ginásio de esportes foi reformado e que foi doada uma ambulância para o município. “Só para ficar nas ações mais recentes. Tudo só faz com que o governador tenha o apoio de todos e seja reeleito”, garante Filoneto. 

A prefeita de São Domingos, Etélia Vanja Gonçalves (PDT), concorda com o colega e afirma que Marconi “é o melhor para os goianos”.A prefeita de Nova Roma, Mirian Leite (PSDB), revela que admira Marconi por ele se preocupar também com o social: “Os programas sociais, como o Renda Cidadã, veem ao encontro das necessidades do povo. Também somos gratos a ele pelo recapeamento da GO-112, que liga Nova Roma a Iaciara”.

Estádio Olímpico de Goiânia Vai Ser Inaugurado Com Um Grande Jogo de futebol

Ao visitar hoje o canteiro de obras do novo Estádio Olímpico, que faz parte do complexo esportivo do Centro de Excelência do Esporte, o governador Marconi Perillo manifestou sua convicção de que “esta é uma obra de primeiro mundo, com muita qualidade”.

Previsto para ser entregue em novembro deste ano, o estádio contará com pista de atletismo importada da Alemanha, que já está no Porto de Santos para ser trazida a Goiânia nos próximos dias. Também em breve será iniciado o plantio da grama. Os estacionamentos na parte subterrânea já estão prontos.

No momento, as obras estão concentradas na instalação da cobertura de parte da arena, que terá capacidade para receber 12 mil pessoas. A cobertura, flexível e leve, é do mesmo padrão e mesma tecnologia usada nas arenas mais modernas do mundo. Na parte superior da arquibancada coberta serão instaladas 12 cabines para a imprensa.

Durante a visita, o governador anunciou que o Estádio Olímpico terá também um museu que contará a história do esporte no Estado, especialmente do futebol. “Já designei o jornalista Jayro Rodrigues da Silveira, que militou muito tempo na área do esporte, para ser o organizador deste museu. Ele liderará um grupo que ficará responsável por pesquisar e angariar o material que formará o museu”, informou Marconi.

A inauguração será marcada com a realização de um grande jogo de futebol. “Vamos trazer um grande clássico para esta data, que marcará também a inauguração do Centro de Excelência”, concluiu.

Segundo a Agetop, as obras de construção do Estádio Olímpico já estão 60% concluídas. Cerca de 100 homens trabalham no local. A Agetop constrói também o Laboratório de Capacitação e Pesquisa, integrante do Centro de Excelência do Esporte, que já está com 85% das obras concluídas, restando apenas os serviços de implantação de pisos e louças.

O Centro de Excelência do Esporte atuará como um poderoso instrumento de inclusão social, incentivando e valorizando a formação de profissionais, promovendo o desenvolvimento de novos talentos e formando uma nova geração olímpica.

Com capacidade para atuação em nível nacional e internacional, planejado e adaptado para atletas paraolímpicos, o complexo contará com os seguintes módulos: Ginásio de Esportes; Laboratório de Capacitação e Pesquisa; Parque Aquático e Estádio Olímpico.

O Ginásio Rio Vermelho já está concluído. Sua estrutura conta com capacidade para 4.000 espectadores, piso flexível e placar eletrônico. Lá são realizados torneios e jogos até de nível internacional.

No coração do complexo, está o Laboratório de Formação e Pesquisa. Nele serão realizados os programas de capacitação que através de um trabalho intensivo e em parceria com instituições de ensino superior certificarão anualmente cerca de 300 futuros profissionais.

O módulo foi contemplado com uma ampla área de convivência para realização de eventos englobando palestras e convenções para troca de informações voltadas ao conhecimento esportivo. Sua estrutura contará com alojamentos podendo abrigar atletas de todo o país e ainda receberá diversas especialidades laboratoriais que, com supervisão de especialistas (médicos, nutricionistas, e fisioterapeutas), permitirão traçar o perfil do atleta, melhorar sua performance e formar futuros campeões em diferentes modalidades esportivas.

O prédio contém, em seu pavimento superior, uma ampla área onde foram construídas quatro quadras com medidas oficiais permitindo a realização de treinamentos de alto rendimento.

O Centro de Excelência do Esporte terá ainda salas de estudo, biblioteca, alojamentos, lojas, restaurante, área de convenções, estacionamento coberto, laboratórios, auditório com 240 cadeiras, academia, quadra para futebol de salão, quadra para handebol, quadra para basquete e quadra para vôlei.

O Parque Aquático foi concebido para receber diversos segmentos esportivos incentivando atletas em todas as suas categorias. Além de iniciação esportiva, serão realizados treinamentos e torneios nas quatro modalidades olímpicas: Natação, Pólo Aquático, Nado Sincronizado e Saltos Ornamentais. Ele é dotado de piscina para saltos ornamentais, piscina olímpica, duas piscinas semi-olímpicas, arquibancada e área de convivência.

Pesquisa Mostra Que 93% Não Ouvem os Programas Eleitorais no Rádio e 77% Não Assistem na TV

O tracking (pesquisa de acompanhamento diário) de uma das emissoras de televisão de Goiás, que também é proprietária de uma cadeia de emissoras de rádio, revela 93% da população não ouvem os programas do horário eleitoral gratuito no rádio e 77% da mesma forma não assistem a esses programas na televisão.

Dos percentuais restantes, a maioria só toma conhecimento dos programas eventualmente e uma minoria faz questão de acompanhar permanentemente.

Os números batem com pesquisas que estão sendo divulgadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, mostrando que o desinteresse da população pelo horário eleitoral no rádio e na TV é muito grande e confirmam as previsões de cientistas políticos e especialistas de que os programas políticos terão pouca influência na decisão de voto nas próximas eleições.

No Rio e São Paulo, a audiência da TV aberta desaba durante o horário eleitoral, quando cresce em até 140% a sintonia dos canais pagos e até mesmo o acesso à internet, que congestiona. Quando a novela das 21 horas entra no ar, após a falação dos candidatos, os índices de audiência da TV aberta dão um salto e voltam ao normal.

Vasco Leva Goleada Histórica do Avaí e Técnico Adilson Batista é Demitido


O técnico Adilson Batista não resistiu à goleada sofrida pelo Vasco contra o Avaí (5 a 0), neste sábado, em São Januário, pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A demissão foi confirmada pelo diretor executivo de futebol vascaíno, Rodrigo Caetano, logo após a derrota.

“Parece que toda a responsabilidade em caso de sucesso recai em cima do técnico, e não é qualquer técnico. Eu peço para que esse ambiente externo, que faz hoje uma vítima, não faça outras. Eu quero que entendam que nós precisamos do apoio de todos”, explicou Caetano, que admitiu não saber se tomou a decisão correta.

“É com muito pesar que anuncio isso. Adilson honrou o clube. Isso nos faz repensar, inclusive nós profissionais. Nós compreendemos e aceitamos críticas na arquibancada. Sou contrário a esse tipo de mudança. Não tenho convicção de que é a melhor decisão”, afirmou.
Marcelo Sadio/Divulgação/Vasco da Gama

Adilson Batista não resistiu à goleada histórica sofrida pelo Vasco, contra o Avaí, neste sábado

Presente na sala de entrevistas de São Januário ao lado de Rodrigo Caetano, Adilson Batista disse que é o momento de deixar o Vasco.



"Eu só queria agradecer ao clube, foi um privilégio trabalhar aqui. Desde o ano passado eu busquei fazer o meu melhor. Às vezes é melhor você sair para que as coisas fluam melhor, fiquem um pouco mais em paz. Eu sei da minha capacidade e vou sempre respeitar o Vasco. Infelizmente não foi possível o título do Estadual. Estamos vivos na Copa do Brasil, é possível”, disse.

Contratado para tentar livrar o Vasco do rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano passado, Adilson não conseguiu cumprir a meta da diretoria alvinegra, mas acabou mantido no cargo para tentar reconduzir o time à Série A. Este ano, o treinador quase levou a equipe à conquista do Campeonato Carioca: perdeu a final para o Flamengo, que ficou com o título graças a um gol irregular marcado no final do segundo jogo da decisão.

O treinador deixa o Vasco na quinta colocação da Série B, com 32 pontos, e nas oitavas de final da Copa do Brasil, em que tenta a classificação contra o ABC-RN (o primeiro jogo, em São Januário, terminou com empate de 1 a 1).

Marconi Movimenta Sudoeste Goiano Com Carreatas

     Comitiva do governador passou por Mineiros, Rio Verde, Santa Helena e Acreúna

A intensa agenda de campanha do governador Marconi Perillo (PSDB) se concentrou na região Sudoeste do estado neste sábado (30/8), quando o candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás comandou quatro carreatas. Acompanhado do deputado federal Vilmar Rocha (PSD) - que disputa vaga ao Senado -, de candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal, bem como de lideranças da região, o governador foi recebido carinhosamente pela população, que foi às ruas apoiar a reeleição do tucano.

Cerca de três mil veículos percorreram as ruas de Mineiros, Rio Verde, Santa Helena e Acreúna, festejando o sucesso da campanha nas cidades. A intensa mobilização aglomerou moradores, que foram para as portas dos comércios e residências para declarar apoio ao governador e aos candidatos da coligação. O marceneiro José Sebastião de Sá, que reside em Rio Verde, foi um dos vários que hasteou a bandeira 45 em sua casa. “Quem mora aqui sabe que não existe nome melhor que Marconi para comandar o Estado. Um homem que transformou nossa cidade e Goiás. É honesto, dedicado, trabalhador e está sempre conosco”, disse ele ao governador, logo na concentração da carreata. 

“Em respeito ao povo que nos confiou o voto e a esperança de um futuro melhor, não descansaremos um minuto sequer. Ainda neste mês de agosto, eu, o vice-governador José Eliton e a primeira-dama Valéria Perillo cumpriremos um roteiro de visitas aos 246 municípios goianos”, disse Marconi ao se despedir de moradores de Rio Verde que o cercaram para tirar fotos. 

Ainda no sábado (30/8), o governador Marconi Perillo também participou, em Trindade, de reunião com líderes da igreja Assembleia de Deus Sal da Terra. Ele já recebeu apoio de diversas igrejas evangélicas em todo o Estaado. Na manhã do domingo (31/8), o governador vai a Anápolis participar de missa na Igreja Ortodoxa e, em seguida, cumpria agenda de campanha em Águas Lindas. 

Mineiros – Boa receptividade em terra peemedebista
O início das carreatas neste sábado ocorreu em Mineiros e contou com a presença do secretário de Estado de Gestão e Planejamento, Leonardo Vilela, do candidato a deputado José Mário Schreiner (PSD), e da ex-prefeita Neiba Barcelos (PSDB). Durante o percurso pelas ruas da cidade - administrada pelo peemedebista Agenor Rezende -, as pessoas saíam às ruas e acenavam positivamente para o governador. 

“Esta rua asfaltada pela qual estamos passando agora é fruto de parceria do governo de Goiás com a prefeitura. Foram mais de 250 mil metros quadrados de asfalto em ruas e avenidas [obras dos programas Asfalto Novo e Rodovida Urbano] de Mineiros", enfatizou Neiba Barcelos. O governo do Estado também arcou com recursos para conclusão de pavimentação asfáltica em mais quatro bairros. Outra obra exaltada pela ex-prefeita é a construção da estrada que liga Mineiros a Cabeceira Alta: “Um clamor antigo dos moradores”.

Rio Verde - Parceria consagrada
Um dos municípios brasileiros que mais cresce e se desenvolve economicamente, Rio Verde tem atenção especial do governador Marconi Perillo. Já na concentração, mais de 400 pessoas aguardavam pela chegada dele. Por todos os lados era possível ver gente carregando bandeiras, com adesivos e, para surpresa até do próprio governador, cantando o jingle da campanha. Também acompanhavam Marconi os candidatos a deputado Heuler Cruvinel (PSD) e Victor Priori (PSDB) - este de Jataí, que veio trazer apoio à carreata. 

Mais de mil veículos percorreram as principais vias de Rio Verde. “A cidade para quando o governador vem aqui. Só nós sabemos o quanto a vida do povo melhorou sob a gestão dele e do dr. Juraci [prefeito Juraci Martins, do PSD]. Por isso, ao reelegermos Marconi, estamos dizendo que não queremos voltar ao passado", resumiu a vendedora Edilaine Borges.

Entre as obras desenvolvidas no município em parceria com o estado, o deputado Heuler Cruvinel enfatizou a liberação de recursos para construção do Anel Viário e de moradias populares na cidade. Citou ainda a reforma de escolas e as pavimentações da GO-501, entroncamento da BR-452 com Ouroana e GO-527 trecho Riverlândia/GO-164. Grande projeto para a próxima gestão é a construção do Hospital Materno Infantil de Rio Verde.

Santa Helena - "Padrão Hugo"
Nesta cidade, integrantes da comitiva marconista classificaram a carreata com "padrão Hugo" de qualidade. A brincadeira foi feita para relembrar a estruturação Hospital de Urgência da Região Sudoeste (Hurso), que só entrou em funcionamento no primeiro ano da gestão de Marconi e, atualmente, faz parte da Rede Hugo de hospitais, geridos pelas Organizações Sociais (OSs). 

Centenas de veículos passearam pela cidade, que abraçou o projeto da coligação Garantia de um Futuro Melhor Pra Goiás. Não por acaso. Mesmo sendo berço político do ex-governador Alcides Rodrigues e ter um prefeito do PMDB no comando, a cidade recebeu grande volume de investimentos da atual gestão. Para citar alguns dos benefícios, o prefeito Judson Lourenço, em agradecimento a Marconi durante evento na cidade, afirmou que ele foi o responsável pela “reconstrução de rodovias que cortam o município, o recapeamento asfáltico de ruas e avenidas, os trabalhos em estado adiantado para a implantação de uma unidade do Vapt-Vupt e o apoio do governo para o destravamento das pendências jurídicas que impedem o pleno funcionamento do aeroporto”.

Acreúna – Com chave de ouro
O município, que tem aproximadamente 25 mil habitantes, recepcionou calorosamente o governador Marconi Perillo. Foi possível ver muitas famílias participando e pedindo bandeiras e adesivos; crianças se divertiam com o comboio de aproximadamente 800 carros, acenando e fazendo sinais de positivo, retribuídos pelo governador. O prefeito Rogério Sandim (PTC) acompanhou Marconi no trio, ao lado do candidato ao Senado Vilmar Rocha, Magda Mofatto, Marcos Abrão e Marcos Martins.

Em um posto de combustível da cidade, a aposentada Sandra Silva Moraes acompanhava com os netos a passagem do governador. “Minha família adora o Marconi, e particularmente, tenho muita gratidão por ele por ter formado minha neta com a Bolsa Universitária. Ela não pôde estar aqui hoje, mas eu vim acenar para ele em nome da minha família. Minha neta Fernanda agora é enfermeira e está muito feliz”, afirmou. A aposentada também agradeceu o tucano pela pavimentação dos quase 52 quilômetros da rodovia GO-164, que liga Acreúna a Paraúna, bem como pela inauguração da Estação de Tratamento de Água - que garante a universalização do abastecimento na cidade.

Fotos: Humberto Silva

sábado, 30 de agosto de 2014

Torcedora Racista, Patricia Moreira, Deleta Seu Perfil no Twitter e Facebook

Patricia Moreira, a torcedora gremista que proferiu xingamentos racistas ao goleiro Aranha, do Santos, apagou os seus perfis do Facebook e do Twitter após ser perseguida por internautas revoltados com a sua atitude na Arena do Grêmio.


No Instagram, a jovem gaúcha apagou todas as suas fotos. Antes de apagá-las, porém, Patricia sofreu diversos xingamentos. Sobrou até para o cachorro da gremista.

“Se o cachorro fosse preto, você ia abandonar né?”, perguntou um seguidor revoltado.

Em uma foto que está circulando pelo Twitter, Patricia aparece carregando um macaco com a camisa do Internacional e fazendo “cara de nojo”.



Patricia com os ídolos do Grêmio Danrlei e Jardel
Patricia com os ídolos do Grêmio Danrlei e Jardel Foto: Reprodução Instagram



Foto: Reprodução Instagram



Patricia com o Grupo do Bola
Patricia com o Grupo do Bola Foto: Reprodução Instagram



Sobrou até para o cachorro
Sobrou até para o cachorro Foto: Reprodução Instagram



O goleiro Aranha foi prestar queixa na 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre nesta sexta-feira. O titular da DP, delegado Herbert Moura Ferreira, buscou o jogador no hotel onde a delegação santista está hospedada na capital gaúcha. Aranha chegou por volta das 12h37min na delegacia.

A medida foi tomada porque era necessário que o atleta fizesse a denuncia para as investigações terem continuidade. O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do promotor do torcedor, José Seabra, requisitou a abertura de inquérito do caso logo após a vitória do Santos por 2 a 0 em cima do Grêmio, na Arena.

No entanto, era necessária a queixa de Aranha para o processo passar de racismo para injúria racial, segundo a assessoria do MP-RS.

Patricia, que foi flagrada pelas câmeras do canal "ESPN Brasil" nas arquibancadas da Arena gritando "macaco" para Aranha, é auxiliar de saúde bucal. A jovem trabalhava no Centro Médico Odontológico da Brigada Militar, mas foi afastada do cargo.

"Informamos que a torcedora filmada ontem, xingando o goleiro do Santos, já foi afastada de sua função na Policlínica. A torcedora era funcionária de uma empresa que presta serviços à Policlínica da BM. A Brigada Militar repudia quaisquer atitudes racistas", informou o Twitter oficial da BM-RS.

A diretoria do Grêmio já identificou 10 torcedores racistas. Oito foram proibidos de entrar na Arena daqui pra frente e outros dois foram excluídos do quadro de sócios.


PIB ZERO: Brasil Entra em Recessão Com Investimentos e Indústria em Queda



Por Rodrigo Viga Gaier e Patrícia Duarte

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil entrou em recessão no primeiro semestre com forte retração nos investimentos e na indústria e a Copa do Mundo prejudicando a atividade econômica, em mais um desafio aos esforços de reeleição da presidente Dilma Rousseff.

A economia brasileira encolheu 0,6 por cento no segundo trimestre de 2014 sobre os três meses anteriores e recuou 0,9 por cento na comparação anual, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Os resultados no trimestre encerrado em junho vieram piores do que o esperado por economistas em pesquisa Reuters, cujas medianas apontavam para retração de 0,4 por cento do PIB sobre o primeiro trimestre e de 0,6 por cento na comparação anual.

O desempenho do primeiro trimestre deste ano sobre o quarto trimestre de 2013 foi revisado para mostrar contração de 0,2 por cento, contra avanço de 0,2 por cento divulgado anteriormente, levando o país a entrar em recessão.

O Brasil não vivia essa situação, quando há dois trimestres seguidos de contração, desde a crise financeira global de 2008/2009 e alguns economistas já esperam que o PIB ficará estagnado neste ano.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), uma medida de investimentos, recuou 5,3 por cento no trimestre passado sobre o período imediatamente anterior. Foi o pior resultado desde 2009 e marcou o quarto trimestre seguido de retração. Na comparação com o mesmo período de 2013, a FBCF de abril a junho teve queda 11,20 por cento.

A taxa de investimento no país como proporção do PIB ficou em 16,5 por cento no segundo trimestre, o pior resultado para esse período desde 2006, quando tinha ficado em 16,4 por cento.

"Todos os componentes caíram, máquinas e equipamentos e construção civil... Isso é uma conjunção de vários fatores, como a alta da (taxa básica de juro) Selic, a desaceleração do crédito... e férias coletivas e parada na indústria automotiva", afirmou a economista IBGE, Rebeca Palis.

O resultado da indústria também foi negativo no trimestre passado, com retração de 1,50 por cento sobre o período anterior e de 3,4 por cento contra um ano antes, segundo o IBGE.

Um dos fatores que pesaram na economia no segundo trimestre foi a realização da Copa do Mundo, devido ao menor número de dias úteis em razão de feriados.

O IBGE também informou que o consumo do governo recuou 0,7 por cento no segundo trimestre sobre o primeiro, enquanto que o consumo das famílias cresceu 0,3 por cento na mesma base de comparação.

A agropecuária teve expansão de 0,2 por cento no segundo trimestre sobre janeiro a março e ficou estável em relação a igual período de 2013.



PIB ZERO?

Uma eventual recuperação da economia no segundo semestre ainda é incerta, segundo analistas. Mesmo que o país saia da recessão técnica, o desempenho ainda continuaria fraco.

O economista-chefe do banco Fator, José Francisco Gonçalves, em nota, manteve a projeção de crescimento do PIB em 2014 em 0,6 por cento, "corresponde ao cenário de crescimento médio zero nos dois trimestres finais de 2014", completou. Em 2013, o PIB teve expansão de 2,5 por cento

Mais pessimista, o economista-chefe do BNP Paribas, Marcelo Carvalho, reduziu sua estimativa de incremento da economia brasileira neste ano de 0,5 por cento para zero. "Os dados disponíveis até agora para o terceiro trimestre estão destruindo qualquer esperança de recuperação técnica significativa na segunda metade do ano", afirmou.

O momento atual da economia é o pior vivido durante o governo Dilma, que tenta a reeleição em outubro.

Os anos anteriores, porém, também foram difíceis. Ao finalizar seu mandato neste ano, a presidente entregará a pior taxa média anual de crescimento da economia brasileira nos últimos 20 anos, de 1,7 por cento, se confirmada a expectativa do mercado de expansão de 0,7 por cento do PIB este ano, segundo pesquisa Focus do Banco Central.

Os recentes resultados ruins da economia devem prejudicar ainda mais as chances de Dilma nas eleições. Em pesquisas recentes, a petista aparece perdendo para a candidata Marina Silva (PSB) num eventual segundo turno.

"Provavelmente Dilma sofrerá mais nas pesquisas. Somado às outras notícias ruins para o governo e ao 'efeito Marina'", afirmou o analista político André César, referindo-se aos questionamentos envolvendo a gestão da Petrobras, entre outros. "O governo não consegue se livrar dessas questões", acrescentou.



(Reportagem adicional de Felipe Pontes, no Rio de Janeiro)

Governador Marconi Perillo Diz: "Não quero disputar eleição aos 80 anos. Política não é cargo vitalício"


Ao participar de reunião no comitê do candidato a deputado estadual Lucas Calil (PSL), o governador Marconi Perillo, que disputa a reeleição, defendeu avanços e melhorias ocorridas em sua gestão na Saúde. Marconi aproveitou o fato de que o tema havia sido explorado no horário eleitoral gratuito na TV: “Os hospitais geridos pelo governo de Goiás têm atendimento de primeiro mundo e padrão de excelência em qualidade”.


“A verdade é que, quando queremos conquistar algo, temos que trabalhar por isso. É o que estamos fazendo na área da Saúde em Goiás. Nós queríamos e provamos para o Brasil que é possível, sim, oferecer atendimento público de Saúde com dignidade e com respeito ao cidadão”, completou o governador para, em seguida, exemplificar: “A rede Hugo, o HGG, o HDT e tantas outras unidades são referência não só em atendimento de urgência e de alta complexidade, mas também em pesquisa e em inovação. Nossos hospitais estão no mesmo patamar dos grandes hospitais de São Paulo. Inclusive, muitos profissionais de lá vêm aprimorar seus conhecimentos aqui”.  

Marconi também aproveitou a ‘estreia’ de Lucas Calil em disputas eleitorais para falar que acreditava na eleição de uma “nova geração” na Assembleia Legislativa. “Isso é muito bom, porque vai dar uma oxigenada e vai permitir que novas ideias e novos projetos encampados por novas lideranças se desenvolvam em Goiás”. E em tom bem humorado, o governador ainda lançou mão de recados aos adversários: “Eu não quero disputar eleição aos 80 anos. Acho que nem devo. Eu não quero ficar 'guardando espaço' e 'segurando cadeira', que devem ser de jovens como Lucas (Calil) e o Thiago (Albernaz), que têm mesmo que ser bem sucedidos. Política não é cargo vitalício”. 

Ao comentar o processo em que, anos atrás, se desfiliou do PMDB, Marconi disse ter percebido que, neste partido, “não havia espaço para novos talentos”. E ressaltou que quer seguir, ao longo de sua carreira política, o exemplo do ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz (PSDB). “Ele é meu maior conselheiro. Preside os conselhos de excelência das OSs que administram nossos hospitais e me ajuda com projetos e sugestões para o governo. Não tem a vaidade de querer concorrer a cargos políticos porque é um homem sábio, experiente e humilde”, ressaltou. 

O governador lembrou-se ainda das manifestações populares ocorridas no ano passado para ressaltar que é este tipo de política que o Brasil quer hoje: “Jovens foram às ruas para exigir uma nova política, de paz, de diálogo, de união e de resultados. Pediram eficiência e inovação dos governos”. Por isso, inclusive, é importante que as pessoas busquem se informar sobre a história dos candidatos, ressaltou o governador: “Precisamos conhecer as ideias, o caráter, os propósitos, os valores, enfim, a essência das pessoas”.

Lucas Calil, por sua vez, reafirmou a disposição em trabalhar e pedir votos que garantam a reeleição do governador: “O que me dá mais garra para continuar é saber que o maior líder que Goiás já teve também tinha 26 anos quando disputou sua primeira eleição para deputado. Saber que este mesmo homem está aqui, hoje, ao meu lado e vai ganhar a eleição pela quarta vez”. O candidato a vaga na Assembleia Legislativa ainda criticou a oposição por falta de coerência política. “Nós temos ideais, fazemos política com ética, com dignidade e, acima de tudo, não fazemos política por conveniência. Estamos nesta batalha porque acreditamos que o povo quer bons políticos”, enfatizou. 

Dito popular
Já na inauguração do comitê do deputado estadual Júlio da Retífica (PSDB), o governador usou o ditado “diga-me com quem andas, que te direi quem és” para destacar a união da base aliada e elogiar os candidatos ali presentes, como Jovair Arantes (PTB) e Antônio Faleiros (PSDB), bem como todos os demais integrantes das chapas proporcionais da coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás. “Aqui, do nosso lado, só tem gente do bem, gente que trabalha de verdade e está comprometida com o futuro do Estado”, afirmou. 

Ao ex-secretário de Saúde Antônio Faleiros, Marconi dedicou parte de seu discurso para elogiá-lo e nominá-lo como “um dos melhores secretários de Saúde da história de Goiás”. “Foi o responsável pela construção dos Cais, há mais de 20 anos, dos hospitais regionais e do Hugo 1, no governo de Henrique Santillo, e agora, ao meu lado, do Hugo 2. Mas, acima de tudo, foi o responsável pela revolução que fizemos na gestão de Saúde em Goiás”, relatou. 

Por fim, o governador também criticou “propostas eleitoreiras” dos adversários: “Falam que vão criar hospitais regionais, que vão 'dar um jeito na saúde' de Goiás. Parece piada, mas não é. Este mesmo candidato deixou o HGG fechado por oito anos, nunca ergueu um hospital sequer... Pra esse tipo de gente hospital fechado significa menos dinheiro gasto. Para nós, não! Nós queremos é mais hospitais abertos, mais investimentos para salvar vidas de quem mais precisa”.

Marconi relembrou, ainda, da construção de dez hospitais regionais pelo então governador Henrique Santillo, mas que foram municipalizados no governo do PMDB: “Dizem que vão construir hospitais regionais no Estado. Mas foi na gestão deles que os grandes hospitais do Santillo viraram postos de saúde por falta de investimentos do Estado. Nós é que estamos assumindo de volta a gestão deles com a Rede Hugo e com os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs)”, ressaltou. 

Fotos: Lailson Damásio

Com Jovens Empreendedores, Marconi Fala em Criação do Vapt-Vupt Cultural


Nesta sexta-feira, governador e primeira-dama 
também participaram de carreata em Senador Canedo

O governador Marconi Perillo, candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, participou, nesta sexta-feira, de encontro da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás), onde apresentou propostas e detalhou a criação do Vapt-Vupt Cultural.

No espaço denominado Goiás Criativo, no edifício Parthenon Center, no Centro da Capital, Marconi disse que o Vapt-Vupt Cultural funcionará aos moldes dos outros já instalados no Estado. A ideia é que ele facilite o acesso das pessoas aos programas e projetos culturais, como o Fundo de Cultura e Lei Goyazes.

Presidente da AJE Goiás, Cibele Bretas agradeceu o trabalho desenvolvido pelo governo do Estado voltado para os jovens empreendedores e, principalmente, a atenção dada a eles por meio de iniciativas e programas das secretarias de Estado de Indústria e Comércio (SIC) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult). “O governador é uma liderança empreendedora. E por termos essa interlocução e esta abertura de diálogo junto ao governo, podemos trabalhar e cumprir a nossa missão de jovem empreendedor com mais tranquilidade e apoio”, destaca.

Cibele reforçou que mesmo sendo uma organização apartidária, a AJE Goiás é “totalmente politizada e abre espaço para que todos os candidatos apresentem suas propostas”. “Acredito que Goiás será o melhor estado para se empreender no Brasil”, acrescentou a presidente da associação que atende hoje mais de 2.600 empreendedores.

Minha Primeira Empresa
Marconi destacou que o governo do Estado tem trabalhado constantemente para fomentar a cultura empreendedora em Goiás. Como exemplo, citou o programa “Minha Primeira Empresa”, vinculado à Secretaria de Indústria e Comércio, que teve mais de seis mil jovens cadastrados. “Trata-se de um programa fantástico. Hoje, 2.700 jovens já se formaram e se qualificaram para abertura de seus negócios”, relatou Marconi, que garantiu ainda que o governo continuará a investir em iniciativas direcionadas aos jovens empreendedores e ao processo de fortalecimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), além de ampliar programas para qualificação de profissionais, como o Bolsa Futuro, e a instalação de mais colégios tecnológicos em Goiás.

Para o setor cultural, Marconi reafirmou compromisso com o Fundo de Cultura criado pelo governo do Estado para apoiar projetos de artistas e produtores. Reforçou ainda proposta divulgada na última quinta-feira, de construção de 20 novos Centros de Convenção nas principais cidades goianas, além do que já está sendo construído em Anápolis e o que será erguido em Aparecida de Goiânia.

Também participaram do evento o secretário de Cultura, Aguinaldo Coelho; o presidente da OAB Jovem, Wanderson de Oliveira; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) - Jovem, Leandro Almeida; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) - Jovem, Maione Padeiro; e o presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) - Jovem, Leopoldo Veiga Jardim; entre outros. 

Marconi e Valéria lideram carreata em Senador Canedo
A caravana da coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, formada por cerca de dois mil veículos, percorreu, nesta sexta-feira, as principais ruas dos bairros Jardins das Oliveiras e Matinha, em Senador Canedo. Liderada pelo governador Marconi Perillo, a comitiva levou à população um clima de confiança e entusiasmo com o projeto de reeleição do tucano.

Marconi estava acompanhado pela primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo; pelo candidato ao Senado, Vilmar Rocha (PSD); e por candidatos a deputado federal e estadual da coligação. Dezenas de lideranças políticas, entre prefeitos da região,vereadores e ex-prefeitos também marcaram presença.

Chamou a atenção o carinho dos moradores com o governador, uma vez que Senador Canedo foi administrada por um dos candidatos adversários da coligação liderada por Marconi. Por onde passou, as pessoas agitavam bandeiras e acenavam positivamente pra ele e para a primeira-dama.

O governador atribuiu a boa receptividade ao reconhecimento da população às obras e serviços levados pelo governo do estado ao município. Para ficar em exemplos mais recentes, destacam-se as duas obras de duplicações que ligam Goiânia a Senador Canedo. Tanto a GO-020, entre Goiânia e Bela Vista, quanto a GO-403, que liga Goiânia à entrada de Senador Canedo, devem ser entregues até o fim do ano. As duas rodovias serão dotadas de pista exclusiva para ciclistas e iluminação central. 

Além disso, só na primeira etapa do programa Bolsa Futuro, quase 600 alunos foram beneficiados na cidade. Entre os projetos para Senador Canedo constam ainda a implantação de uma unidade do Colégio da Polícia Militar e a extensão do Eixo Anhanguera até o município.

Fotos: Marco Monteiro