quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Júnior Friboi Divulga Manifesto em Apoio à Reeleição de Marconi

Ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Frederico Jayme (PMDB) reuniu a imprensa na tarde desta terça-feira (7/10) para entregar manifesto assinado pelo ex-pré-candidato ao governo do Estado pelo PMDB, José Batista Júnior, no qual o empresário declara apoio à reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB): “O povo de Goiás reelegerá o governador Marconi Perillo para mais um mandato”. Ele critica duramente, ainda, o atual candidato pelo PMDB, Iris Rezende, e ainda classifica o tucano como “o melhor candidato para Goiás nesse momento”. 




No documento, Júnior Friboi diz que o projeto político que seu grupo representava “foi atropelado em nome da continuidade de projetos pessoais dos quais os companheiros, em razão dos sucessivos fracassos, tentaram escapar”. Para Friboi, após a iminente derrota no dia 26 de outubro, caberá a ele tentar reerguer o PMDB em Goiás e prepará-lo para “os os novos tempos que virão, livres enfim, de projetos messiânicos, que só levaram a sucessivos insucessos nas urnas, como o que hoje estamos presenciando, de forma vergonhosa e triste”. 

O empresário lembrou, também, da vexaminosa derrota da mulher de Iris, a deputada federal Iris Araújo (PMDB), que não conseguiu se reeleger. “O PMDB enfrenta em Goiás a pior fase de sua história, com uma votação pífia do candidato Iris Rezende no primeiro turno das eleições de 2014, a derrota de sua esposa e a de tantos outros parlamentares federais e estaduais - e, pior ainda, outra derrota diante de Marconi Perillo, o melhor candidato para Goiás nesse momento, se avizinhando o segundo turno”. 


Retrospecto
Antes de ler o manifesto, Frederico Jayme conversou com jornalistas e fez um retrospecto do quadro político e explicou o motivo de ele, e metade do PMDB em Goiás, estar ao lado do governador. “Marconi é o governador que dá certo, moderno, arrojado e está coroando o Estado com obras em todos os quadrantes”, relatou. De acordo com ele, havia um projeto de oxigenação do PMDB sendo desenvolvido por Friboi, mas que, mais uma vez, foi “atropelado” pelo projeto pessoal de Iris. “Ele [Júnior Friboi] é mais uma vítima da ganância de Iris Rezende Machado, que, desde 1998, vem destruindo nosso partido”, lamentou. 


O advogado explicou o porquê de Júnior estar anunciando este apoio agora: “Dar mais poder a Iris enfraquece o PMDB. Ele é um destruidor do partido, está provado. PMDB está tão descontente que derrotou a própria mulher dele”. De acordo com Frederico, o melhor para Goiás, hoje, é Marconi. “Venhamos e convenhamos, o governador respeita a todos, tem postura moderna de administrar e fazer política”, afirmou. E garantiu que o próprio governador é uma das “vítimas” de Iris: “Ele era do PMDB também. Mas por que ele não está no PMDB hoje? Ele foi alijado. Assim, como Vanderlan [Cardoso, em referência ao candidato derrotado pelo PSB ao governo], que já avisou que não vai apoiar Iris no segundo turno”.

Capitalização
Questionado sobre a importância do apoio de Friboi à reeleição do governador, Frederico afirma: “Metade do PMDB deixa Iris e está com Marconi. Iris está desidratado politicamente e a grande prova é a falta de lideranças em seu projeto. Ele lembrou que em algumas cidades-chave, Iris saiu derrotado, como Anápolis, na qual ele obteve pouco mais de 4,5% de intenções de voto, e no Entorno do Distrito Federal, onde Marconi “liderou disparado”. Além disso, avisou que “Iris deve pedir perdão para o partido e se afastar de vez da legenda”. 

“Júnior está tomando providências e pedindo que seus aliados trabalhem duro para apoiar Marconi. Eu sou um dos incumbidos disso. Se ele não participar diretamente será por absoluta falta de tempo”, explicou. “O que nós temos certeza é que, com Iris, nós não vamos a lugar algum”, finalizou. 

Sobre as consequências do apoio oficial a Marconi, Frederico está tranquilo: “Nós vamos reestruturar o PMDB. Infidelidade partidária é puxar tapete dos companheiros de partido, é impor seu nome em cima das lideranças que têm condições de vencer as eleições, é lançar sua mulher a candidata federal e fazer por ela um trabalho que não faz pelos outros concorrentes dentro da própria legenda”. 

Histórico 
Um dos coordenadores da campanha do governador Marconi Perillo (PSDB) e um dos fundadores do PMDB em Goiás, Frederico Jayme trabalha incessantemente em prol da reeleição do tucano. Ele, ao lado do advogado Robledo Resende, braço direito do empresário, saíram em defesa dos peemedebistas que decidiram aderir ao projeto da base aliada.

“O início da derrocada do PMDB começou com as estratégias empregadas por Iris para proveito pessoal, como quando ele barrou a reeleição do então governador Maguito Vilela, em 1998, tida como vitória certa; ou quando ele minou a candidatura ao governo de Henrique Meirelles; e em seguida, de Vanderlan Cardoso; e agora, mais recentemente, de Júnior Friboi”, relatou Frederico.

O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-secretário de Segurança Pública vem ressaltando publicamente os avanços conquistados por Goiás nas gestões do governador Marconi Perillo e defendendo ferrenhamente a candidatura do tucano. Federico também foi o responsável pela vinda de 26 membros ligados ao diretório do PMDB de Pirenópolis para a campanha de Marconi., que vieram à Capital em agosto para assinar um documento formal. 

Nenhum comentário: