terça-feira, 7 de outubro de 2014

Escândalo: Ibope Erra Por Quase 20 Pontos os Votos de Aécio em Goiás


Definitivamente o IBOPE se especializou em errar resultados de pesquisas em Goiás. O instituto apontou na sua última pesquisa divulgada no dia 04/10, um dia antes da eleição  que Dilma Rousseff venceria a eleição em Goiás com 34% dos votos, Marina ficaria em segundo com 28% dos votos e Aécio seria o 3º com 23% dos votos válidos.

Quando os votos foram apurados o resultado mostrou que Aécio venceu a disputa em Goiás e ficou em 1º lugar com 41,55% dos votos. Dilma ficou em segundo com 32,10% e Marina em 3º com 23,90%.

A diferença no números de Aécio entre o que o ibope apontou e a apuração revelou são de 18,65%. Quase de 20 pontos percentuais. Como explicar um erro deste tamanho?
Erro ou crime?

No Brasil o IBOPE também errou ao apontar Dilma com 46% dos votos válidos. Ele teve 41%, portanto fora da margem de erro, com 5 pontos a mais para Dilma. Já em relação a Aécio o IBOPE apontou que ele teria 27% dos votos. Aécio obteve 33,55%. O Ibope errou o percentual de voto de Aécio em 6,55% para menos e Dilma em 5% para mais. 

Esse instituto deveria receber uma punição do TSE se o TSE fosse sério e lá tivesse pessoas preocupadas com a lisura do processo eleitoral.

Mas este tipo de crime vai continuar acontecendo livremente porque ele conta com a conivência das pessoas que compõem o TSE.

Nenhum comentário: