quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Marconi detalha propostas para mobilidade urbana e defende negociação da Celg com Eletrobras

“Mantivemos um discurso propositivo, factível e inovador para 
superar os desafios dos próximos anos”, garante o governador

O governador Marconi Perillo (PSDB) voltou a defender o acordo de federalização da Celg na noite desta terça-feira (30/9), durante debate promovido pela TV Anhanguera com os candidatos ao Governo de Goiás. No quarto e último bloco do programa, Marconi respondeu, de forma enfática, o questionamento feito por Vanderlan Cardoso (PSB) sobre este tema: “Não aceitei a negociação que foi feita pelo governo passado (de Alcides Rodrigues, com o governo federal) porque faltava credibilidade. Eu sabia que o dinheiro iria para o ralo da corrupção”.

Segundo o governador, o acordo de federalização da Celg que foi firmado à época estava “cheio de suspeitas de desvio de dinheiro”. “Tanto é que, no ‘apagar das luzes’, parte dos recursos para a folha de pagamento do funcionalismo público estadual foi usada para pagar empreiteiras”, denunciou Marconi, lembrando que, quando assumiu o governo em janeiro de 2011, os servidores ainda não haviam recebido o mês de dezembro de 2010.

O governador ainda ressaltou que, quando chegou ao governo pela primeira vez, em 1999, a Celg já estava condenada por conta da venda de importantes usinas produtoras de energia: “Pra se ter ideia, a empresa que comprou a Usina de Cachoeira Dourada teve, nesses últimos 17 anos, R$ 10 bilhões de lucros e dividendos”. 

“O problema da Celg está resolvido. Nós fizemos uma boa negociação, agora somos sócios da Eletrobras e temos R$ 500 milhões para investirmos em infraestrutura”, esclareceu o governador, que aproveitou para rebater as críticas do ex-prefeito de Senador Canedo. “O senhor não é sério. Falou o tempo inteiro nesta campanha em plano de metas, mas, quando prefeito, prometeu que ia criar hospital em Senador Canedo, prometeu uma Universidade Municipal... Cumpriu 6% dos compromissos de campanha”, criticou.

Mobilidade
Ao falar da Metrobus, o governador lembrou que, somente neste governo, foram comprados 90 ônibus novos e, com a extensão do Eixo Anhanguera para Senador Canedo, Goianira e Trindade, mais outros 30 veículos estão sendo adquiridos. “Os moradores destas cidades já vão poder usufruir deste transporte de qualidade, com passagens pela metade do preço”, ratificou. 

Já no Entorno de Brasília, Marconi lembrou que também está será viabilizado o projeto de extensão do BRT(Bus Rapid Transit) de Santa Maria até Luziânia, em parceria com o Governo Federal. “Queremos firmar parceria com o Governo do Distrito Federal para estender o BRT de Sobradinho a Planaltina e de Ceilândia a Águas Lindas de Goiás”, explicou o governador. “No entanto, é importante ressaltar que a responsabilidade do transporte no Entorno é do Governo Federal, da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]. Preços de passagem, fiscalização... Tudo isso nos está alheio, mas vamos continuar debatendo e buscando soluções para os problemas”, explicou. 

Marconi exaltou, ainda, o carinho e atenção que tem pelo Entorno: “Realizei, realizo e vou continuar realizando muito mais pela região”. Em seguida, ele listou obras importantes relacionadas à mobilidade. “Construímos uma nova rodovia, ligando a Cidade Osfaya (bairro de Luziânia) ao Jardim ABC, exatamente para reduzir o tráfego na BR-040, porque eu sei do sacrifício de milhares de trabalhadores que são obrigados a utilizar um transporte precário naquela região”, reconheceu. 

O governador contou, ainda, que foi mais de 30 vezes à ANTT para cobrar providências: “Desde quando assumi este mandato venho tentando que a agência delegue aos governos do DF e de Goiás a responsabilidade por esse transporte”. 

Último bloco
Nas considerações finais, o governador lembrou o primeiro lugar do Ensino Médio da rede pública estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para parabenizar os professores, diretores e servidores e para ratificar os investimentos na área. “Nós reformamos 1.080 escolas, entregamos dezenas de escola construídas no Padrão Século XXI e estamos construindo mais 36 no no Entorno de Brasília. Compramos e estamos entregando  computadores aos estudantes por meio do programa Escola Digital, e agora vamos destinar para o plano de carreira dos professores 60% dos royalties que receberemos em função da exploração do Pré-Sal”, destacou.

Para o governador, ficou “bem claro” no debate a diferença entre a campanha realizada por ele e a de seus opositores. “Mantivemos um discurso propositivo, factível e inovador para superar os desafios dos próximos anos, garantindo o crescimento e desenvolvimento de Goiás. Nossas obras são a verdadeira propaganda do nosso governo. Vamos continuar dinamizando e acelerando o Estado”, exaltou. 

Nenhum comentário: