quinta-feira, 2 de outubro de 2014

TCM Rejeita Contas e Ex- Prefeito Antônio Gomide Pode Ter Candidatura Cassada Pela Lei da Ficha Limpa

A vida não está nada fácil para a desastrosa candidatura do ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide. O ex-vereador petista Djalma Araújo já havia dito "O PT não está pegando fogo porque o PT é o próprio inferno." Essa frase exemplifica bem o atual momento que o partido passa em Goiás. Depois que o candidato a vice governador, Tayrone Di Martino renunciou, outra paulada na cabeça do candidato do PT ao governo de Goiás, o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), manteve, ontem, durante sessão plenária, rejeição das contas do candidato a governador, Antônio Gomide (PT), referente à gestão administrativa em Anápolis em 2010. Em julho deste ano, as constas do petista já havia sido rejeitadas pelo Tribunal, decisão baseada na identificação de 14 irregularidades que resultaram na imputação de multas e débito, e, que teria também consequência com a impugnação da candidatura ao governo do Estado pela Procuradoria Regional Eleitoral.

Em 2010, a Câmara Municipal de Anápolis aprovou a contas do ex-prefeito, razões pelas quais a inelegibilidade não se aplicaria. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE – GO), mesmo com definição de impugnação, registrou a candidatura para que o petista disputasse as eleições de 2014. Portanto, o Ministério Público Eleitoral recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o mesmo, sem análise, retornou o caso ao TRE-GO que decidiu por manter a candidatura. Agora como foi condenado por um órgão colegiado, o ex-prefeito pode ter seu registro cassado por ser um político Ficha Suja.


Retomando a análise, o TCM aprovou, novamente, a manutenção das irregularidades do ex-prefeito de Anápolis durante o exercício do mandato em 2010. O acórdão da decisão deve ser publicado hoje. Os conselheiros do TCM votaram e por não haver manifestação contrária mantiveram a rejeição. O relator do pedido, conselheiro substituto Irany de Carvalho, entendeu que o petista não conseguiu juntar provas suficientes para contestar as irregularidades.

DIFICULDADES

Desde a primeira decisão do TCM de rejeitar as contas da gestão de Antônio Gomide, o que levou o procurador eleitoral Marcelo Santiago a impugnar a candidatura de Antônio Gomide ao governo de Goiás, o PT está mergulhado em uma crise que afeta diretamente a campanha do ex-prefeito de Anápolis.

Nenhum comentário: