terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ex-Dirigente do Comitê de Candidatura da Copa Qatar 2022 Revela Suborno

Causou estranheza no mundo do futebol quando a FIFA escolheu Qatar como sede da Copa de 2022. A escolha do país com pouca tradição futebolística se deu junto com a Rússia sede escolhida para 2018.

O clima no país é pouco favorável à prática do futebol nos meses de junho e julho e a FIFA até estudou mudar a o período de disputa da Copa para o Inverno o que aconteceria no final do ano.

A escolha que pareceu infeliz, começa a ser justificada.

Phaedra Al Majid
Segundo denúncia publicada pela Folha de São Paulo, a Ex-Dirigente do Comitê de Candidatura do Qatar Phaedra Al-Majid afirmou ter testemunhado a oferta de dinheiro para membros da FIFA além de lobby e acordos para influenciar na escolha.

Segundo a matéria da Folha, Phaedra foi uma das principais testemunhas da investigação conduzida pelo ex-promotor americano Michael Garcia, designado pelo Comitê de Ética da FIFA para apurar a denúncia de favorecimento e corrupção no processo que levou à escolha do Qatar em detrimento dos EUA, Coréia do Sul, Austrália e Japão que também concorriam no processo.

“Eu presenciei em Angola a oferta de US$ 1,5 milhão a 3 africanos do Comitê Executivo da FIFA em troca de votarem pela candidatura do Qatar” afirmou Phaedra.

Phaedra foi demitida em 2010 alegando sofrer ameaça e intimidação por parte dos cartolas.

Por outro lado Phaedra não citou nenhum dirigente sul americano no esquema.

Nenhum comentário: