terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Anunciada Como Secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa Quer Goiás Como Destaque Nacional



O currículo qualificado da economista Ana Carla Abrão Costa, que é mestre em economia pela Fundação Getúlio Vargas e doutora pela USP, o fato de ser goiana e ter muitas afinidades com a próxima equipe econômica do governo federal foram fundamentais em sua escolha para chefiar a Secretaria da Fazenda no próximo governo de Marconi, conforme ele próprio deixou transparecer, durante a apresentação e a coletiva, hoje à tarde, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Ana Carla disse que trabalhará com afinco para que Goiás continue se destacando nacionalmente como um dos estados que mais se desenvolvem.
Ao agradecer o convite, Ana Carla falou que estava orgulhosa de voltar a Goiás, depois de mais de 25 anos trabalhando e estudando fora, para comandar uma Pasta importante como a Sefaz. Ela justificou que pesou na decisão de aceitar integrar o governo estadual a disposição de colaborar para que Goiás se destaque ainda mais no plano nacional, para que o crescimento do Estado se converta em “aumento do bem estar do povo goiano”.
No currículo, ela traz afinidade com a iniciativa privada, como economista-chefe da Tendências Consultoria Integrada, analista plena do Banco Central, consultora da Agrifood, do Banco Brasileiro Comercial S/A, Banco Itaú, atuando no Fundo Garantidor de Créditos (FGC), além de trabalhado como professora assistente do Departamento de Economia da Fundação de Estudos Econômicos (FEA) da USP.
A palavra de ordem, para ela, no momento é “eficiência”, um conceito muito caro entre os economistas: “gastar bem e arrecadar bem”. A economista disse confiar no comando da política econômica do governo federal, a ser implementada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, com quem tem amizade e afinidade do ponto de vista técnico. Sobre as ligações afetivas com Goiás, a futura secretária afirmou: “Nas minhas veias só corre o sangue goiano. Sou pura de origem.” Disse ter comentado com a mãe a respeito da escolha e que ela aprovou de pronto a decisão que tomou.
A secretária escolhida é filha da senadora Lúcia Vânia e do ex-governador Irapuan Costa Júnior. Marconi explicou que a escolha foi pessoal e baseada no currículo da economista, que há mais de 25 anos mora fora de Goiás, atuando principalmente, depois de graduada, em São Paulo, estado onde desenvolveu sua carreira profissional. 
“A doutora Ana Carla é uma profissional altamente qualificada”, justificou o governador, ao ressaltar que está plenamente seguro de que a Secretaria da Fazenda será conduzida por uma pessoa extremamente qualificada para a função.
A secretária se disse pronta para defender os interesses do Estado em “temas sensíveis” como a questão dos incentivos fiscais. Em relação às previsões pessimistas para a economia do País em 2015, Ana Carla afirmou que “não serão fáceis os próximos anos”,  mas para a economista Goiás tem hoje uma situação de “robustez econômica”, melhor que a de outros Estados. “Vamos manter a trilha de geração de empregos, responsabilidade fiscal e manutenção do patamar de desenvolvimento”. Para a futura titular da Fazenda, a recente reforma administrativa que Goiás adotará a partir de 1º de janeiro de 2015 baseia-se em “medidas necessárias, como instrumento motriz de ajustes”.
A posse ocorrerá em 1º de janeiro de 2015, data em que inicia o quarto mandato do governador Marconi Perillo.

Nenhum comentário: