quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Marta Suplicy Pede Demissão e Diz Que Dilma Perdeu Confiança e Credibilidade

Em carta de demissão, Marta Suplicy faz crítica indireta à política econômica
Senadora petista assumiu o Ministério da Cultura em setembro de 2012.
Relação da ministra com Dilma Rousseff se desgastou nos últimos meses.


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, entregou na manhã desta terça-feira (11) carta de demissão ao Palácio do Planalto, informou a assessoria da pasta. No texto, a petista fez críticas indiretas à condução da política econômica no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.

A ministra demissionária escreveu no documento protocolado nesta terça na Casa Civil esperar que, em seu segundo governo, Dilma escolha uma equipe econômica que "resgate a confiança e credibilidade" da atual administração. Ainda segundo ela, os novos comandantes da economia, "acima de tudo", devem estar comprometidos com o crescimento do país.

"Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país. Isto é o que hoje o Brasil, ansiosamente, aguarda e espera", afirmou a petista na carta de demissão.

Ao afirmar que Dilma tem que começar a formação de um novo governo com uma nova equipe econômica que resgate a confiança e credibilidade da atual administração, Marta Suplicy deixa claro que Dilma perdeu o confiança e credibilidade, afinal se é para resgatar é porque perdeu.

O termo "equipe econômica independente, experiente e comprovada" é na verdade uma alfinetada do ex-presidente Lula que quer a nomeação de Henrique Meirelles para o Ministério da fazenda ou Banco Central. Marta Suplicy é fiel escudeira de Lula e chegou a encabeçar o movimento volta Lula no início do ano.

Com a decisão de deixar a Esplanada dos Ministérios, Marta Suplicy retomará sua cadeira no Senado. Eleita por São Paulo, ela tem mandato até 2018.

A saída da ex-prefeita paulistana é a primeira mudança no primeiro escalão de Dilma depois da eleição presidencial. Marta chefiava a pasta da Cultura desde setembro de 2012. Ela havia substituído Ana de Hollanda no cargo.

Nenhum comentário: