quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Túnel Submarino Ligará as Cidades de Santos e Guarujá


Passagem imersa de 1.700 m de comprimento será construída a mais de 20 metros de profundidade com tecnologia inédita no Brasi
Hoje, se você quiser ir de Santos até o Guarujá (ou do Guarujá até Santos), tem duas opções: atravessar 600 metros de balsa ou dar a volta na rodovia e percorrer 43 quilômetros. Daqui quatro anos, no entanto, terá uma nova possibilidade: um túnel submarino que ligará os dois pontos a mais de 20 metros de profundidade. 


O projeto, chamado de Submerso, está disponível no site da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A). Trata-se de um túnel de 1.700 m de comprimento que será construído em partes em uma trincheira no leito marinho. Ele contará com 3 faixas por sentido de 3,5 m e um duto para passagens de pedestres e bicicletas com 4 m de largura. 

Os objetivos, de acordo com a empresa, estão atender às demandas atuais e futuras de pedestres, ciclistas, motociclistas, automóveis, ônibus urbanos e caminhões; interligar percursos de trabalhadores das duas cidades; permitir a integração dos sistemas de transportes públicos; e reduzir conflitos da travessia por balsas e barcas com tráfego de navios. 

A previsão de início da obra é para janeiro de 2015. Ela deve ser encerrada em 44 meses.

Confira abaixo algumas imagens de reprodução do projeto:

Nenhum comentário: