quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Na ANTT, Marconi e Rollemberg Discutem Melhorias Para o Transporte no Entorno do DF

Um conjunto de medidas emergenciais, combinadas com soluções de curto e médio prazos foi apresentado hoje pelos governadores de Goiás, Marconi Perillo, e o eleito de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ao diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos, para solucionar o problema do transporte coletivo no Entorno de Brasília.

Na reunião, além de sugerirem a criação de um consórcio de transportes envolvendo a União e os dois estados, Marconi e Rollemberg buscaram informações do diretor da ANTT a respeito das ações que o órgão desenvolve visando a melhoria do sistema público de transporte na região.

Os dois governadores foram informados que em dezembro o órgão vai convidá-los para conhecer os projetos de viabilidade técnica para construção de uma linha de trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, além do aproveitamento de uma linha férrea, entre Luziânia e Brasília, para transporte de passageiros.

O diretor da ANTT informou que, como medida emergencial, a ideia é criar um corredor exclusivo para circulação de ônibus na BR-040, que deverá atender à demanda de passageiros que se deslocam dos municípios do Entorno Sul para a Capital federal. A medida não traria prejuízos para construção do BRT, em fase de licitação.

Na audiência, Marconi Perillo sugeriu que na modelagem de concessão pública das rodovias federais 020 e 070 esteja prevista a construção de BRTs, exclusivos para o transporte de passageiros no Entorno. O diretor da ANTT gostou da ideia, por entender que é uma "proposta viável". "Eu vou tratar isso com a presidente Dilma Rousseff", disse o governador de Goiás. Marconi disse também que o governo de Goiás está disposto a aportar recursos, em forma de contrapartida com o governo federal, para resolver a demanda por transportes dos municípios do Entorno.

No decorrer da reunião, Marconi propôs a criação de duas comissões, com representantes de Goiás e do Distrito Federal, para avançar nas discussões a respeito do transporte público no Entorno do DF. A comissão goiana, escolhida pelo governador, será composta pelo deputado federal Célio Silveira (PSDB), a deputada estadual eleita Leda Borges (PSDB) e o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (PTB). Os três acompanharam Marconi na audiência. O governador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB) indicou o coordenador da transição de governo do GDF, jornalista Hélio Doyle, para compor a comissão que terá interlocução diária com a ANTT. 

Em entrevista à imprensa, ao final da reunião, Marconi Perillo elogiou a disposição de Rodrigo Rollemberg de atuar conjuntamente com o governo de Goiás, na solução das demandas por serviços públicos no Entorno de Brasília. "É a segunda vez que nos reunimos, em menos de uma semana", afirmou Marconi, ao destacar que os dois governos firmarão grandes parcerias a partir de 2015. 



O governador Rodrigo Rollemberg disse que tanto ele quanto o governador Marconi Perillo têm consciência da necessidade de integração do sistema de transportes entre Goiás e Brasília, nos municípios do Entorno.

Nenhum comentário: